Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 25 de maio de 2019

#DiaDaToalha 2019 e o início da celebração dos 10 anos do #ContosSobrenaturais

O Dia da Toalha, no Brasil também conhecido por Dia do Orgulho Nerd, é celebrado ao redor do mundo todo dia 25 de maio, em uma homenagem ao autor da série de livro fantásticos 'O Guia do Mochileiro das Galáxias', o inglês Douglas Adams.


A série de livros narra a história de Arthur Dent e seus amigos, em uma aventura fantástica através das estrelas. Sendo um livro de ficção científica fantástica, nada é absurdo demais na trama, nem sobrenatural, muito menos científico. Entre as importantes coisas mencionadas no livro para quem quer ser um mochileiro das galáxias é a importância da toalha.

Como é dito no livro 1, que dá o nome a série, capítulo 3:

"Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito."

Resumindo:

e (CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIAR E LER.)

Foi no dia 25 de maio de 2001 que a primeira homenagem ao autor do livro aconteceu e após essa data todo ano ele é lembrado pelos fãs e nerds de todo mundo, já que o autor é uma das maiores referências do universo nerd.

Vale lembrar que outra referência nerd é celebrada hoje, a estreia do primeiro filme da fantástica saga  de George Lucas. Porque foi no dia 25 de maio de 1977 que o ainda conhecido por 'Guerra nas Estrelas' e, atualmente, chamado de 'Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança', estreava nos cinemas.

E esse ano o Contos Sobrenaturais completa 10 anos como referência de conteúdo fantástico sobrenatural, oficialmente o aniversário é comemorado no dia 31 de outubro, quando a primeira transmissão do extinto programa de rádio da Digital Rio, que deu nome ao blog, foi ao ar ao vivo pela primeira vez na internet. Porém foi em maio que eu, Anny Lucard, comecei a desbravar as ondas do rádio e também o Twitter. Assim hoje o Blog Contos Sobrenaturais ganhou um novo layout, especialmente feito para celebrar a data, presente da parceira de longa data do blog, a autora e desenhista Vivianne Fair. E no decorrer dos próximos meses, até outubro, novidades nas minhas redes sociais também. Fique ligado!

Então pegue sua toalha e mostre a todos o quanto orgulhoso você é de ser fã de Douglas Adams, nerd, fã de George Lucas e seus 'Star Wars', literatura fantástica sobrenatural, etc.

Leia+: #LiteraturaSobrenatural
Leia também: LIVRO FANTÁSTICO SOBRENATURAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário