Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Contos do Sinistro no programa Contos Sobrenaturais

Enquanto a Digital Rio está com programação de férias, continua a divulgação das novidades para 2012 na rádio. Entre elas está o novo programa do Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, o Radiola Literária de William Gonçalves, além dos novos programas Seleção Digital - Edições Virtuais, que a partir de 2012 terá uma edição só sobre literatura, com um tema especial a cada mês.


Essa semana, o Contos Sobrenaturais leva ao ar um audioconto sobrenatural do William Gonçalves, novo parceiro da Digital Rio, que em 2012 se reune a equipe da rádio para ajudar na divulgação da literatura nas ondas do rádio.

Nascido em Belém do Pará, onde mora, William Gonçalves sempre procurou utilizar as horas vagas para executar atividades artísticas de diversos tipos. Quando criança gostava de desenhar e criar personagens, por isso, em muito dos desenhos, havia alguma espécie de narrativa.

O gosto por músicas de diversos gêneros, em especial pelas trilhas de filmes, fez com que tivesse a vontade de criar suas próprias peças musicais. Em 2007 iniciou vários testes com softwares para criação musical e edição de áudio. Conheceu a música experimental através de artistas como Kraftwerk e Jean Michel Jarre, e realizou vários experimentos dentro do gênero, produzindo aproximadamente 45 músicas. Usou a internet como forma não somente de divulgação, mas de pesquisa e contato com pessoas da área de audio das mais variadas.

Após conhecer os podcasts, passou a planejar o próprio programa e o resultado foi a criação do Contos do Sinistro, que entre os primeiros contos produzidos está o Horrores na Antiga Mansão Furlani de John Kramer (com narração e adaptação de William Gonçalves), que irá ao ar hoje à noite.

O audioconto, que irá ao ar no programa de hoje, será uma amostra do trabalho de William Gonçalves, que estará a frente do programa Radiola Literária, a partir do próximo mês (março).

O Radiola Literária será produzido em temporadas e contará com a presença de autores fantásticos já conhecidos aqui no Contos Sobrenaturais, os quais mostrarão que seus talentos vão além do mundo do sobrenatural. Entre os autores já confirmados para a primeira temporada está Ana Lúcia Merege, autora de O Castelo das Águias e outros livros fantásticos, que estreia o programa. Também confirmado a participação das vampirescas autoras Nazarethe Fonseca, Martha Argel e Giulia Moon. Além do contista e autor membro de A Irmandade, Thato Bordin. E como as ondas do rádio na Digital Rio tem lugar para todos que apreciam a boa literatura, um conto especial, de estreia, da Beatrix Peterson, dedicado aos autores fantásticos.

Ouça o programa Contos Sobrenaturais, hoje, a partir da meia-noite pela Digital Rio Online. Reprise amanhã (sábado) a partir das 23 horas e domingo a partir das 22 horas.

Para outras informações sobre o novo programa, que junto do Contos Sobrenaturais levará a literatura para as ondas da rádio Digital Rio em 2012, fique de olho nos blogs da Digital Rio FM e em seu perfil no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário