Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 21 de maio de 2020

O que Fazemos nas Sombras


'O que Fazemos nas Sombras' (What We Do in the Shadows, 2014) é um documentário ficcional sobre um grupo de vampiros que "vivem" na Nova Zelândia.

O grupo permite que uma equipe de filmagem registe seu "dia-a-dia", com a promessa que ninguém seria mordido, e assim começam a se abrir para as cameras revelando que a "vida" de vampiro não é tão glamourosa como nos filmes.

Viago, interpretado pelo ator Taika Waititi, é quem apresenta o mundo vampiresco durante a filmagem, mesmo dividindo os holofotes com os colegas de quarto, pois ele não vive sozinho em uma luxuosa mansão ou castelo, mas divide um apartamento com outros vampiros.

Mostrando que vampiros tem que se preocupar com muito mais que o pescoço de cada noite, 'O que Fazemos nas Sombras' detona o mito dos vampiros ao debochar de todos os esteriótipos vampirescos.

No documentário ficcional os vampiros precisam aprender a lidar com todo tipo de problema da vida moderna, como ter que pagar conta, aprender a usar as novas tecnologias e, talvez, o maior desafio de todos, se vestir de acordo com os estilo dos dias atuais. E se estar entre os humanos já não fosse complicado, ter que aturar colegas de quartos problemáticos, com séculos de neuroses mal resolvidas, também não ajuda a melhor a "vida".

Os vampiros também tem que aprender a lldar com criaturas estranhas, como lobisomens e policiais, um desafio para eles.

Durante as filmagens, os vampiros acabando por se exporem mais do que talvez pretendiam, revelando que podem ser tão sem noção e barraqueiros como qualquer humano. Assim como também capazes de forjar laços fortes de amizade.

Destaque para a ideia dos produtores do filme de usar o estilo de filmagem com camera na mão, que deu mais veracidade a esse fictício documentário sobre a "vida" dos vampiros.

'O que Fazemos nas Sombras' chegou este mês (1° de maio) ao catálogo da Darkflix, em versão legendada em português.

NOTA: Tem cenas pós créditos. Veja até o fim, mas correrá o risco de ter que ver o filme novamente. (Veja os créditos até o fim e vai entender o comentário. *risos*)



Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário