Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 29 de março de 2015

A novela 'Vamp' vai virar um espetáculo musical

Desde janeiro que há um ti-ti-ti sobre um certo projeto musical, envolvendo nada menos que a lendária novela 'Vamp' de 1991, do autor Antonio Calmon, que foi dirigida magnificamente pelo diretor Jorge Fernando. A ideia é levar a trama de 'Vamp' e alguns de seus personagens ícones para o palco do teatro, em uma adaptação musical da novela.


A novela trouxe na época de sua estreia, não só algo novo a teledramaturgia brasileira, nunca visto até então, mas também tecnologia audiovisual (da época) que permitiu a produção da primeira novela fantástica sobrenatural da TV, no Brasil, mas de qualidade cinematográfica.

Infelizmente nunca mais houve interesse em produzir algo do tipo. Até teve uma tentativa de "reescrever" a história vampiresca de Calmon, em uma versão infantil de 'Vamp'. A novela batizada de 'O Beijo do Vampiro' chegou a estrear com boas expectativas e mostrando potencial, mas no decorrer dos meses de exibição a visível falta de interesse de investir na qualidade da produção decepcionou os fãs. O resultado da frustração do público e o desinteresse dos produtores em buscar manter a qualidade, como feito em 'Vamp', tornou 'O Beijo do Vampiro' um fiasco.

Enquanto os fãs de histórias de vampiros optaram por esquecer a existência de 'O Beijo do Vampiro', a novela 'Vamp' até hoje é lembrada, mesmo que um problema com a produção da novela que iria substituí-la no horário, afirmaram na época, tenha obrigado o autor a criar dois finais alternativos. No entanto, apesar da insatisfação quanto ao fim oficial, a "improvisação" por anos deu esperança aos fãs quanto a uma continuação. O que tinha tudo para acontecer em 'O Beijo do Vampiro', uma continuação tipo crossover, mas ainda seria interessante. O que infelizmente não aconteceu e com isso, foi sepultado de vez a novela e as esperanças dos fãs de 'Vamp'.

O projeto é um dos desenvolvidos para o teatro musical brasileiro que, depois de adaptar a versão musical americana inspirada na versão cinematográfica das histórias de 'A Família Addams', o espetáculo 'A Família Addams - O Musical', busca entre produções brasileiras boas histórias para criar adaptações 100% nacionais. Já foram adaptados com sucesso filmes nacionais como 'Se Eu Fosse Você' e 'Os Saltimbancos Trapalhões', agora os produtores brasileiros estão buscando entre as novelas lendárias opções.

As informações divulgada até o momento, afirmam que 'Vamp - O Musical' tem previsão para estrear ainda este ano, no próximo semestre. A confirmação vem da produtora Aniela Jordan, que confirmou que Jorge Fernando ficará a frente da direção do musical também.

Quanto ao roteiro do espetáculo, é o próprio autor da novela 'Vamp' que ficará responsável, mas Antonio Calmon escreverá em parceria com Rodrigo Nogueira, que escreveu 'Chacrinha'.


Sobre a história

'Vamp' se passava em uma cidade litorânea fictícia, a Baía dos Anjos, onde o Capitão reformado da Marinha e viúvo Jonas Rocha (Reginaldo Faria), vive com seus 6 filhos e administra uma pousada a beira mar. Carmem Moura (Joana Fomm), também viúva e com 6 filhos, está hospedada na pousada enquanto pesquisa a história do lugar, que lendas dizem ter sido invadido por demônios sugadores de sangue tempos atrás.

Uma cidadezinha de interior pacata, até que a rock-star Natasha (Claudia Ohana) chega para gravar um clip, a qual esconde um segredo sinistro do mundo, ela banca a vampira em seus shows, mas a verdade é que ela é uma. A vampira deseja voltar a ser humana, quebrando o pacto que fez com o líder dos vampiros de Baía dos Anjos em troca da fama internacional como cantora, o Conde Vladmir Polanski (Ney Latorraca).

A novela também conta com uma trilha sonora muito bem escolhida, reunindo o melhora da época, tanto entre os artista nacionais, como internacionais. Além da produção de cover de músicas famosas para a personagem de Claudia Ohana, com direto até a clips. Entre elas há 'Sympathy For the Devil' dos Rolling Stones, que curiosamente também ganhou uma cover, cantada pela banda Guns N' Roses, para compor a trilha sonora de 'Entrevista com o Vampiros' de 1994.

Leia+: VAMP

Fonte: @teatroemcena_

Nenhum comentário:

Postar um comentário