Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A lenda de #JackFrost

Jack Frost, diferente do que muitos pensam, não é uma lenda natalina, mas nos países frios é geralmente associado aos mitos do Natal cristão.


De acordo com o mito popular, trata-se de uma lenda escandinava sobre um elfo, à quem os vikings chamavam de Jokul Frosti, que significa pingente de gelo, nome que foi convertido para a língua inglesa e tornou-se Jack Frost.

Esgueirando-se pelas cidades nas noites frias do inverno, Jack Frost costuma criar desenhos no gelo, para "decorar" janelas e também outras superfícies como a grama congelada. Além imagem de um elfo, ele também é retratado como senhor ou um espírito invisível, que ninguém pode tocar ou ouvir, mas geralmente descrito como um ser simpático e alegre, tipo brincalham. Porém se Jack Frost for provocado, pode matá-la congelando.

Atualmente Jack Frost ganhou várias versões na literatura, em filmes e até games, na maioria das vezes relacionado as lendas natalinas e retratado como um do mal, pois nos países frios, tudo relacionado ao inverno costuma ser ligado a "coisas ruins", tipo o frio intenso desses lugares pode matar as pessoas congeladas.

Literatura e Quadrinhos

'A Vida e Aventuras de Papai Noel' do autor L. Frank Baum, publicação de 1902, retrata Jack Frost como o filho do sem-nome rei Geada, que tem prazer em beliscar "dezenas de narizes e orelhas e dedos dos pés". Esse lado maroto também faz o Papai Noel considerá-lo um "vagabundo" e pouco confiável. O personagem também aparece em um outro conto do autor, 'Sombras Fugitivas', onde é descrito como o único que detém o poder de congelar sombras e separá-las de seus proprietários, tornando-as suas próprias entidades vivas.

Jack Frost também aparece em um poema da escritora Elizabeth Bishop, 'Primeira Morte em Nova Scotia' e em outro escrito por Daisy Meadows, 'Rainbow Magic Books', o qual tem sido descrito como um antagonista que se esforça para congelar a Terra das Fadas.

Já em quadrinhos, há uma publicação da Timely Comics, hoje mais conhecida por Marvel Comics, de 1940, onde Jack Frost é retatado como um tipo de super herói, que possui o poder de manipular o frio. Ele tem o corpo coberto de gelo e é capaz de projetar gelo, assim como congelar tudo a sua volta.

Filmes e Games

'Morozko' (título do mito russo que é equivalente ao Jack Frost inglês), é um filme de 1964, produção Russa onde o personagem aparece. Destaque também para filmes de Hollywood recentes, dois intitulado 'Jack Frost', e outro que mostra o personagem junto a outros mitos populares como Papai Noel e o Coelho da Páscoa, chamado 'A Origem dos Guardiões'.

Jack Frost ficou muito popular em games e já apareceu alguns, como 'Adventure Quest', 'Guild Wars', 'Granado Espada', 'City of Villains', 'Killing Floor', 'Rune Scape', entre outros.

Leia+: LENDAS SOBRENATURAIS

Leia também: DICAS SOBRENATURAIS

Fique ligado em outras das minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais no Blog da Digital Rio, leia+: LUCARD




Nenhum comentário:

Postar um comentário