Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os Livros que Gostei 02

'Relações de Sangue' é um livro muito especial. Foi um dos primeiros que li que não vinha do estrangeiro e me identifiquei com os personagens e lugares, mesmo sendo do Rio. Porque não foi difícil imaginar os personagens perabulando pelas ruas de São Paulo, mesmo que alguns fossem vampiros.

A autora Martha Argel me chamou a atenção para sua história, também por criar vampiros um tanto humanizados, até mais do que os da minha única autora vampiresca favorita da época. Era 2002 e no Brasil existia poucos livros de vampiros, brasileiros então era uma raridade, a maioria que tinha por aqui eram clássicos e a única mulher dessa lista era Anne Rice.

Então foi com alegria e um tanto de orgulho, que fiquei fã de Martha Argel, afinal era um brasileira escrevendo sobre vampiros e a história se passava em território nacional. Sua adorável e também assustadora vampira Lucila, não deixava nada a desejar para vampiros como Lestat, Lois ou mesmo Drácula... E era uma garota em meio ao clube do Bolinha.

Lucila surgiu muito antes dos vampiros chegarem ao colegial, mas seu jeito de menina-moça, não faria ninguém questionar a presença da vampira num colégio. Porém Martha Argel se antecipou e tirou sua criança da noite dos cemitérios, pois Lucila gosta mesmo é de ficar no apartamento de Clara, uma humana com a qual a vampira criou um vínculo de amizade.


E assim como Lucila, os outros vampiros de 'Relações de Sangue', vivem em plena a capital do estado de São Paulo. Perambulando pela Avenida Paulista e outros lugares conhecido da cidade.

O livro é narrado através dos olhos da personagem Clara, uma mulher que levava uma vida comum e até meio chata, de tão pacada... Claro, isso antes de Lucila cruzar o seu caminho. Porque essa inusitada amizade, acaba envolvendo Clara no perigoso mundo dos vampiros, o qual a mortal não esconde ter um fascínio irresistível.

Tal fascínio de Clara pelo mundo de Lucila, também a faz não questionar muito as coisas, antes de se meter em encrenca. Por isso não é difícil para a vampira convencê-la a ajudar em uma investigação, sobre misteriosas mortes em série associadas a um vampiro. Não que os jornais tivessem provas da existência das criaturas da noite, na verdade, foi apenas uma forma de falar, para explicar o caso. No entanto, não quer dizer que o risco de exposição não exista e isso é o temor de Lucila, a qual sabe muito bem o quanto é perigo para vampiros, ter humanos em alerta de sua existência.

Com uma narrativa envolvente, bem-humorada e com um toque especial de mistério, somado a situações cotidianas da vida em São Paulo, 'Relações de Sangue' é um livro difícil de largar até chegar ao final.

'Relações de Sangue' de Martha Argel está sendo relançado pela Giz Editorial esse ano (2010), na Bienal de São Paulo e tem 256 páginas, uma capa linda e um acabamento interior impecável. O livro também é uma ótima pedida para quem se assusta com os tijolões lançados atualmente.

Para quem já leu a versão de 2002, uma dica, foi incluída nessa edição, a primeira história de Clara e Lucila, um conto que nunca foi publicado e que deixa o livro ainda mais interessante. Sendo que vale reler o livro depois de tanto tempo, pois a história continua atual e empolgante. E o conto bônus é de tirar o fôlego. Veja como um aquecimento, porque agora queremos que a continuação, Amores Perigosos, seja publicada.

Sobre o conto que vem de bônus, o que eu posso dizer sem conta toda a história, é que ele explica exatamente o que Clara quis dizer, quanto diz: "Eu levava uma vida bem normalzinha até que conheci meu primeiro vampiro. Na verdade, uma vampira. Uma coisinha delicada, do tipo mignon, que logo de cara quebrou o pescoço de dois sujeitos, secou um terceiro e ainda por cima me passou uma cantada. "

O currículo da escritora e também bióloga Martha Argel é grande. Junto com Giulia Moon publicam um fanzine chamado FicZine, onde contos de ambas, com participações especiais são publicados. Também publicou junto com Giula Moon a antologia 'Amor Vampiro', da Giz Editorial, em parceria com mais 5 autores (Nelson Magrini, André Vianco, Regina Drummond, J. Modesto e Adriano Siqueira).

Martha Argel também publicou 'O Vampiro da Mata Atlântica', pela editora Idea, e é uma das organizadora de 'O Vampiro antes de Drácula', publicado pela Aleph, junto com Humberto Moura Neto. O livro inclusive foi indicado pela, também autora de história de vampiros, Nazarethe Fonseca, em post no blog de sua saga Alma e Sangue. (As autoras também estarão presentes no dia do lançamento de 'Relações de Sangue', dia 13 de agosto, abertura da Bienal e dia do Vampiro em São Paulo. Veja a lista de atividades vampirescas no Dia do Vampiro, no blog da rádio Digital Rio AQUI.)

Ficou curioso? Olha uma pequena prova do 'Relações de Sangue', que a autora colocou na página dedicada a sua vampira Lucila. Acesse:
Lucila, a vampira - Capitulo 1 de Relações de Sangue.

O lançamento de 'Relações de Sangue' está marcado para dia 13 de agosto, mas o livro já pode ser comprado na Livraria Cultura e nas Livrarias Curitiba. (Verifique a Agenda de Martha Argel do mês de agosto e a Agenda da Giz Editorial na Bienal do Livro de São Paulo.)


Maiores Informações sobre a autora

Site oficial de Martha Argel:
www.marthaargel.com.br

Blog de Martha Argel:
http://vampirapaulistana.blogspot.com

Twitter de Martha Argel:
@MarthaArgel


Maiores Informações sobre a editora

Site da Giz Editorial:
www.gizeditorial.com.br

Twitter da Giz Editorial:
@gizeditorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário