Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lançamentos Sobrenaturais: 'Tempos de AlgóriA' e 'Reino das Névoas'

Atualizado em 26 de outubro de 2011

Lançados no Fantasticon 2011, em São Paulo, Tempos de AlgóriA e Reino das Névoas – contos de fadas para adultos são dois livros de literatura fantástica, com toque sobrenatural, da Tarja Editorial, parceira da radio.

Apostando em autores, especialmente brasileiros, e mantendo o foco na ficção a Tarja Editorial, felizmente, é uma das poucas editoras especializadas que lembrou que a literatura fantástica não é só coisa para o público infanto-juvenil. Há um grande número de fãs adultos do gênero que no nosso país seriam completamente ignorado, se não fosse editoras com a Tarja.

Na ousada obra Tempos de AlgóriA temos uma nitidez moldada com os recursos que vêm atraindo milhares de fãs de literatura de fantasia ao redor do globo: muita ação, uma história complexa e personagens ricos em conflitos internos. E tudo se passa em um universo de Sonhos e Pesadelos, que é ameaçado por um inimigo imprevisível que literalmente o consome aos poucos. O livro Tempos de AlgóriA abre a Coleção AlgóriA, onde obras de diversos autores se entrelaçam e colidem, cada uma com seus problemas, mas todas relacionadas pelo mesmo advento que surge com um só fim: destruir universos.

A obra, já se encontra em fase de negociação com o exterior e esperamos alavancar a visibilidade dos autores brasileiros no mercado europeu.

SOBRE O AUTOR

Richard Diegues é escritor, editor e consultor tecnológico. Atualmente mora na cidade de São Paulo. Autor dos livros: Magia – Tomo I (1997), Sob a Luz do Abajur (2007) e Cyber Brasiliana (2010). Também é organizador e co-autor dos livros Necrópole – Histórias de Vampiros (2005), Visões de São Paulo (2006), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Histórias do Tarô (2007), Necrópole – Histórias de Bruxaria (2007), de quatro volumes da Coleção Paradigmas (2009/2010), além de co-autor dos livros Portal Fundação (2009), Livro Vermelho dos Vampiros (2009), Imaginários 1 (2009) e Cyberpunk – Histórias de Um Futuro Extraordinário (2010). Sua obra mais recente é o romance Tempos de AlgóriA (2011). Colaborou com diversos jornais, revistas e sites da Internet, além de participar ativamente de eventos na área de Literatura Fantástica.

Já o livro Reino das Névoas – contos de fadas para adultos é uma coletânea, onde temos contos de fadas narrados de forma original e adulta, uma aposta do mercado editorial, que entra em sintonia com o crescimento da literatura de fantasia no mundo e com os muitos eventos relacionados ao assunto aqui no Brasil. Acompanhando a tendência, a Tarja Editorial lançou o livro da escritora e ilustradora paulistana Camila Fernandes, uma das autoras da coleção Necrópole e participante de várias antologias, como a recente A Fantástica Literatura Queer. Além de criadora de belas capas para inúmeros livros de literatura nacional.

Ganhadora de uma bolsa oferecida pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a obra traz 7 histórias no estilo dos contos de fadas em sua forma original: violenta, quando necessário; bela, quando possível; picante, quando ideal.

O livro, de visual ousado, contém ilustrações da própria autora abrindo cada um dos contos do livro, com novas histórias que brincam com elementos clássicos: príncipes e princesas, feiticeiras, maldições, bosques misteriosos, feras falantes. Trata-se de um livro de contos de fadas que não se autocensuram e, ao mesmo tempo, têm o sabor da moderna ficção fantástica.

A apresentação, do escritor Richard Diegues, dá uma noção da obra:

“Gosto de Contos de Fadas. Todos gostam. São histórias que ouvimos de pessoas queridas, desde a tenra infância, com finais felizes, sempre nos transmitindo uma moral que devemos aprender e conservar para os futuros adultos em que nos tornaremos. (...) Crescemos com eles em nossa memória. E, então, chegamos à vida adulta e aprendemos que nem tudo neles é realmente factível na vida real. Enfim, começamos a nos perguntar: o que foi escondido pelos escritores que, ao longo dos tempos, foram adaptando, lapidando e moldando essas lendas para torná-las palatáveis? O que nossos pais esconderam sutilmente de nós enquanto os liam na cabeceira de nossas camas? Agora que somos adultos, procuramos por essas respostas. E aqui, neste livro, elas estão em cada linha (...).”

As ilustrações são um diferencial. “Sempre adorei livros ilustrados. Quero oferecer ao leitor o tipo de obra que eu mesma procuro”, explica a autora. Ela ainda destaca o fio condutor do livro: “o despertar para o mundo adulto e para o autoconhecimento, na forma dos vários perigos que os personagens têm de enfrentar para passar de um estágio a outro na vida. Minha proposta é usar a fantasia para falar da realidade”.

Reino das Névoas é uma ótima pedida para relaxar os olhos e a mente, desviando-se um pouco dessa neblina do politicamente correto que vem encobrindo a literatura nacional nos últimos anos.

SOBRE A AUTORA

Camila Fernandes é escritora, preparadora e revisora de textos, enquanto seu alter ego, Mila F., é ilustradora. Paulistana, tem contos publicados nos livros Necrópole – Histórias de Vampiros (2005), Necrópole – Histórias de Fantasmas (2006), Visões de São Paulo (2006), Necrópole – Histórias de Bruxaria (2008), Paradigmas – volume I, II e III (2009), Extraneus – Quase Inocentes (2011) e A Fantástica Literatura Queer (2011).


A Tarja Editorial é uma editora especializada em literatura fantástica, que além de uma visão mais abrangente do mercado, se consolidada através das apostas em novos nomes da LitFanBR e na apresentação do que há de melhor na literatura contemporânea estrangeira.
Saiba mais sobre a editora e suas publicações visitando o site www.tarjaeditorial.com.br

NOTA: A tarja também é especializada em livros de ficção científica. Quem gosta desse gênero menos sobrenatural da literatura fantástica, não pode deixar de conferir alguns de seus títulos como 'Cyber Brasiliana' de Richard Diegues, 'Rei Rato' de China Miéville e 'A Bondade dos Estranhos' do autor português João Barreiros, recentemente lançado, a qual a Tarja nos enviou uma amostra para degustação. (Para conhecer mais sobre a obra de João Barreiros, clicar AQUI para ler um trecho de 'A Bondade dos Estranhos'.)

Se tem Facebook e/ou Twitter visite o perfil da Tarja Editorial:
http://www.facebook.com/tarjaeditorial
http://twitter.com/tarjaeditorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário