Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 10 de março de 2015

O Sétimo Filho


'O Sétimo Filho' (Seventh Son), filme baseado na adaptação do primeiro livro da série infantil do britânico Joseph Delaney, trata-se de uma breve introdução da trama contida nos 13 volumes escritos pelo autor, sobre a aventura do caça-feitiço Tom Ward.

O filme dirigido por Sergei Bodrov é uma típica jornada do herói, bem ao estilo mágica jornada de um escolhido para salvar o mundo, a qual é totalmente focada no público infantil e isso fez o diretor usar muito apelo visual e efeitos digitais, na criação do universo mágico onde o aprendiz de caça-feitiço Tom Ward vive.

No entanto, a escolha de um roteiro de ação, deixa claro o interesse em despertar a curiosidade do público mais adulto, incluindo muitas sequências de ação acontecendo ao longo do filme.


A ideia de tornar 'O Sétimo Filho', que foi baseado na série de livros britânica (que no Reino Unido é conhecida por 'The Wardstone Chronicles', mas que nos Estados Unidos tornou-se a 'The Last Apprentice' e no Brasil 'As Aventuras do Caça-Feitiço'), um filme além do público infantil, alvo das histórias, talvez não funcione muito bem. Isso porque talvez o relato contido no roteiro deste primeiro filme, sobre o jovem aprendiz e suas aventuras como um "Caça-feitiço" (originalmente chamado de "Spook"), tenha muito pouca informação para quem não leu o livro e basicamente deve interessar apenas aos fãs.

O fato do roteiro não ter muitas informações sobre a trama geral da série literária, fez incluírem muitas cenas de ação, a maioria focadas quase que totalmente nos personagens com poderes sobrenaturais, como é o caso da personagem da atriz ganhadora do Oscar, Julianne Moore, que interpreta a rainha dos bruxos, Mother Malkin. Cenas que talvez agradem quem curte anime, pois lembra muito os filmes animados do tipo.


O roteiro de 'O Sétimo Filho' é basicamente uma introdução ao universo mágico criado por Joseph Delaney, dada a escolha dos roteiristas Charles Leavitt, Steven Knight e Matt Greenberg de incluir poucas informações sobre a história principal e seus personagens.

Enquanto os livros se destacam pelos detalhes e narrativa bem feita, o filme tenta quebrar o "sobe montanha e desce montanha", bem comum em alguns filmes de jornada do herói com pouco conteúdo informativo, incluindo cenas de ação elaboradas e muito apelo visual, que na produção são bem realistas, especialmente por causa do 3D, dando a ilusão perfeita que aqueles belos seres sobrenaturais são reais.


O único problema mesmo, é que com a moda de prolongar desnecessariamente sequências de pura ação, dados momentos do filme podem se tornar um tanto cansativos. Porém a história e personagens intrigantes, despertam a curiosidade de quem gosta de histórias fantásticas e de ler livros do tipo, os quais devem se interessar em ler a série literária, em buscas das informações que faltam no roteiro da produção.

Mesmo com foco nos jovens fãs do autor britânico, é uma produção em 3D com efeitos visuais e fotografia fantástica de alta qualidade e quem curte histórias sobrenaturais repleta de bruxos, heróis e seres fantásticos de vários tipos, vale conferir.


Quanto a trama de 'O Sétimo Filho', é uma narrativa sobre uma misteriosa Ordem de Guerreiros, todos sétimos filhos, que são convocados para defender os humanos de seres sobrenaturais, como o grupo de bruxos liderado por Mother Malkin.

Só que quando o jovem Tom Ward (Ben Barnes) se torna um aprendiz do Caça-feitiço Gregory (Jeff Bridges), descobre que vai precisa aprender a ser um caça-feitiço em tempo recorde, pois terá que enfrentar a rainha dos bruxos, a qual escapou de sua prisão e tem um plano de vingança e dominação dos humanos.

'O Sétimo Filho' estreia nos cinemas do Brasil na próxima quinta-feira, dia 12 de março, em versão 3D.

Leia+: The Spook

Nenhum comentário:

Postar um comentário