Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 9 de maio de 2020

A Condessa #Drácula


O filme 'A Condessa Drácula' (Countess Dracula, 1971), estrelado por Ingrid Pitt e dirigido por Peter Sasdy, é uma produção do lendário estúdio Hammer, responsável por clássicos do cinema de terror sobrenatural das décadas de 1950/60/70, como os filmes Drácula com o ator Christopher Lee.

Com roteiro também assinado pelo diretor junto com o roteirista Jeremy Paul, a história é inspira no livro da escritora francesa Valentine Penrose, 'Sanglante Erzsébet Báthory la Comtesse', publicação de 1962, que tem a figura histórica de Erzsébet Báthory como tema e as atrocidades cometidas por ela. Atrocidades que deram a verdadeira condessa Báthory fama de vampira, a qual também tinha ligação com Vlad III ou Draculea (também conhecido por "Vlad Tepes", que em português se traduz "Vlad, O Impalador", figura histórica que foi inspiração na criação do personagem ficcional do Conde Drácula, do livro 'Drácula' de Bram Stoker).

Isso porque não só ambos (o Vlad III e a condessa Báthory) cometeram atrocidades inimagináveis durante suas vidas, mas a mãe de Erzsébet, Anna Báthory, era irmã do príncipe da Siebenbürgen (também conhecida por Transilvânia) István Báthory e que se tornou o rei da Polônia, o qual tinha ligações políticas com Draculea.

No entanto, a trama do filme foi mais simplificada em relação aos relatos históricos e também apresenta uma visão mais realista dos vampiros, o que a torna ainda mais assustadora que os filmes inspirados no personagem Drácula, criado por Bram Stoker, que foram produzidos pela Hammer.

Mostrando a condessa Erzsebet Báthory idosa, no período que fica viúva, o roteiro do filme inicia apresentando a personagem de forma a deixar bem claro que se tratava de uma mulher cruel e até um tanto sádica.

Diante da velhice e da proximidade da própria morte, a cruel condessa descobre por acidente uma possível "fonte da juventude". Descoberta pela qual ela não medirá esforço para continuar a usufruir.

Assim Erzsebet Báthory começa a cometer atrocidades em seu remoto castelo, tendo ajuda de sua fiel serve e seu amante de longa data. O problema é que com a juventude vem possibilidades a muito descartadas pela condessa, como um novo amor, o que não agrada em nada seu velho amante. E se os terríveis atos cometidos pela condessa já corriam na boca dos camponeses que viviam ao redor do castelo, depois do desaparecimento de uma de suas serves, aumenta o medo e com isso o lugar ganha a fama de maldito.

Ambientada na Europa medieval, com direito a castelo e tudo, a produção de terror sobrenatural mantém toda a atmosfera sombria e características já conhecidas pelos fãs da Hammer, entrando para a lista de clássicos do gênero do estúdio.

'A Condessa Drácula' atualmente está disponível no catálogo do serviço de streaming Darflix, na versão legendada em português.


Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais


Nenhum comentário:

Postar um comentário