sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cuia Literária e as lendas amazônicas de Walcyr Monteiro

Para quem ouviu o primeiro Lendas Sinistras do Contos Sobrenaturais, vale salientar que o audioconto em questão, 'A moça da vassoura', é uma lenda regional, vinda direto do estado do Pará, a qual fez parte do podcast Cuia Fantástica do Pará Online. O Cuia Fantástica tem a proposta de narrar apenas lendas da região amazônica e foi gentilmente cedida por William Gonçalves para estreia o novo espaço para lendas no programa.

A lenda de 'A moça da vassoura' teve como fonte de consulta, o trabalho do autor Walcyr Monteiro, o qual a anos estuda e divulga o folclore da região amazônica. O foco é justamente o sobrenatural, através das lendas urbanas tanto da cidade de Belém, como de outras localizações na Amazônia.

Walcyr Monteiro comemorou 35 anos da publicação Visagens e Assombrações de Belém e 10 anos da primeira edição do número 1 da série Visagens, Assombrações e Encantamentos da Amazônia. Ambos indicados por nosso parceiro do Radiola Literária.

Descrita por Walcyr Monteiro em livro e reproduzida por William Gonçalves em audio, a lenda que foi ao ar no Contos Sobrenaturais, é uma entre diversar histórias sobrenaturais contadas pelo autor e que foi recontado por leitores e admiradores.

O trabalho de Walcyr Monteiro também alcançou o cinema, algumas histórias viraram curta-metragens, produzidos na região. Um dos curtas em questão é Visagem uma fantástica animação, que reune diversos elementos de algumas lendas reunidas pelo autor.

Outros títulos de Walcyr Monteiro são As Incríveis Histórias do Caboclo do Pará e Miscelânea ou Vida em Turbilhão. Também há entre suas publicações Histórias Portuguesas e Brasileiras para as Crianças, feita em co-autoria com o escritor português Fernando Vale e o conto 'Presente de Natal', publicado em português, espanhol, inglês e japonês.

Fique ligado no Contos Sobrenaturais que muitas Lendas Sinistras virão e também vamos incluir várias na nossa coluna Lendas e Mitos. Visite também o blog do novo programa da Digital Rio, que também levará a literatura para as ondas do rádio, o Radiola Literária de William Gonçalves: http://radiolaliteraria.blogspot.com

Para quem quer ouvir mais lendas amazônicas, ouça o Cuia Fantástica e CURTA sua página no Facebook: http://www.facebook.com/cuiafantastica

Também no Facebook a página do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio. CURTA e fique sabendo das novidades na programação da Digital Rio, lançamentos literários, cinematográficos e tudo mais que envolva a literatura e adaptações para o audio e o visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário