Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Sociedade das Sombras

Quando comecei o programa Contos Sobrenaturais na Digital Rio, a ideia era levar conteúdo diferenciado e de qualidade para as ondas do rádio, que atualmente (em especial no Rio de Janeiro) está quase que restrita a música da pior qualidade já produzida no Brasil e a notíciais sensacionalistas.

A Digital Rio é uma rádio comunitária, que atualmente na versão online, tem a próposta de quebrar esse padrão decadente e ter em sua programação musica e programas de qualidade. Divulgando o melhor da cultura e entretenimento mundial.

Por isso, a reunião da boa música mundial, seja de trilha de anime japonês ou o bom e velho rock, música pop ou trilha de filmes sucesso de bilheteria, ao conteúdo ligado ao Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio, se tornou a cara da rádio. E o que no principio era apenas o slogan do programa Contos Sobrenaturais, hoje faz parte da Digital Rio, por conta de seus projetos e programas de incentivo a leitura e apoio a literatura de língua portuguesa, entre outros.

CLICK NA CAPA PARA VER AMPLIADA

Graças a parceiria com a Editora Estronho, a Digital Rio teve a chance de reunir alguns dos autores parceiros/colaboradores da rádio para uma antologia diferente de qualquer outra. A 'Sociedade das Sombras - Contos Sobrenaturais' é a reunião de autores de vários estilos e gêneros, brasileiros e portugueses, os quais tem em comum a paixão pelo sobrenatural.

O livro tem autores que escrevem gêneros que variam do terror a comédia, dando a chance do leitor de ler histórias bem variadas que envolvem o fascinante mundo das sombras, do sobrenatural, o qual chamamos carinhosamente de sociedade das sombras. Há autores já publicados na lista dos participantes, mas também novatos, além de contistas que são da área de literatura, como outros que são jornalista ou de cinema (roteirista). Ou seja, leitura para todos os gostos e assim o leitor tem a oportunidade de conhecer um pouco da nova literatura fantástica em língua portuguesa mundial e, quem sabe, se tornar um novo fãs de alguns desses talentosos autores.

Na lista de membros da Sociedade das Sombras, nem a autora que escreveu o prefácio escapou de ser fã do sobrenatural. Giulia Moon é a talentosa criadora da vampira Kaori, série literária sobre uma vampira japonesa e suas aventuras pelos séculos, que em breve terá mais um livro da série lançado, 'Kaori e o Samurai Sem Braço', que está entre as novidades divulgadas aqui para o Ano do Dragão. A autora está na pequena lista de autores brasileiros que possuem o talento e a disposição de escrever histórias em série. Infelizmente, mesmo com a evitente paixão de muitos brasileiros por histórias em série, tanto em literatura, como em relação a séries de TV e cinematográfica, os quais formam verdadeiras legiões de fãs no Brasil (ao ponto de várias séries que nem chegaram aqui ainda já terem fãs), são poucas as editoras que apostam em autores de séries, muito menos nos brasileiros. Especialmente se tratando de história do tipo fantástica, que ainda é muito discriminada por aqui, mesmo com séries de livros, TV e Cinema fazendo estrangeiras tendo sucesso estrondoso em terras brasileiras (como 'Harry Potter', 'Supernatural' e 'Star Wars').

PREFÁCIO:

é ilustradora, contista e romancista. Tem coletâneas solo de seus contos publicadas e já participou de várias antologias, como 'Meu Amor é um Vampiro'. Em 2008 lançou, junto com 6 autores, 'Amor Vampiro', que possui o conto que deu origem a série Kaori. É apaixonada por histórias de vampiros e tem carinho especial por seres obscuros e monstros em geral, inclusive os lendários. Para quem curte história em série, está aqui uma autora que entende do assunto, além das histórias de Kaori, também possui uma outra história em série (em contos), com sua vampira Maya.
Blog de Giulia Moon: http://phasesdalua.blogspot.com



AUTORES E CONTOS:

é contista e a criadora da série em tirinhas de 'Bram e Vlad'. A autora afirma que cria histórias em tempo integral e que a Química é sua distração. Tem contos publicados em antologias e coletâneas, inclusiva na 'Meu Amor é um Vampiro'. Também tem conto na série 'Paradigma'. Possuem uma série de contos criada a partir do universo das tirinhas de 'Bram e Vlad'.
Blog de Adriana Rodrigues: http://bramevlad.blogspot.com.br
Conto: O Misterioso Caso de Ashfield, suspense (conteúdo sobrenatural, livre). 

é diagramador e design gráfico, colecionou de tudo que existe sobre vampiros, contista e esse ano estreia como romancista. Já participou de inúmeras antologias e coletâneas de contos. Publico seu livro solo pela Editora Estronho, Adorável Noite, e seu romance sai pelo Selo Fanta da editora, 'A Maldição do Cavaleiro'. O autor é o criador do melhor site sobre vampiros do Brasil, o www.adoravelnoite.com, que é reconhecido inclusive internacionalmente. Também é consultor e colaborador de vários sites e blogs sobre vampiros e contos fantásticos.
Blog de Adriano Siqueira: http://contosdevampiroseterror.blogspot.com
Conto: Tratado Imortal, aventura (conteúdo sobrenatural, livre).
 
é professora e contista, com contos publicados em várias antologias, como Dimensões.BR, FC do B - Panorama 2008/2009, Moedas para o Barqueiro entre outras.
Blog de Alícia Azavedo: http://alluim.blogspot.com/
Conto: Sala das Ampulhetas, fantasia (conteúdo sobrenatural, livre).

é contista, romancista e escritor de poesia. Já lançou os livros de poesia Fragmentos e Cruzamentos. Escreveu um livro de literatura fantástica, Éden - Reinado dos Céus, o primeiro de uma trilogia. Faz Ciências da Comunicação e é um dos autores responsáveis pela revista literária online Alterwords.
Saiba mais na página de Bruno Pereira da Editora Estronho.
Conto: Espectros, suspense (conteúdo sobrenatural, adulto).

é estudante de Medicina Veterinária e autora premiada em vários concursos literários. Tem inúmeras publicações, tanto impressas como no forma de e-book. Romancista e contista, tem textos publicados em diversas antologias. Também é colaboradora de várias publicações na internet e sites. Autora coordena a revista literária online Alterwords.
Saiba mais na página de Carla Ribeiro da Editora Estronho.
Conto: O Inferno Pode Esperar, fantasia com suspense (conteúdo sobrenatural, adulto).

é escritora e responsável pelo Selo Fantas da Editora Estronho. Tem contos publicando em várias antologias e coletâneas. Apaixonada pelos livros, iniciou o apoio a Literatura Fantástica Brasileira através de resenhas de livros em seu blog e divulgando o banner da "Campanha LitFan Nacional".
Blog de Celly Borges: http://www.mundodefantas.blogspot.com.br
Conto: Bárbara Está Morta, terror (conteúdo sobrenatural, adulto).

é formado em Ciências da Comunicação e autor da série de livros de fantasia Orbias, dos quais já publicou Orbias - As Guerreiras da Deusa e Orbias - O Demónio Branco. É colaborador do blog Bela Lugosi is Dead.
Saiba mais na página de Fábio Ventura da Editora Estronho.
Conto: O Regresso, terror (conteúdo sobrenatural, adulto).

é ator, artista plástico e escritor. Formado em Psicologia publicou diversos textos na área. Como contista aparece na antologia Caminhos do Medo. Como romancista publicou Hugo, O Vampiro - As Luzes na Idade das Trevas, primeiro de uma série. Outro autor brasileiros com talento para histórias em série. Internacionalmente publicou o livro infantil A magia do Agir, em espanhol e inglês.
Blog de Gabriel A. Burani: http://hugoovampiro.blogspot.com/
Conto: Urbanos, fantasia (conteúdo sobrenatural, livre).

é um heterônimo. Indo um pouco além da ideia do poeta e escritor português Fernando Pessoa (famoso em sua época por manter vários heterônimos), Kane Ryu também participa das histórias que escreve com foco no gênero fantástico. Colabora com a rádio Digital Rio, com artigos de assuntos vários e também escrevendo sua série de contos para o programa Contos Sobrenaturais. Sua histórias, com foco no universo fantástico sobrenatural que criou em seu blog, que em parceria com E.H.Mattos do blog Segredo da Escuridão - Contos Sombrios, relata as aventuras de uma turma de seres sobrenaturais (e seus humanos de estimação).
Blog de Kane Ryu: http://segredodaescuridao.blogspot.com/
Conto: A Vila Oculta, fantasia com suspense (conteúdo sobrenatural, adulto).

é formado em publicidade e propaganda. Também conhecido por Kampos, é contista, romancista e desenhista. Publicou seu primeiro romance, o Vinganças de Sangue, de forma independente e o divulga seu livros e contos em seu blog.
Blog de Karlo Campos: http://criaturasdaescuridao.blogspot.com/
Conto: Monstro, fantasia com terror (conteúdo sobrenatural, adulto).

é jornalista, fotógrafa e contista. Produtora do programa Fala Série, que vai ao ar rádio Digital Rio, onde fala de séries de TV mundiais, tanto estrangeiras como nacionais. Começou a escrevendo fanfics de suas séries favoritas e tomou gosto. Atualmente escrever suas próprias histórias para o programa Contos Sobrenaturais e também em forma de texto para seu blog Quem Conta um Conto, no qual ensaia séries de contos.
Blog de Louise Duarte: http://acereporternews.blogspot.com/
Conto: Férias Encantadas, fantasia com romance (conteúdo sobrenatural, livre).

é romancista e contista. Iniciou sua carreira bem jovem, aos 18 anos, com a publicação do thriller Conexão Beirute-Teeran. Conhecido por seus thrillers, que escreve inclusive para jovens, como contista gosta de se aventurar pelo sobrenatural. Participou de coletâneas como Território V - Vampiros em Guerra. Atualmente se aventura pelo gênero chick-lit, com sua série 'As Bem Resolvidas (?)'. O autor infelizmente não pode participar da antologia, por questões puramente jurídicas e se tornou um membro honorário da Sociedade das Sombras. Por isso o conto que escreveu especialmente para a antologia, foi produzido em forma de audioconto, A Filha do Diabo, exclusivamente no programa Contos Sobrenaturais.
Site de Luis Eduardo Matta: www.lematta.com
Audioconto [Conto Bonus]: A Filha do Diabo, suspense com terror (conteúdo sobrenatural, adulto).

é romancista e contista. Outra talentosa autora brasileira que sabe escrever boas histórias em série. É mais conhecida por sua saga vampiresca Alma e Sangue, que atualmente também conta com contos e uma websérie no site oficial da série de livros, www.almaesangue.com.br, mas possui contos publicados em várias antologias e coletâneas, inclusiva na 'Meu Amor é um Vampiro'. Atualmente se dedica a uma nova série fantástica e ano que vem, promete uma série sobre o Rei dos Vampiros, Ariel Simon.
Blog de Nazarethe Fonseca: http://nazarethefonseca.wordpress.com 
Conto: A Escolha, fantasia com suspense (conteúdo sobrenatural, adulto).

é o administrador do site Contos Grotescos e também do blog de mesmo nome (http://blogcontosgrotescos.blogspot.com), onde divulga seus contos sobre o gênero fantástico, geralmente com foco no terror, e de seus colegas contistas.
Saiba mais na página de Paulo Sorriano da Editora Estronho.
Conto: O Cemitério de Reggor, terror (conteúdo sobrenatural, adulto).

é romancista, contistas,  desenhista e cosplayer. Criadora da série de histórias sobre a caçadora Jessi e seu caçado, o vampiro Zack, que além de 3 livros publicados, possui contos e tirinhas. Uma autora que também possui talento para histórias em série. Como cosplayer já foi premiada em vários concurso.
Site de Vivianne Fair: www.recantodachefa.com.br
Conto: Entre a Caça e os Caçadores, comédia com romance (conteúdo sobrenatural, livre).


CLICK NO BANNER E VISITE O BLOG
DA SOCIEDADE DAS SOMBRAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário