sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Remake de 'A Hora do Espanto'

"Welcome to Fright Night!"


Quem é fã de histórias de vampiros provavelmente nem precisa que a frase seja traduzida, pois já sabe que a cordial saudação são as boas-vindas para entrar no universo fantástico de A Hora do Espanto. Um convite a um dos velhos e bons clássicos do terror dos anos de 1980.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Segunda lista de romances sobrenaturais da Bienal RJ 2011

Seguindo com a lista de lançamentos na Bienal do RJ 2011, temos livros de fantasia até mistério sobrenatural. Além de relançamentos e segundas edições imperdíveis. Continuamos falando tanto de títulos de autores estrangeiros, como também de livros nacionais. Não faltou autor autografando por lá.

Segunda lista de títulos lançados, relançados e dos que tive notícia por lá:

"Sangue e Chocolate" de Annette Curtis Klause -> um dos raros livros sobre lobisomens que tem uma mulher como protagonista. Vale destacar que foi traduzido pelo autor brasileiro Eric Novello (de "Neon Azul").

"Kaori 2 - Coração de Vampira" de Giulia Moon -> nova história com a vampira Kaori e o vampwatcher Samuel. A primeira aventura da dupla aconteceu no conto Dragão Tatuado da antologia "Amor Vampiro".

"Amores Perigosos" de Martha Argel -> nova história da Vampira Lucila e sua amiga humana Clara, que voltam a aprontar por São Paulo.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lançamentos Sobrenaturais: Os Herdeiros dos Titãs

Se tem uma coisa que eu sempre gostei em uma Bienal do Livro, é a chance de ter em mãos e de comprar livros que, quando muito, consigo atualmente comprar pela internet. Porém sou uma veterana na Bienal do Rio, que frequento desde a época da escola, quando acesso a internet ainda era coisa rara.

Verdade que a internet atualmente ajuda a conhecer muitos trabalhos de autores fora da rota Rio-São Paulo. No entanto, a Bienal ainda continua o melhor lugar para se descobrir livros e seus autores, além do fato de ter a chance de trocar umas ideias com eles e garantir o livro autografado, com marcador e tudo que se tem direito. Isso não tem preço.

Um dos autores que tive a oportunidade de conhecer esse ano, na Bienal do Livro RJ 2011, foi o Eric Musashi. Nascido em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, o autor é advogado e funcionário público federal. No entanto, começou a escrever sua história, moldando todo o universo mitológico e fantástico dela, ainda em 2003.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paradigmas - Além da Imaginação Literário

A Tarja Editorial, editora especializada em publicações fantásticas, publicou entre 2009 e 2010 a Coleção Paradigmas, composta de 4 volumes, onde encontramos os mais fantásticos contos no melhor estilo da clássica série de TV Além da Imaginação. O que faz dessa coleção uma ótima pedida para fãs de literatura fantástica, tanto para os que gostam de uma boa fantasia, como para os que apreciam o fantástico sobrenatural e horror. É um verdadeiro 'Além da Imaginação Literário'.

Composta por histórias intrigantes, assombrosas, envolvente e um tanto curiosas, a coleção tem a proposta de apresentar contos incomuns, histórias insólitas, onde os autores são convidados a quebrar paradigmas. Dividida em 4 volumes, que podem ser lidos em qualquer ordem, assim como os contos neles contidos; cada volume é composto de 13 contos. Também encontra-se nos livros breve biografias dos autores participantes.

A capa foi produzida pela talentosa ilustradora e também escritora Camila Fernandes (ou Mila F.), que atualmente lançou uma coletânea solo de contos de fadas para adultos, o livro Reino das Névoas, uma publicação também da Tarja. A autora também participa da coleção Paradigmas com contos de sua autoraria.

A organização da coleção foi feita pelo editor da Tarja e escritor, Richard Diegues, que também possui contos nos volumes. O autor também é o idealizador do projeto Paradigmas.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lord Fab e o Teatro dos Vampyros

Hoje no programa Contos Sobrenaturais teremos a estreia do novo parceiro do programa, o vamp-autor Lord Fab, criador do site Teatro dos Vampyros; que terá seu conto O Maldito Violino adaptado para audioconto sobrenatural.

E para entrar no clima desse teatro, inspiração de todos os fãs de histórias de vampiros, criação imortalizada da Rainha dos Condenados, a autora Anne Rice, a trilha do programa de hoje será toda na voz do Vampiro Lestat, Jim Morrison. Playlist especial com a banda The Doors.


Sobre o autor:

Lord Fab é o pseudônimo de Fabrício Rosa, brasileiro nascido em 8 de maio de 1982.

Autor apaixonado pelo mundo dos vampiros, suas obras podem ser classificadas como terror e fantasia, com apelo romântico e um toque sombrio, chegando ao macabro.

Criador do site Teatro dos Vampyros, além de divulga seus contos, livros e e-books, também escreve sobre assuntos que envolvam a subcultura vampiresca.

O autor revela em seu site que escreve sobre vampiros por ser apreciador da literatura fantástica e ser um amante das artes, de seus vários caminhos e formas de se manifestar, além do fato de achá-los seres muito sedutores.

Para saber mais sobre Lord Fab, acessando o site do autor.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Um vale de histórias de monstros e crianças que pagam pela imortalidade

Nessa Bienal do Livro RJ 2011, o que mais teve foi autor fantástico, naquele vale de cultura que se torna o RioCentro a cada 2 anos. Verdade que continuamos recebendo material do tipo não-literário, que ainda insistem em apresentar em Bienal, mas a boa literatura predominou. Tanto do lado dos lançamentos estrangeiros, com lançamento de livros raros que finalmente chegavam ao Brasil, como de histórias 100% brazuca.

Da linha da literatura fantástica, após conhecer os vampiros do autor André Vianco (Os Sete, Sétimo...) e os da autora Georgette Silen (Lázarus) na Novo Século, descobri entre os autores do Selo Novos Talentos Brasileiros o fantástico Andrés Carreiro, autor do livro A Essência do Dragão. E na Bienal do Rio desse ano, tive o prazer de conhecer outros autores do Selo, que também escrevem literatura fantástica, e rever outros que já tinha trocado algumas palavras em eventos anteriores.

Tarsis Tindarsam, autor do livro Histórias de Monstros e Diabruras, nasceu em Manaus, no estado do Amazonas, mas atualmente mora no estado de Roraima, lugar onde descobriu uma rica mitologia indígena, assunto de grande interesse para ele. É um pesquisador nato e professor de literatura.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Primeira lista de romances sobrenaturais da Bienal RJ 2011

O que não faltou foi lançamentos na Bienal do RJ esse ano. Também tivemos vários livros que foram, digamos, apresentados oficialmente para os leitores, o que era o caso de vários autores brasileiros por lá e também autores estrangeiros já conhecidos, mas que só agora tiveram os livros traduzidos aqui no Brasil. Alguns autores presentes em stand de editoras ou livrarias e outros não, só com a presença de seus livros. Além de vários que estavam prestigiando o evento. Não importava como, toda troca de informações entre autores e leitores era válida, o interessante era a informação da existência dos livros.

Segue a primeira lista, com alguns dos títulos lançados e dos que tive notícia por lá:

"Amante Vingado" de J.R. Ward -> Lançamento da Editora Universo dos Livros, é o sétimo livro da série Irmandade da Adaga Negra.

"Kôra e a Masmorra de Atro" de Ana Flávia Abreu -> Livro que dá continuidade a históra de "Kôra - O Pressentimento do Dragão". O primeiro foi publicado pelo Selo Vermelho Marinho, que agora que virou editora, segue com o segundo volume publicado pelo Selo Llyr Editorial.

"Asas - Série Fadas - Volume 1" de Aprilynne Pike -> Primeiro livro de uma série sobre fadas, publicação Editora Bertrand, best-seller infanto-juvenil que faz parte de uma série de quatro livros. (Curiosidade sobre esse livro é que estão produzindo uma adaptação da Disney para os cinemas, com a atriz e cantora Miley Cyrus, da série de TV 'Hannah Montana'.)

"Lulital - A Magia Começa" de Pri Beletato -> História sobre fadas 100% nacional. Romance de estreia da autora e professora, a qual já participou de coletâneas e antologias tanto de poesias, como de contos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Amor de Vampiras

Por que eu gosto tanto de histórias de vampiros? Boa parte da "culpa", com toda a certeza é de Anne Rice, Lestat e seu amigos. Mesmo que meu interesse por vampiros tenha começado com um doce vampiro, definitivamente as criaturas de Anne Rice ajudaram na minha, digamos vampmania. (Junto com os filmes, séries e o livro Drácula.)

Entre filmes, séries, quadrinhos... E, claro, livros de vampiros não tem como não falar de André Vianco, simplesmente por ser louca por Sétimos e todos os setes vampiros português criados pelo autor (especialmente o Inverno). Foi na mesma época que descobri o site Adorável Noite, os contos de vampiros do Adriano Siqueira, Giulia Moon e Martha Argel, que lançava seu primeiro romance com sua adorável vampira Lucila e a humana sangue bom da Clara, o Relações de Sangue (edição 1).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

2 anos de Contos Sobrenaturais na Rede

Estamos em contagem regressiva para o aniversário de 2 anos do programa Contos Sobrenaturais na Internet. Foi exatamente no dia 31 de outubro que o primeiro programa entrou no ar na Digital Rio Online, em meio a um especial do Dia das Bruxas.

Até aquele momento, a maioria dos audiocontos eram de autores mundiais de domínio público, com algumas participações de autores nacionais com quem tinha parceria, que mesmo não sendo do Rio de Janeiro e/ou sem poder ouvir os programas, acreditaram no Projeto Literatura Nas Ondas do Rádio e me confiaram seus trabalhos, como foi o caso de Martha Argel, Giulia Moon, Luis Eduardo Matta, Adriano Siqueira e Nazarethe Fonseca.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Editoras Nacionais Especializadas, uma luz no fim do túnel

Mesmo eufórica com a nova aventura de Lucila e Clara, o Amores Perigosos (Que devorei em 48 horas, tamanha a saudade que estava das criações de Martha Argel.), de estar deliciada e apavorada com o Kaori 2 - Coração de Vampira (Com direito até a pesadelo da zombiefóbica que vos fala... Por que zumbis Giulia Moon?!) e de estar contando os dias para o lançamento de Alma e Sangue - A Rainha dos Vampiros (Sonhando acordada com o novo encontro com os rei dos vampiros de Nazarethe Fonseca e seus súditos.); o que não vai faltar nos próximos meses são livros legais para ler e lançamentos para incluir na minha lista.

A Bienal do Livro do RJ 2011 acabou e entre boas lembranças, há algumas digamos meio chatas, mas que é bom lembrar, para não se repetirem. Eu, particularmente, fiquei aborrecida com a organização do evento (não só por quase ir parar no hospital por causa das beatas ensandecidas), mas pela falta de respeito com autores que participaram dessa 15ª edição, quando deixaram vários deles sem seu crachá de autor, nos primeiros dias.

Resolvida a questão dos crachás, não posso deixar de notar que um fato anda comum na Bienal do Rio, quanto as atenções dirigidas aos autores, a falta dela. Na minha opinião pessoal, os autores deviam ser as estrelas do evento, já famosos ou não, afinal sem eles não há livros e sem livros não teríamos uma Bienal DO LIVRO. Só que tais cuidados e atenções se limitam, em geral, aos autores estrangeiros, ou celebridades (que em poucos casos são autor de verdade, já que desconsidero biografia de "ex-reality show" ou "livros" do gênero).

Não estou questionando o trabalho dos autores estrangeiros, ou dos autores nacionais que conseguiram alcançar a fama. Pelo contrário, bato palmas, afinal todos os autores que chegaram tão longe, batalharam muito para isso e merecem todas as atenções. Seja Anne Rice ou André Vianco. O problema é que deviam divulgar, em meio aos autores ainda anônimos participantes da Bienal, os novos talentos. Sinceramente, não estou nem ai se o fulaninho da novela vai ler um trecho de livro, o que me interessa é se o que vai ler é bom. Quase bato aposta que a maioria das pessoas que foram ver a fulana e/ou o beltrano da novela lendo algum texto de livro, saiu do espaço Livro em Cena falando das celebridades e não dos livros. Inclusive a maioria dos jornalistas, que ficavam mais preocupados em registrar a presença dos artistas e não falar sobre o autor que ele representava.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Phanadia

O e-book 'Phanadia' de Vincent Law, autor do livro 'Mundo de Avalon', é uma experiência literária e cinematográfica. O autor escreveu o livro para o leitor ter uma impressão de ser um filme e sua temática é muito parecida com um dos games mais populares do mundo, a série Final Fantasy, o game de número 13 para ser exata, onde há muita correria na trama. Além de enigmas e muita ação ação.



terça-feira, 13 de setembro de 2011

Amores Perigosos envolvem o coração das vampiras Lucila e Kaori

Nessa Bienal entre tantos títulos interessantes, haviam 2, em especial, que eu esperava ansiosa pelo lançamento. 'Kaori 2 - Coração de Vampira' da Giulia Moon e, principalmente, 'Amores Perigosos' da Martha Argel, que só uma semana antes da Bienal, consegui confirmação que seria mesmo lançado (após 9 anos, desde que a primeira edição do 'Relações de Sangue' foi lançado, livro do qual é sequência).

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Anne Rice no Rio: O encontro com minha musa

Ao som de 'Touch Me', cantada por Jim Morrison da banda The Doors, que começo esse quarto e último post sobre a minha saga para ver Anne Rice.

O início da saga para ver Anne Rice chegava ao fim. Após enfrentar beatas ensandecidas e uma fila enorme por uma das 150 senhas, às 10h da manhã, eu teria um dos meus livros das Crônicas Vampiresca de Anne autografado, 'Memnoch' para ser mais exata. Poderia ser 'O Vampiro Lestat', mas como minha edição não era da Rocco e eu fiquei temerosa deles encrencarem, resolvi levar 'Memnoch', um livro que tem uma história na minha vida e que se tornou ainda mais especial, não só pelo autógrafo de Anne que tenho agora, mas por ela ter afirmado que é seu livro favorito das Crônicas Vampirescas. E, além disso, o livro é narrando por Lestat.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Anne Rice no Rio: O encontro da autora com os fãs

Ao som de 'Break On Through', cantada por Jim Morrison da banda The Doors, que começo esse terceiro post sobre a minha saga para ver Anne Rice.

Que Anne Rice já veio ao Rio de Janeiro, todos os fãs da autora das crônicas vampiresca, iniciada com 'Entrevista com o Vampiro', sabem. Agora conversar com os fãs como aconteceu na Bienal na última quarta-feira (7 de setembro) na Bienal do Livro carioca, isso sim é novidade.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Anne Rice no Rio: Parte 2 - A Missão

Ao som de 'Love Her Madly', cantada por Jim Morrison da banda The Doors, que começo esse segundo post sobre a minha saga para ver Anne Rice.

Se estar com a senha para pegar o autógrafo já tinha sido uma aventura, eu pensei: "Porque não conseguir para a palestra também? Pacote completo!"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Anne Rice no Rio: O dia que as beatas atacaram os vampiros

Ao som de 'People Are Strange', cantada por Jim Morrison da banda The Doors, que começo esse primeiro post sobre a minha saga para ver Anne Rice.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bienal mais vamp de todas terá um dia das vampiras

Boa e má notícia. A boa, é que está confirmadíssimo a presença da autora Anne Rice na Bienal RJ 2011 amanhã. Ela participará de uma palestra no auditório às 18h. E também confirmamos com o pessoal da Rocco, que Anne Rice vai autografar. A má notícia, é que apenas 150 senhas serão distribuídas, a partir das 15h, e só um livro será autografado por pessoa. A noite de autógrafos começa após a palestra, às 19:30h e vai até às 21h, no stand da Rocco (I08/J07), pavilhão Azul.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Martha Argel na Bienal RJ

De 2 até 10 de setembro de 2011 a vamp-autora Martha Argel, estará presente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2011, que acontece no RioCentro (de 1 a 11 de setembro).

A autora estará autografando vários de seus livros e lançará a tão esperada continuação do livro Relações de Sangue, o Amores Perigosos, que será publicado pela Llyr Editorial.

Veja onde achar os livros da autora na Bienal através do mapa, que Martha Argel disponibilizou em seu blog: