Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 12 de junho de 2020

A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas


'A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas' (Pikovaya dama. Chyornyy obryad, 2015) é uma produção russa dirigida por Svyatoslav Podgaevskiy, que também escreveu o roteiro, que narra uma lenda sobre uma entidade sobrenatural que pode ser conjurada diante de um espelho.

Conhecida como "A Rainha das Espadas" a entidade sobrenatural do filme, de acordo com antigas lendas, pode ser conjurada desenhando em um espelho a figura de uma porta com uma escada. Depois é só repetir três vezes: Rainha das Espadas.

De brincadeira, um grupo de jovens decide fazer o ritual lendário diante de um antigo espelho que se torna um portal para o mundo dos mortos e feito isso, a Rainha das Espadas consegue conectar outros espelhos e usá-los ao seu bel-prazer.

Logo os jovens começam a ser atormentados pela Rainha das Espadas, especialmente a Anna (Alina Babak), que do grupo foi a que convocou diretamente a entidade.

Anna fica muito perturbada com pesadelos que anda tendo e o fato dos pais delas pensarem que tudo tem a ver com a separação deles, só complica as coisas. O pai de Anna, Anton (Igor Khripunov), pensa que a filha está com problemas mentais, os quais podem ser dado ao fato dele a ter abandonado e a mãe, para ficar com outra mulher.

A trama constrói um atmosfera peculiar para o terror sobrenatural russo, misturando drama existencial com conteúdo sobrenatural, que logo virou marca registrada do diretor, visto em outros filme dele. Svyatoslav Podgaevskiy busca criar uma identidade própria não só para suas produções, mas para o gênero na Rússia, que inclui filmes como 'A Sereia - Lago dos Mortos' (Rusalka: Ozero myortvykh, 2018), 'A Noiva' (Nevesta, 2017) e o ainda inédito no Brrasil 'Yaga. Koshmar tyomnogo lesa' (2020). Todos os filmes seguindo uma linha narrativa semelhante a 'A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas', que junto com conteúdo sobrenatural fantástico, tem um roteiro que conta com lendas e folclores do país do diretor e um estilo visual que mesmo usando algumas técnicas hollywoodianas, possui uma identidade visual muito específica.

Mesmo com opiniões controversas, o filme não só deu o ponta pé inicial para o diretor continuar a produzir outros filmes seguindo a mesma linha, como ganhou uma sequência, 'A Maldição do Espelho' (Pikovaya dama. Zazerkale, 2019) que tem direção de Aleksandr Domogarov.

O filme 'A Dama do Espelho: O Ritual das Trevas' chega amanhã, dia 13 de junho, no catálogo da Darkflix, em versão legendada em português com audio original em russo. Como o Contos Sobrenatural já conferiu o filme, adiantamos a crítica.

Valendo dizer que 'A Sereia - Lago dos Mortos' já está no catálogo do serviço de streaming desde o mês passado. (Clicar AQUI para maiores detalhes.)


Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário