Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 5 de maio de 2020

Amor de Vampiros


Amor de Vampiros (Amanti d'oltretomba, 1965) é considerado um dos clássicos do terror italiano. Dirigido por Mario Caiano e estrelado pela rainha gótica do cinema da Itália, a atriz Barbara Steele, é um filme raro aqui no Brasil, para alguns uma novidade, já que nunca chegou a estrear nos cinemas brasileiros.

Produzido e lançado em meados da década de 1960, seguindo os padrões das produções de terror da época, o filme tem trilha sonora assinada por Ennio Morricone. Valendo ressaltar que 'Amor Vampiro', além de não ter sido lançado nos cinemas do Brasil, infelizmente, ganhou por aqui um nome muito equivocado que não tem nada a ver com o filme e sua proposta. Piorando a situação ao cria uma aparente "propaganda enganosa", já que a trama não tem nenhum vampiro envolvido. Tanto é verdade, que a menção de "vampiros" só existe no Brasil, já que em outros países o título segue o original, 'Amanti d'oltretomba' que traduzindo do italiano para o português seria algo como "amantes da vida após a morte", ou a versão em inglês que ganhou o nome de "Nightmare Castle", que traduzindo do inglês para o português seria "castelo do pesadelo".

Com o roteiro assinado pelo diretor junto com o roteirista Fabio De Agostini, tirando o equivoco dos vampiros não envolvidos, a trama de terror sobrenatural de 'Amor de Vampiros' narra uma intrigante e misteriosa história de um cientista (do tipo "maluco" comum em produções da época) que é capaz de qualquer coisa para dar continuidade as suas pesquisas e experiência sobre juventude eterna, que testa em sua amante. Sem escrúpulos e até um tanto sádico, depois de "sumir" com a esposa, aproveitando que a mulher tinha encontrado um verdadeiro amor e aberto os olhos sobre o calhada do marido que tinha; o agora oficialmente viúvo cientista se casa com a irmã dela, já que no testamento da esposa ele não tinha direito a nada da fortuna deixada por ela, a qual deixa tudo que tinha para a irmã.

o problema é que o cientista não esperava que suas ações, que levaram a esposa a morte, teriam consequências além túmulo, quando os mortos clamarem por vingança.

Em preto e branco, segue a fotografia clássica de produções de terror com conteúdo sobrenatural produzidas por Hollywood nas décadas de 1930 e 1940, onde o recurso da cortina de fumaça era bem comuns e os efeitos visuais faziam muito uso de fusão de imagens, além de efeitos práticos e o uso de maquete. Visualmente o filme lembra os clássicos hollywoodianos dos Anos 30 e 40 do gênero.

Por não ter sido lançada nos cinemas brasileiros, a produção não contando com um poster nacional disponível. 'Amor de Vampiros' atualmente está disponível no catálogo do serviço de streaming Darflix, na versão legendada em português.


Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário