Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

#HotelTransylvania2 - Hotel Transilvânia 2


A sequência da animação 'Hotel Transilvânia', não ficou tão boa quanto o original, FICOU AINDA MELHOR. O filme 'Hotel Transilvânia 2' (Hotel Transylvania 2, 2015) continua a narrativa do personagem ícone das histórias de terror, o Conde Drácula, e de outros monstros já conhecidos, mas na continuação resgatam um tipo de humor que ficou muito conhecido pelos fãs dos desenhos de Hanna-Barbera.

Seguindo uma linha de humor equivalente aos antigos desenhos dos estúdios de William Hanna e Joseph Barbera, como visto em desenhos como 'A Família Drácula' (Drak Pack) e 'A Família Addams' (The Addams Family), o roteiro que dá continuidade a história envolvendo os clássicos monstros da literatura de terror chama ainda mais atenção que o do primeiro filme. Isso por ter não só as referências ligadas as histórias originais bem colocadas, como o relacionamento conturbado entre o vampiro Drácula e o humano Jonathan, que no segundo filme se torna genro do Conde; mas por mesclar o velho e bom humor dos clássicos desenhos de Hanna-Barbera, com a tecnologia atual ao introduzir de forma sensacional o uso de redes sociais ao roteiro.



Continuando rico em detalhes e muito bem escrito, o roteiro de 'Hotel Transilvânia 2' permite que o filme seja visto sem ter assistido o primeiro. A sequência também possui referências divertidas tanto do universo dos monstros, como dos humanos, como é o caso da atual "febre de compartilhamento" causada pelos smartphones. (Nota: Além de ser uma das melhores propagandas em filme de todos os tempos! A Sony mandou muito bem com o uso dos smartphones pelos personagens de 'Hotel Transilvânia 2'.)

Também continuam com as críticas, agora não só em relação a ignorância humana, mas também a dos monstros, que também pelo medo, discriminação. Na sequência a narrativa sobre Drac continua, o qual nessa releitura é um respeitado monstro de família, viúvo, que vive para o trabalho e a única filha Mavis, pela qual passa a tolerar os humanos, como o genro Jonathan e a família. Porém o vampiro não esconde o desejo de que seu neto não puxe o lado humano do pai, já que os ruivos cabelos o garoto já tem.


Enquanto Drac tenta ajudar o neto a despertar seu lado vampiro, Jonathan é incumbido de distrair a esposa (a mando do sogro, o qual ele sempre obedece por medo e também por curtir mais o mundo dos monstros que o humano), levando Mavis para conhecer Los Angeles, onde a família humana dele vive.

No entanto, Drac deixa claro para Jonathan que toda a distração deve convencer Mavis que o mundo humano não é legal, mas para desespero do rapaz, ela chega a Los Angeles e tudo parece fascinante aos olhos da vampira.


Se Drac não tivesse problema suficiente em lidar com o genro humano, o neto que talvez tenha puxado o pai e a filha cada vez mais fascinada pelo mundo dos humanos; o pai do vampiro, o velho e muito tradicional Vlad, resolve conhecer o vamp-neto.

Como todo o bom filho, Drac esconde de seu pai seu estilo de vida alternativo, que inclui não só um genro humano e um neto meio-vampiro, mas um monstruoso hotel que aceita humanos como hospedes. Algo inaceitável aos olhos do velho vampiro. Vale dizer que na história original de Drácula, não há referência a família do personagem, mas como muitos afirmam que o personagem de Bram Stoker é inspirado em Vlad III, o sanguinário Vlad Tepes, também era conhecido por Dracula (que significa filho de Dracul) por ser filho de Vlad Dracul; a ideia se ajusta perfeitamente a trama da animação. Ponto para Robert Smigel, único envolvido no roteiro original que retorna na continuação, que compartilha os créditos pelo roteiro com o ator Adam Sandler (voz original de Drac), por pesquisar antes de escrever.


Destaque para o tema musical do filme, a música "I'm In Love With a Monster" de Fifth Harmony, que curiosamente remete ao estilo harmônico da época em que as produções de Hanna-Barbera foram feitas.

'Hotel Transilvânia 2' estreia hoje (24), em todo o Brasil, com cópias dubladas e legendadas, em versão 2D e 3D.

Leia+: Hotel Transilvânia

Leia também: VAMPIRES


Nenhum comentário:

Postar um comentário