Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Concurso e Seleção para Antologia Sobrenatural

POST ATUALIZADO

Depois de divulgar no blog o lançamento para esse ano da antologia Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais, temos mais 2 notícias quem irão levar o Projeto Literatura nas Ondas do Radio da Digital Rio FM além...

A primeira, já mencionado no blog da rádio Digital Rio em dezembro, é nossa Radionovela Sobrenatural. A segunda notícia é uma antologia em forma de audiobook.

A partir desse mês começamos a aceitar os contos no e-mail digitalrio.jacarepagua@gmail.com, não só para a Radionovel Sobrenatural, como para a antologia em audiobook.

O prazo final de entregue ainda está para ser decidido, mas avisamos com antecedência.

Para participar é fácil, basta seguir as regrinhas e usar a imaginação. Porém, como foi bem falado no post do blog da rádio, a dica para os autores que querem ter chance em ter seu(s) conto(s) selecionado(s), seja no Concurso e/ou Seleção (ou mesmo no programa e blog do Contos Sobrenaturais), é que tem que conter o fator sobrenatural em seus textos.

Não adianta mandar um conto incrível, que não tenha o conteúdo exigido, pois será descartado automaticamente. O gênero de literatura fantástica é amplamente incentivado no programa, mas como o nome já indica, a proposta é contar histórias sobrenaturais. Quanto ao conteúdo adulto, o horário do programa permita que o tipo vá ao ar, já no blog temos alguns critérios maiores sobre os textos. Porém o apoio da rádio Digital Rio ao programa é dado, antes de tudo, com o objetivo de incentivar à leitura, buscando despertar interesse dos que não tem costume de ler. Por isso também no concurso e na seleção para a antologia foi decidido que contos com grande apelo sexual, ou de linguagem de baixo calão também fossem descartados automaticamente.

Autores iniciante, ou não, todos estão convidados a participar.

Importante: Só é aceito texto nos formatos doc, pdf ou txt, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço 1,5 (entrelinhas).


REGRAS:


RADIONOVELA SOBRENATURAL

No I Concurso Radionovela Sobrenatural, a rádio Digital Rio, junto do Contos Sobrenaturais, quer que o autor use toda sua criatividade para escrever uma história sobrenatural com o tema que ele quiser. Porém o desafio é quanto aos número de personagens que podem desenvolver.

Nesse primeiro concurso foi divulgado no blog da rádio sobre um número pré-determinado de personagens, bom, o número foi ampliado, pois conseguimos a colaboração de dois autores colaboradores, a Vivianne Fair e o Karlo Campos.

Com isso, no texto a ser escrito para a Radionovela damos ao autor um desafio, criar uma história de fator sobreantural com 5 personagens, 2 homens e 3 mulheres (+ narrador se for em terceira pessoa). O autor também pode usar uma cota menor, criando uma história só com 2 personagens, por exemplo, ou com um casal, ou com 2 mulheres, ou só 2 homens, ou mesmo um triângulo amoroso... Seja criativo! Só não pode ter mais de 5 personagens (2 homens e 3 mulheres) e pode escrever o texto tanto em terceira pessoa (com narrador), ou em primeira (narrado por um dos personagens).

O tema é livre, mas não esqueça de incluir o fator sobrenatural. Vale história de conteúdo adulto, mas seguindo o que já foi dito (histórias com apelo sexual exagerado e linguagem de baixo calão serão eliminadas do concurso).

Os textos terão que ter de 6 até 12 laudas para toda a radionovela.

ATENÇÃO: Não trata-se de texto de novela, ou seja, não há um gênero específico, o autor não precisa escrever necessariamente um melodrama. O texto para a nossa Radionovela , desde que tenha conteúdo sobrenatural, pode ser de melodrama até o terror dos mais sanguinário. A proposta é se inspirar nas antigas radionovelas, dando voz específica para cada personagem (por isso o limite para os mesmo por história) e a opção de capítulos. No entanto, não queremos um novelão mexicano, queremos uma história sobrenatural em capítulos, pois assim damos a chance aos autores de desenvoverem melhor personagens e ampliar a trama, incluindo detalhes que não daria para ter em um audioconto.


ANTOLOGIA SOBRENATURAL EM AUDIOBOOK

No caso da antologia em forma de audiobook, o desafio do autor é somar criatividade e pesquisa. Queremos revelar os seres de uma antiga lenda, os quais deram origem aos vampiros atuais. Falo da lenda de Succubus e Incubus. (Um pequeno texto, resumindo o que são, no Livejournal de Kane Ryu. Veja AQUI.)

Essa antologia se chamará Vampiros de Alma - A lenda de Succubus e Incubus e será disponibilizada para download em mp3 gratuitamente. O objetivo dela é divulgar a nova literatural sobrenatural brasileira, não só para quem gosta de ouvir uma boa história, mas principalmente para aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual.

Os textos terão que ter até 4 laudas e não serão aceitos mini-contos.

(Detalhes sobre a antologia em audiobook, clicar AQUI.)

9 comentários:

  1. Opa, isso tem mesmo que ser divulgado! ;) Vai ser um prazer participar!! ^^

    ResponderExcluir
  2. adorei! vamos divulgar... Literatura fantástica sem fronteiras > Adoro isso! Bjokas JU LUND

    ResponderExcluir
  3. Divulgado no À LitFan e no Fórum da Câmara dos Tormentos, adorei a ideia, vou tentar participar!!!


    Já existe uma data final para entrega dos textos?

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto recebendo texto para ambos e sem uma data para incerrar as inscrições, mas quanto antes mandar o texto, melhor.

    ResponderExcluir
  5. Textos já publicados na internet podem concorrer?

    ResponderExcluir
  6. Sim, textos já publicados na internet podem concorrer. Sem problema. (Aviso: Desde que os textos não sejam escritos em "linguagem de internet".)

    ResponderExcluir
  7. Os textos deverão ser enviados na forma de conto literário ou de roteiro para rádio?

    ResponderExcluir
  8. Em forma de conto literário. Porque a ideia principal do concurso da Radionovela Sobrenatural é dar a chance aqueles que gostam de escrever contos muito maiores, que os levados ao ar no programa, de terem um audioconto produzido. Nesse caso será produzido um Super-audioconto, dividido em capítulos. ;)

    ResponderExcluir