Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 16 de outubro de 2015

#Krampus, uma Lenda Natalina Macabra

A macabra lenda natalina sobre Krampus, fala de uma criatura mitológica que acompanha ninguém menos que São Nicolau, o Papai Noel, durante a época do Natal para punir as crianças que foram levadas.


Reza a lendas em regiões variadas pelo mundo que "Krampus" é uma palavra de origem alemã, derivada de "Krampen", que significa simplesmente "garra".

Na região européia dos Alpes, Krampus é representado por uma criatura semelhante a um demônio que enquanto o Papai Noel distribui os presentes para as crianças que foram boazinhas, Krampus puniria as que são malvadas.

Enquanto o demoníaco ser não é muito lembrado nas Américas, em regiões da Europa o personagem desse contos sobrenatural muito macabro, é celebrado, com direito pessoas que se vestem de Krampus durante as primeiras semanas de dezembro, a partir do anoitecer do dia 5 de dezembro, e vagam pelas ruas assustando as criancinhas.

A fantasia moderna de Krampus  é composta de uma máscaras de madeira, pele de ovelha e chifres, claro que em versão manufatura, assim como aconteceu com o São Nicolau, ao assumir a atual versão de Papai Noel.

Há também variações do personagem, como acontece na cidade de Oberstdorf, na Baviera, onde existe a tradição do "Der Wilde Mann" (Tradução: o homem selvagem). Um ser sobrenatural que é muito parecido com o Krampus, só que não tem chifres, mas veste peles e assusta crianças (e adultos mais sensíveis), usando correntes e sinos enferrujados. Vale dizer que ele também não tem qualquer ligação com São Nicolau ou Papai Noel.

No Brasil, poucos conhecem a lenda de Krampus, provavelmente apenas alguns poucos grupos de famílias do sul do país, onde a concentração alemã é maior.

Leia+: LENDAS SOBRENATURAIS

Leia também: KRAMPUS

Fique ligado em outras das minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais no Blog da Digital Rio, leia+: LUCARD


Nenhum comentário:

Postar um comentário