segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012 - parte 6

No Ano do Dragão teremos várias antologias lançadas e seleção abertas, assim como títulos dos mais váriados, entre autores nacionais e internacionais chegando as livrarias brasileiras. Continuando nossa lista de 'o que esperar para 2012', temos a fantástica série Imaginários da Editora Draco, que vai para seu volume de número 5. Alias, a participação para a antologia ainda está aberta. Se é autor, participe da seleção inscrevendo um conto de fantasia, ficção científica e/ou terror até o dia 29 de fevereiro. O enviou é para o e-mail da editora (editoradraco@gmail.com). Outras informações visite a página do Facebook Imaginários v.5

Quem também prometeu uma antologia fantástica e vários novos títulos interessantes, é a Editora Underworld, que tivemos o prazer de conhecer o trabalho na Bienal do Livro do Rio de Janeiro de 2011. A primeira antologia produzida pela editora, será sobre o universo Steampunk e contará com a participação de autores tanto nacionais, como também internacionais.

domingo, 29 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012 - parte 5

Que o Ano do Dragão promete muitas novidades ninguém tem dúvida, entre elas também há algumas bem 'estronhas'. Isso porque a lista de lançamentos da Editora Estronho está repleta dos livros mais estronhos e fofos que já se teve notícia. Porque uma característica marcante de suas publicações é de sempre surpreender os leitores, de uma forma ou de outra.

E agora todos os 'estronhos' livros da editora também estaram ao alcance dos cariocas. Os livros da Estronho podem ser encontrados na livraria mais fantástica do Rio de Janeiro, a Blooks (Que já conta com livros das editoras Draco e Aleph e que, em breve, também terá da Llyr.)

sábado, 28 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012 - parte 4

No Ano do Dragão, a Editora Draco lança seus livros também em formato eBook no Amazon. Entre os eBooks temos lançamentos, como A Torre das Almas do Eduardo Spohr (de A Batalha do Apocalipse e Herdeiros de Atlântida - Filhos do Éden - Livro 1), o qual trata-se de um spin-off oficial do best-seller A Batalha do Apocalipse.

A Draco, que já começou a incluir alguns de seus livros de catálogo no mercado digital, anunciou os lançamentos, chamados de Coleção Contos do Dragão, por $0,99 (dólares).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Em Quadrinhos 2012 - A Caçadora

A CAÇADORA 16
CLICK NA TIRINHA PARA AMPLIAR E LER

A tirinha foi criada por Vivianne Fair, que além de desenhar, também escreve. Vivianne Fair (também conhecida por Chefa) é autora do livro 'Cavaleiros do RPG', que foi relançado com o nome de 'Quem precisa de heróis?'. O livro já foi traduzido para o inglês e atualmente conta com um book trailer, produzido pelo Recanto da Chefa em parceria com o Contos Sobrenaturais.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012 - parte 3

Um dos projetos para o ano de 2012, que estou curiosa desde que fui informada sobre ele, pelo pessoal da Editora Infinitum e do site A Irmandade, é a antologia 'De Amor e De Sombras'.

O projeto dessa antologia tem uma ideia base interessante e conta com a participação dos autores, em maioria, conhecidos no forum do site Recanto das Letras, no grupo dedicado aos contos de terror, por lá conhecido como "A Irmandade das Sombras", que deu origem ao site A Irmandade. E depois da criação do site, outros três autores se reunem ao grupo, são eles: Elsen Pontual, Gustavo Aquino dos Reis e Alexandre Ribeiro.

A antologia 'De Amor e De Sombras' é o segundo livro do grupo, que teve sua estreia com 'A Irmandade das Sombras' (2007), com a organização do Paulo Soriano (um dos autores participante da antologia Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais).

DE AMOR E DE SOMBRAS


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Lendas e Mitos IV

Ano do Dragão

Hoje inicia o Ano Novo Chinês e pela astrologia milenar oriental, trata-se do Ano do Dragão, que dura de 23 de janeiro e termina no dia 9 de fevereiro de 2013.

O Novo Ano é considerado do Dragão por causa do horóscopo chinês, um dos mais antigos do mundo, que de acordo com seu calentário seria regido por um animal distinto e cujas características influência cada ano.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Literatura Fantástica que Inspira

Recentemente tive a chance de ler livros fántásticos, não só pelo estilo literário, mas pelo conteúdo inspirador. Uns incentivando a amizade, como os livros de Lucila, a Vampira, da Martha Argel. Outros que incentivam o direito de igualdade entre os homens e as mulheres, como a série Alma e Sangue de Nazarethe Fonseca. Há aqueles que mostram que nem sempre as coisas são o que parecem e que não devemos julgar pelas aparências, como a série Kaori de Giulia Moon e as Crônicas Vampirescas de Anne Rice. Ainda assim não é porque esses livros são inspiradores no meu ponto de vista, que serão para outros. Há aquelas pessoas que vão se inspirar em livros como as séries literárias Harry Potter, Crepúsculo, Vampire Diaries, A Caçadora, Kôra, ou Os Herdeiros dos Titãs. Outros que vão despertar a consciência ecológica após ler O Vampiro da Mata Atlântica. Ou seja, cada um é diferente e único, por isso a visão diferente das coisas.

Perceber esses pontos de vista distintos, me fez pensar na intolerância de uma forma complexa. Não só entre os fandoms, mas quanto as pessoas que discriminam aqueles que, simplesmente, pensam diferentes delas.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Vampiros de alma e sangue

Quem conhece a série de livros 'Alma e Sangue' (Editora Aleph) da autora Nazarethe Fonseca, sabe exatamente o significado de "Jardim dos Vampiros". Quem não sabe, eu convido a adentrar ao Jardim e conhecer o mundo fantástico criado pela autora. Para isso, basta deixar se envolver pela magia desse mundo sobrenatural de alma e sangue.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Promoção Mundo Kôra

Para iniciar as comemorações do Ano do Dragão, que começa oficialmente no dia 23 de Janeiro, teremos a promoção do livro Kôra - O Pressentimento do Dragão da autora Ana Flávia Abreu (o qual falei a respeito no post Mundo Kôra).

O sorteio será realizado no programa 'Seleção Digital - Edições Virtuais: Literatura' de fevereiro que terá como tema Dragões, no dia 25 de fevereiro de 2012.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mundo Kôra

O livro Kôra - O Pressentimento do Dragão da autora Ana Flávia Abreu, dá início a história da jovem protagonista, que seria apenas uma adolescente com típicos problemas de tão conturbada fase da vida, se algo extraordinário não tivesse ocorrido.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Promoção 'A Canção do Súcubo'

COM MORTE SÚBITA

Com o sucesso da promoção com Morte Súbita da antologia Sociedade das Sombras, vamos repetir a dose fazendo um sorteio extra de mais um exemplar da promoção com o livro A Canção do Súcubo.

E o que é um sorteio com Morte Súbita? É quando todos os participantes da promoção anterior (tirando o ganhador) são incluídos no sorteio extra.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012 - parte 2

Giulia Moon revelou que esse ano não sairá o 'Kaori 3', mas em 2012, lançará um aventura solo com a vampira, o livro "Kaori e o Samurai Sem Braço". Uma aventura mais curta que se passa no Japão feudal.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Monster High em quadrinhos


Lançado os primeiros quadrinhos oficiais da turma de Monster High, no fim do ano pasado (Novembro/2011). A revista em quadrinho de Monster High terá publicações bimestrais, que custarão R$3,50.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Seja hóspede de Drácula nessa Sexta-feira 13

Hoje você será um hóspede de Drácula! Ouça o primeiro especial em celebração a imortal obra do autor Bram Stoker, que vai ao ar hoje à noite. E o dia não podia ser melhor, pois a segunda sexta do novo ano é Sexta-feira 13!

No centenário da morte de Stoker, vamos celebrar a imortalidade de sua obra mais famosa, o livro 'Drácula', que deu origem ao um dos primeiros "fandoms" e dos mais apaixonados. Porque os fãs e admiradores do livro são fiéis ao ponto de conseguirem imortalizar o conde vampiro de Stoker nas telas do cinema e até de trazê-lo de volta em um novo livro, com uma ajudinha de um parente do autor. Graça a isso Drácula fará 115 anos em 2012 e nunca esteve tão atual. Um dos vilões mais amados e idolatrados da literatura, pois ele fascina e encanta a todos com sua sedução vampiresca.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vilões Fantásticos - Eles deveriam ser só os vilões da história

Quando nos deparamos com uma boa história fantástica (seja na literatura, quadrinhos, cinema...), pode ter certeza que o vilão da história é dos bons. Porque sem um vilão interessante, heroína e/ou herói não teriam muita coisa para fazer. Seja um vilão oculto, revelado no último minuto, ou aquele que sempre perturba a história inteira e ainda consegue arrumar uma forma de voltar depois, sempre adoraremos odiá-lo.

No entanto, há alguns vilões que no decorrer das histórias, conseguem a façanha de fazer muito mais que infernizar a vida dos heróis. Eles seduzem a todos e por fim ganham admiradores. Entre alguns dos exemplos de "bons" vilões, amados e idolatrados, na minha lista pessoal, há o Darth Vader (Filmes 'Star Wars') e a Mulher-Gato (Quadrinhos 'Batman'). Já na literatura a minha lista, além de enorme, também é um tanto controversa, pois alguns começam as histórias como um vilão típico e no decorrer das aventuras, alcançam similaridade equivalente aos anti-heróis. (Isso acontece tanto com o Darth Vader, como com a Mulher-Gato.)

Mulher-Gato (Batman)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Em Quadrinhos 2012 - Bram & Vlad

BRAM & VLAD 9
Ano 1

CLICK NA TIRINHA PARA AMPLIAR E LER


Adriana "Strix" Rodrigues, também conhecida por Adriana Araújo, é uma talentosa jovem que se diz estranha, com idéias esquisitas e que não gosta de se levar muito a sério.

Cria histórias em tempo integral e estuda Química na UFMG para se distrair.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Heroínas da Literatura Fantástica

As heroínas são personagens que, envolvidas em confusões e mesmo que precisem de uma ajudinha de amigos ou mesmo de um herói, conseguem agir sozinhas. Porém a característica mais marcante de uma heroína, que a difere das mocinhas de histórias, é que elas não são conformistas. Enquanto as mocinhas, geralmente indefesas, sempre esperando pelos "príncipes encantados" para salvá-las, as heroínas vão brigar pelo direito de pensar por elas mesmas, certas ou erradas, com unhas e dentes.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Em Quadrinhos 2012 - A Caçadora

A CAÇADORA 15
CLICK NA TIRINHA PARA AMPLIAR E LER

A tirinha foi criada por Vivianne Fair, que além de desenhar, também escreve. Vivianne Fair (também conhecida por Chefa) é autora do livro 'Cavaleiros do RPG', que foi relançado com o nome de 'Quem precisa de heróis?'. O livro já foi traduzido para o inglês e atualmente conta com um book trailer, produzido pelo Recanto da Chefa em parceria com o Contos Sobrenaturais.

domingo, 8 de janeiro de 2012

A Dama na Água

O filme A Dama na Água é um drama de conteúdo sobrenatural, que mistura lendas conhecidas mundialmente a criatividade sem limite do autor e diretor M. Night Shyamalan.

O roteiro foi baseado na história de ninar que Shyamalan criou para suas filhas, o qual ele adaptou para o tempo presente. No filme a trama envolve o selador de um prédio e seus moradores, o qual tinha uma monótona e ocupada vida que é agitada quando ele percebe estranhas atividades noturnas na piscina comunitária.

sábado, 7 de janeiro de 2012

100 Anos de Charles Addams

O criador da família mais sobrenatural de todos os tempos faria 100 anos hoje, caso estivess vivo. Charles Samuel Addams, nasceu em Westfield, nos Estados Unidos, no dia 7 Janeiro de 1912. Cartunista, criou histórias inusitadas com personagens intrigantes, que faziam parte de um mundo bem particular e muito bizarro. Os quadrinhos ficaram muito conhecidos e suas criações foram parar na TV, onde ganharam o sobrenome do criador e passaram a se chamarem "A Família Addams".

O humor mórbido de Charles Addams provavelmente floresceu graças ao seu trabalho no departamento de arte de uma revista criminalista, onde sua função era pintar cruzes pretas nas fotografias que indicavam lugar onde cadáver eram encontrados. Na década de 1930, trabalhoo na revista The New Yorker, onde no ano seguinte teria publicado seus primeiros quadrinhos com suas criações.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Magia, Amor e Sexo ao som de Blues

Eric Novello é autor, tradutor e copidesque com vários trabalhos na área de literatura fantástica. Carioca, atualmente mora em São Paulo, muito conhecido entre os fãs de histórias sobrenaturais por seus textos com foco em fantasia urbana, onde mundos além da imaginação se chocam com a realidade cotidiana. Seu livro com maior destaque do gênero é o Neon Azul, publicação da Editora Draco.

Essa semana foi lançado o Tumblr dedicado a série de histórias do autor, Magos Urbanos, chamado 'Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues'. A ideia de Eric Novello é um conjunto de trabalhos realizados não só no plano editorial (através de livros) como também no universo multimídia. Um exemplo foi os videos do O Estranho Mundo de Eric, que trouxe a vida o Marafo (Neon Azul).

"A partir de janeiro de 2012, os magos chegam à cidade. Música, arte, sexo e inspirações..."
#AmoreseBlues de @cericn.

VISITE E CONFIRA

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Editora Lexia - Da pesquisa ao Sobrenatural

A Editora Lexia é conhecida, aqui no blog, por ser a primeira a publicar os livros da autora Vivianne Fair, tanto da Trilogia 'A Caçadora' como o romance Quem Precisa de Heróis?. Porém há outros títulos interessantes publicados pela editora, como constatei recentemente em seu catálogo. Há desde livros para pesquisa e estudo de fatos históricos, repleto de mistério sobrenatural, como Maconaria e Templários - Realidades e Fantasias, até ficções de literatura fantástica, tipo o vampiresco Rito de Sangue.

Título: Rito de Sangue
Autores: Bruno dos Santos e Romulo Fernandes
Editora: Lexia
Páginas: 178

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O que esperar da LitFanBr em 2012

Antes que o Ano do Dragão comece oficialmente (no dia 23 de Janeiro, pelo calendário chinês), já queremos divulgar algumas das novidades da Literatura Fantástica Brasileira.