
Assim como as datas festivas, também as lendas das mais variadas atravessaram os mares e chegaram ao continente americano. No Brasil, as histórias assombradas sempre fizeram a cabeça do povo. Histórias sobre casas assombradas, cemitérios perdidos, mulheres de branco... Tradições que migraram assim como os lobisomens, vampiros e outros seres fantásticos.
Antigamente, com a exclusão das mulheres de qualquer tipo de atividade intelectual, a maioria das descrições desses seres encontradas na literatura fantástica mundial, eram bestiais. Tratava-se de criaturas violentas e brutas, quando o caso era de seres femininos, eram igualados a mulheres de carater duvidoso. Porém no último século, com as mulheres entrando em áreas que até então era exclusividade de homens, as coisas começaram a mudar também na literatura fantástica.
O último século foi marcado com o destaque da autora americana Anne Rice, que conquistou o seleto clube do Bolinha da literatura fantástica mundial.
No entanto, na década passada, começaram a se destacar algumas dessas autoras e mesmo que seus livros fossem considerados literatura inferior; seja em relação ao foco no público feminou ou no infanto-juvenil, elas conquistaram o mundo e algumas, como J.K. Rowling, conseguiram o respeito merecido.
No Brasil, o preconceito vai além, pois ainda há muitos que não aceitam a literatura fantástica como literatura de qualidade. O que causou uma peculiar reação dos autores do gênero e dos fãs. Uma união entre autores e fãs gerou eventos literários e se prolongou via internet, ignorando completamente opiniões de crítica. Formou-se grupos na internet, assim como sites e publicações de fanzines, tanto convencionais como virtuais e dois dos mais engajados (e antigos) foram, sem dúvida, o de M.D. Amado, site Estronho e Esquésito (www.estronho.com.br) e o de Adriano Siqueira o Adorável Noite (www.adoravelnoite.com).

Queria mencionar todas, mas aqui no blog há varios post, falando de todas as que conheci, contos, poesia, quadrinhos... Aproveite para conhecê-las.
Feliz Halloween!
Adoro livros assim...e te confesso me apaixonei pelos personagens da Nazarethe e pela pessoa que a autora é, pois tem uma atençao e um carinho com os fãs que achei lindo! Vou aproveitar as ducas das outras escritoras e procurar os livros....
ResponderExcluirEu espero que goste, pois indico o que conheço e adoro, no que diz respeito as autoras mencionadas, sou fã de carterinha. (E dos autores também, os indicados dos sites.)
ResponderExcluir:)
Anny Lucard
Olá! Olha só minha maior parcela de fãs é femenina,mas tenho fãs no publico masculino também que curtem as lutas de espada e a ação dos livros. Acho que o amor e o livro são duas coisas universais. Basta ler sem preconceito.Beijos mordidos! Amei o post!
ResponderExcluirQue bom que gosto do post. :D
ResponderExcluirE eu adoro as lutas de espada e a ação dos seus livros, tanto quanto dos romances conturbados. É muito bom!
Anny Lucard
Adorei o spot, Anny!! Disse tudo!! =)
ResponderExcluiroops!! *post*
ResponderExcluirZack sempre terá a consideração dos leitores masculinos, afinal ele também não gosta do Edward. hahaha
ResponderExcluirAnny Lucard