Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 30 de maio de 2015

#DicaDeLivro - O Desejo de Lilith

(RESENHA ATUALIZADA.)

NOTA: Desde Agosto passado (2014), que iniciou-se o resgate das antigas resenhas de livros do extinto programa de rádio, Seleção Digital. Vale lembrar que só serão publicadas aqui, as resenhas de livros de conteúdo sobrenatural, que após lidas ao vivo também tiveram sua versão texto publicadas. Porém as outras ainda poderão ser lidas no blog do antigo programa da rádio Digital Rio. (Clicar AQUI para ler outras resenhas.)



O livro 'O Desejo de Lilith' de Ademir Pascale, publicação da Editora Draco, tem uma história intrigante e controversa, além de ter uma bela pesquisa sobre o assunto chave. O primeiro romance do autor fala da primeira mulher de Adão, pois reza a lenda que Eva foi a segunda esposa, feita de uma costela. Já a primeira esposa, Lilith foi feita a imagem e semelhança de Deus, assim como Adão.

Lilith foi a primeira mulher de Adão, criada diretamente do barro, igual ao seu parceiro e por isso não aceitou ficar por baixo, submissa a ele, exigindo ser tratada como igual. Ela foi a primeira feminista e por isso expulsa do paraíso e amaldiçoada. Só por isso a história já chama atenção, pois faz o leitor pensar.

Há muitas histórias envolvendo o nome da primeira esposa de Adão, em umas Lilith foi mandada para o inferno e virou uma Succubus, dando a luz a vários seres amaldiçoados como ela. O autor pegou a história dela ter sido mandada para o inferno e não somente expulsa do paraíso, juntando a ideia de que Lilith teria se envolvido com Samael, o anjo caído, que vive no inferno e com ele teria dando a luz uma criança muito especial.

Narrado em forma de um diário, assim como o clássico do terror Drácula de Bram Stoker, temos Rafael, ex-detetive de polícia a relatar um dos casos mais estranho que teve que investigar, onde entre outras fontes de pesquisa há um curioso diário, que me faz lembrar um pouco o famoso livro de H.P.Lovecraft, o Necronomicon, tamanha as revelações macabras que se encontra no diário. Não sei se o autor é fã de Stoker ou de Lovecraft (desconfio), mas a forma escolhida para narrar sua história, deixou a trama com um toque de realismo bem interessante. O que dá para preocupar, ao pensar em trombar por ai com alguma das figuras da história, ou pior, talvez encontrar o macabro diário "perdido" na mesa de algum shopping.

Para quem não conhece muito sobre história antiga e lendas ligadas a religião cristão, o livro pode ser um desafio à parte. Pode frustar pela falta de conhecimento do leitor no assunto, mas também pode incentivá-lo a pesquisar. (Eu voto na pesquisa.) No entanto, os leitores que já possuem conhecimento sobre o assunto abordado no livro e também reconhece as referências brilhantes colocadas no livro, com certeza irão se deliciar com a história.

Também gostei muito da forma como o autor montou a trama, usando unicamente a visão católica de Lilith, ou seja, a maligna e mantendo-a até o fim. Não mudando o foco da trama. Falo isso, pois há outras religiões onde a personagem bíblica é vista como a primeira mulher injustiçada do mundo e não como um ser maligno. (Afinal ela só buscava por direitos iguais e foi castigada por isso.) Só que não é esse o ponto do livro, se Lilith é boa ou má. Talvez quem veja Lilith como a injustiçada não concorde com o autor, mas seguindo a pesquisa feita por ele e sua linha de pensamento, a história ficou muito legal.

A história se inicia a partir da investigação de um misterioso suícidio, onde Rafael averigua que o dito suicida parece estar possuído ou foi instigado por alguém. No decorrer das investigações o ex-detetive, além de se tornar obcecado pelo caso, também descobre que o causador da morte não é um mero mortal, o qual faz o que faz graças ao desejo de Lilith de destruir a raça humana. Isso porque Lilith está confinada no inferno e precisa de alguém de confiança, que caminhe entre os dois mundos, para instigar o caos. Anjos e demônios, todos pela Terra disfarçados e caminhando ao lado de Rafael pelas ruas de São Paulo.

'O Desejo de Lilith' tem 136 páginas e é uma ótima pedida para aqueles que gostam de uma leitura mais instigante e busca por pesquisa. A trama atiçou a minha curiosidade desde as primeiras páginas e me fez pegar o livro, lendo-o de uma tacada só.

Saiba+:

Blog Oficial do livro 'O Desejo de Lilith':
http://odesejodelilith.blogspot.com.br/

Twitter Oficial de Ademir Pascale:
https://twitter.com/AdemirPascale


Outras dicas de livros, leia+: RESENHAS SOBRENATURAIS ANTIGAS

Leia também: HISTÓRIAS COM VAMPIROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário