Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Lendas Sinistras

A Digital Rio abriu um espaço para divulgar lendas, já que muitas dessas histórias costumam inspirar tanto a pesquisa, como a autores dos mais vários. Dois bons exemplos, são os fantásticos livros das autoras Giulia Moon e Nazarethe Fonseca. As autores incluíram em suas respectivas séries literárias, Kaori e Alma e Sangue, lendas muito interessantes. Enquanto Giulia Moon fala aos leitores de várias lendas seculares do outro lado do mundo, Nazarethe Fonseca nos brindas com lendas brasileiras regionais. Tais lendas serão contadas em programas futuros, assim como as mencionadas em outros livros e também em séries de TV (de conteúdo sobrenatural), como Supernatural e Lost Girl.

Aqui no blog do Contos Sobrenaturais já existe um espaço especial para o assunto, a Coluna Lendas e Mitos. Porém junto das novidades para 2012 na rádio e da Literatura Fantástica no Ano do Dragão, surgiu a ideia de incluir um espaço periódico no programa, que estreia com uma lenda paraense, com a colaboração do novo parceiro da rádio, o William Gonçalves do programa Radiola Literária.


O William Gonçalves já teve um dos audiocontos criado para o Contos do Sinistro no ar na Digital Rio, o Horrores na Antiga Mansão Furlani de Pedro Germano e no dia 24 de fevereiro, terá no Contos Sobrenaturais um segundo audioconto, O Rádio do Orfanato da Luciana do Rocio Mallon. (Ambos com narração e adaptação de William Gonçalves.)

Já hoje no programa, estreia o espaço das lendas com 'A moça da vassoura', lenda de Belém do Pará, narrada por William Gonçalves.

Quanto ao Radiola Literária, a primeira temporada já foi produzida e contará com a presença de autores fantásticos parceiros do Contos Sobrenaturais. Ana Lúcia Merege (O Castelo das Águias) estreia o programa. Também participam da temporada Nazarethe Fonseca (Alma e Sangue) Martha Argel (Relações de Sangue e Amores Perigosos), Giulia Moon (Kaori e Kaori 2) e Thato Bordin (De Amor e De Sombras).

Quem estreia nas ondas da Digital Rio é Beatrix Peterson, com seu primeiro conto, e o autor Paulo Fodra (Deus Ex Machina), que fecha a temporada.

Autor que queria participar do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, mas não escreve textos de conteúdo sobrenatural para ter audiocontos produzidos, tem a chance agora. E a rádio já está recebendo contos de autor interessado em participar da próxima temporada. Contos dos mais variados serão aceitos, desde românticos até de ficção científica. O autor deve enviar seus textos para o e-mail da rádio digitalrio.jacarepagua@gmail.com

Na semana do Carnaval não haverá programa Contos Sobrenaturais inédito, mas uma programação especial do Carnaval Sobrenatural. Em breve maiores detalhes. Para outras informações sobre a nova programação da rádio Digital Rio em 2012, fique de olho nos blogs da Digital Rio FM e em seu perfil no Twitter.

Um comentário: