Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 16 de junho de 2020

Fantaspoa 2020 será em formato online e gratuito

Será realizado de forma totalmente online e gratuita a 16ª edição dp Fantaspoa, em parceria inédita com a Darkflix, serviço brasileiro de streaming voltado a produções de gênero terror fantástico. Originalmente programada para ocorrer em maio, a edição de número 16 do festival havia sido postergada, devido à pandemia do covid-19, para o segundo trimestre deste ano. Com o agravamento dos casos de contaminação e óbitos no Brasil, a organização do evento optou por migrar sua realização para o ambiente virtual.


Agendada para o período de 24 de julho à 2 de agosto, o Fantaspoa 2020 tornará a Darkflix palco de diversas premières latino-americanas. A programação contará com mais de 110 filmes, entre curtas e longas-metragens de mais de 35 países, cada título disponível para até 5.000 visualizações. Também, serão promovidas lives com conversas com cineastas, palestras e masterclasses. Trata-se da maior e mais democrática iniciativa online de um evento de cinema na América Latina até então, apontando futuros caminhos possíveis para o circuito de festivais e incentivando o isolamento social como forma de combate à pandemia.

A abertura da 16ª edição do Fantaspoa terá a exibição do norte-americano 'Pornô', que conta a história de um grupo de empregados de um cinema que encontra um misterioso rolo de filme escondido e acaba libertando um demônio sexual. Uma divertida mescla de humor e terror, o primeiro longa-metragem do diretor Keola Racela terá sua première latino-americana no Fantaspoa, após ser exibido em festivais prestigiados, como South by Southwest, Fantasia, Sitges e FrightFest.

O encerramento ficará por conta de duas produções que carregam a assinatura do Fantaspoa na produção, 'Skull, a Máscara de Anhangá' e 'Antologia da Pandemia', ambos exibidos recentemente em première mundial no festival de Chattanooga, nos Estados Unidos. Aguardado segundo longa-metragem dirigido por Armando Fonseca e Kapel Furman (cineastas e apresentadores do reality show Cinelab), que retrata a vingança de um serial killer sobrenatural baseado na mitologia pré-colombiana na metrópole de São Paulo, 'Skull, a Máscara de Anhangá' foi elogiado por público e crítica em sua estreia. Também elogiadíssimo, 'Antologia da Pandemia' reúne 13 histórias sobre a pandemia do covid-19 filmadas totalmente na quarentena, registrando um surpreendente retrato deste momento único que estamos vivenciando.

Os grandes homenageados desta edição do Fantaspoa serão o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana, e seu estúdio Wakaliwood. Apaixonado por cinema, IGG aprendeu a filmar assistindo a tutoriais na internet e, nos últimos 15 anos, assinou a direção de aproximadamente 50 longas-metragens de ação. Todas as suas produções são realizadas de forma artesanal na favela onde vive na Uganda, com orçamentos mínimos, equipes reduzidas e vigorosa carga de criatividade. Aclamado internacionalmente, Nabwana é considerado um artista único. Além de imprimir em suas obras sua inconfundível assinatura autoral, ele se notabilizou por ter conseguido viabilizar seu próprio estúdio de cinema, gerando empregos e formando plateias, num local com nenhuma tradição audiovisual. Assim, contornando dificuldades que, à maioria das pessoas, impediriam qualquer tentativa de criação artística, IGG projeta a imagem que tem de seu país internacionalmente, reforçando ainda mais sua importância para a cultura local e mostra ao mundo o poder da arte como força transformadora da sociedade.

No Fantaspoa 2020, o público terá a oportunidade de assistir a 'Crazy World', dirigido por Nabwana e ovacionado no Festival de Cinema de Toronto em 2019.

Primeiros títulos anunciados na 16ª edição do Fantaspoa em breve.

SOBRE A FANTASPOA

O Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre surgiu em 2005, para promover na cidade de Porto Alegre um evento dedicado ao cinema fantástico, focando nos gêneros ficção científica, fantasia e terror. Algo inédito até então no Brasil.

Os idealizadores apresentaram o projeto para duas instituições responsáveis por salas de cinema de Porto Alegre, que aceitaram realizar o festival em conjunto com o Clube de Cinema de Porto Alegre. O evento, naquela época, foi denominado "I Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre".

No primeiro ano, foram exibidos 15 filmes, em 6 dias, para um público de 800 espectadores. Já no ano seguinte (2006), houve a incorporação da terceira sala de cinema e a realização de uma mostra competitiva de curtas e cursos. Foram exibidos 20 longas e 12 curtas ao longo de 6 dias, para um público de 1.500 espectadores. Nessa edição também foi feita uma homenagem especial ao mestre brasileiro do terror, José Mojica Marins que também dava vida ao personagem Zé do Caixão nas telonas. Foi feita uma retrospectiva da obra do cineasta, tendo contado com a presença da filha do diretor, Liz Vamp, que recebeu a homenagem, pois Mojica trabalhava em um novo filme na época, 'Encarnação do Demônio'.

Com o sucesso e destaque na mídia, em 2007, o Festival se consolidou e também ganhou um nome mais atrativo, FANTASPOA, além de realizar a primeira mostra competitiva internacional de curtas de cinema fantástico no Brasil. Foram filmes de mais de 30 diferentes países participando, 30 longas e 22 curtas, exibidos ao longo de 10 dias.

SOBRE A DARKFLIX

Primeira plataforma de streaming brasileira dedicada inteiramente ao gênero terror, ficção científica, suspense e fantasia. Lançada em maio de 2019, a empresa inicialmente disponibilizou gratuitamente aos consumidores cerca de 666 produções através do seu canal de TV e de um aplicativo para dispositivos mobile. Atualmente a plataforma possui lançamentos diários e passou a contar com mais de mil títulos entre filmes e series.

Com a expansão, o serviço também passou a ser disponibilizado no formato de assinatura pelo valor mensal de R$ 9,90 e pode ser testado gratuitamente por 7 dias. A Darkflix também trouxe novas formas de pagamentos para seus assinantes, é só conferir e escolher.

Se ainda não é assinante da Darkflix, acesse o site:
http://www.darkflix.com.br/

Visite o Blog da Darkflix para saber mais sobre o serviço de streaming e os filmes&séries de seu catálogo:
https://darkflix.blog.br/

Leia+: DARKFLIX NO CONTOS SOBRENATURAIS
Leia também: DARKFLIX NO CONTOS NÃO SOBRENATURAIS

Fonte: Darkflix


Nenhum comentário:

Postar um comentário