Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 29 de junho de 2020

A Maldição dos Mortos-Vivos


O filme 'A Maldição dos Mortos-Vivos' (The Serpent and the Rainbow, 1988) é um terror com direção de Wes Craven, que se tornou um dos cineastas considerados Mestres do Gênero.

Misturando realidade com lendas ancestrais, o filme tem roteiro escrito por Richard Maxwell e Adam Rodman (como A.R. Simoun), inspirado no livro de Wade Davis.

Dennis Allan é um antropólogo dos Estados Unidos, interpretado por Bill Pullman, que faz pesquisas no Haiti quanto as propriedades medicinais de um "pó que ressuscita os mortos". Cético, busca comprovar a eficácia real e não em relação mitologia religiosa local, ligada ao culto popular dos praticantes de Voodoo. Porém a crise social da região torna as coisas um tanto complicadas para o pesquisador, que conta apenas com o apoio e da Dra. Marielle Duchamp, interpretada por Cathy Tyson.

Diferente de outras produções sobre "mortos-vivos", a proposta de 'A Maldição dos Mortos-Vivos' é de mesclar o sobrenatural a fatos reais e tornar a ideia de zumbis caminhando entre os vivos, algo assustadoramente mais realista. Assim a ideia de um ser sobrenatural como o zumbi, é somada a uma história sobre uma pessoa que teria morrido e então é encontrada a caminhar pelas ruas do Haiti, a qual é vista como uma morta-viva, como foi relatado no ano de 1978. Notícia que se tornou base da trama do filme.

No entanto, o sobrenatural flerta com o slasher e torna a produção com ares documentais, um pouco mais ficcional. Já que Wes Craven traz para 'A Maldição dos Mortos-Vivos' o tema zumbis com elementos sobrenaturais e fatos reais ocorridos no Haiti, para cria um assustador realismo, só para aumenta o terror e não exatamente para dar veracidade aos misteriosos acontecimentos. Porém a adição de substâncias alucinógenas, usadas pelos na pratica do Voodoo, faz que o fator sobrenatural seja questionado, pois as pessoas se transformando em mortos-vivos, poderiam ser apenas um mistério envolvendo substância pouco conhecida pela pela ciência.

Podendo incluir a produção na lista de filmes de zumbi ou não, 'A Maldição dos Mortos-vivos' é uma ótima pedida para quem curte tanto filmes com zumbis, como um bom terror psicológico e, atualmente, está disponível no catálogo do serviço de streaming Darkflix, na versão com áudio original e legendada em português.


Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário