Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 20 de maio de 2015

#NarutoTheLast - The Last: Naruto O Filme


Em um futuro muito, muito, muito distante mesmo! Onde a magia e a ciência não existem, pois são simplesmente tecnologia, os seres humanos convivem com modernas tecnologias como as cameras fotográficas e também usam a energia do chakra como forma de cura, assim como arma de destruição. Naruto é um dos jovens que cresceu em uma das aldeias ocultas (locais com força militar conhecida por shinobis), a Folha, que é localizada em algum lugar "não classificado" no país do Fogo, um dos países existentes no mundo.

'Naruto The Last' ou, no Brasil, 'The Last: Naruto O Filme' narra a conclusão de uma clássica saga japonesa, com referências que vão dos 15 anos de publicações dos mangás, aos animes produzidos pela TV Tokyo.


Após 2 anos do término da Quarta Grande Guerra Ninja, os shinobis das aldeias ocultas, como a Folha e Areia, pensam que finalmente terão um pouco de paz. Porém, aparentemente, a paz não será duradora.

Isso porque o improvável fim da Terra pode não ser tão improvável assim, quando a Lua, o satélite natural de nosso planeta, começa a saindo de sua órbita. Pela proximidade da Terra, a Lua começa a se desfazer e seus pedaços são atraídos para o planeta, parte fica orbitando e parte queima ao entrar na atmosfera. Porém quando os pedaços começam a ficar cada vez maiores, suficientes para causar destruição em massa, o caos é instalado.


Os shinobis do mundo não só precisam achar uma forma de destruir os pedaços que orbitam perigosamente em torno do planeta, antes que caiam, como evitar que a própria Lua não se chocar com a Terra.

Enquanto os shinobis de todo o planeta unem forças para evitar que o pior aconteça, a pergunta que os chefes das aldeias ocultas se fazem é: Trata-se de uma causa natural, ou seria algo causado por alguma força desconhecida?


O Hokage Kakashi junto com o Kazekage Gaara e outros chefes de aldeias ocultas, também precisam manter as pessoas de seus países a salvo e se o problema já não fosse grande, a Folha tem que lidar com a invasão de sua aldeia e rapto de uma das filhas de um dos seus mais poderosos clãs e também irmã caçula da shinobi Hinata.

Naruto e Hinata, com alguns dos mais poderosos shinobis da Folha, são incumbidos do resgatar da irmã de Hinata, o que o grupo não espera é que a missão os levam a um misterioso lugar, além das fronteiras da Terra.


'The Last: Naruto O Filme' é um filme muito bem feito, não só em relação ao roteiro, mas as técnicas de animação e arte usadas. Quem aprecia o estilo de cinema do Japão verá o melhor nessa produção. Porém os que não conhecem tais produções e nem tão pouco a história criada pelo mangaká Masashi Kishimoto (baseada na franquia 'Naruto'), mesmo sendo de ação e drama romântico, pode sentir estranheza.

Isso porque a forma que os japoneses escrevem e também editam suas produções é bem peculiar, em um estilo todo próprio. Eles não segue o restante do mundo, padronizado pelo mercado americano que usa como base as técnicas de Syd Field para roteiro, tão pouco segue o estilo igualmente padronizado de fazer filmes visto em festivais, muito conhecidos em países como Brasil.


'Naruto' é um dos melhores exemplos de uma bem sucedida produção japonesa, que conseguem criar sua própria linguagem cinematográfico, a qual é usada especialmente nas adaptações de seus famosos mangás, que também são histórias em quadrinhos que não seguem nenhum padrão conhecido no ocidente.

Misturando estilo próprio de fantasia sobrenatural, ficção científica, com muita ação e drama, além de uma dose de romance e comédia, a conclusão da saga de Naruto é um filme perfeito para fãs, não só por conseguir unir tantas referências, mas por fazer links com os mangás, animes e filmes. (Quem não é fã, pode ficar um tanto perdido com algumas referências e termos usados.) Além de incluir peculiaridades da cultura japonesa que enriquecem ainda mais o roteiro.


Um filme que mostra uma característica marcante do povo japonês, que muitas vezes o ocidente tem dificuldade de entender, o de incentiva a criação do novo, ao mesmo tempo que não se livra do velho. Conservando o antigo e muitas vezes o readaptando, onde o valor de um presente feito artesanalmente é muito maior que um caríssimo de marca, comprado em loja.

'The Last: Naruto O Filme' estreia em todo o Brasil, finalmente, no dia 28 de maio, mas para quem é de São Paulo e proximidades, vale lembrar que está rolando o Festival Naruto.

Leia+: NARUTO

NOTA: O filme 'The Last: Naruto O Filme' tem cena depois dos créditos, então não saia da sala de cinema antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário