Reza a lendas em regiões variadas pelo mundo que "Krampus" é uma palavra de origem alemã, derivada de "Krampen", que significa simplesmente "garra".
Na região européia dos Alpes, Krampus é representado por uma criatura semelhante a um demônio que enquanto o Papai Noel distribui os presentes para as crianças que foram boazinhas, Krampus puniria as que são malvadas.
Enquanto o demoníaco ser não é muito lembrado nas Américas, em regiões da Europa o personagem desse contos sobrenatural muito macabro, é celebrado, com direito pessoas que se vestem de Krampus durante as primeiras semanas de dezembro, a partir do anoitecer do dia 5 de dezembro, e vagam pelas ruas assustando as criancinhas.
A fantasia moderna de Krampus é composta de uma máscaras de madeira, pele de ovelha e chifres, claro que em versão manufatura, assim como aconteceu com o São Nicolau, ao assumir a atual versão de Papai Noel.
Há também variações do personagem, como acontece na cidade de Oberstdorf, na Baviera, onde existe a tradição do "Der Wilde Mann" (Tradução: o homem selvagem). Um ser sobrenatural que é muito parecido com o Krampus, só que não tem chifres, mas veste peles e assusta crianças (e adultos mais sensíveis), usando correntes e sinos enferrujados. Vale dizer que ele também não tem qualquer ligação com São Nicolau ou Papai Noel.
No Brasil, poucos conhecem a lenda de Krampus, provavelmente apenas alguns poucos grupos de famílias do sul do país, onde a concentração alemã é maior.
Leia+: LENDAS SOBRENATURAIS
Leia também: KRAMPUS
Fique ligado em outras das minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais no Blog da Digital Rio, leia+: LUCARD
Nenhum comentário:
Postar um comentário