quinta-feira, 20 de novembro de 2014

#DicaDeLivro - Meu Amor é um Anjo

NOTA: Desde Agosto passado (2014), que iniciou-se o resgate das antigas resenhas de livros do extinto programa de rádio, Seleção Digital. Vale lembrar que só serão publicadas aqui, as resenhas de livros de conteúdo sobrenatural, que após lidas ao vivo também tiveram sua versão texto publicadas. Porém as outras ainda poderão ser lidas no blog do antigo programa da rádio Digital Rio. (Clicar AQUI para ler outras resenhas.)


A dica de hoje é 'Meu Amor é um Anjo', livro que faz parte da coleção Amores Proibidos da Editora Draco.

Nesse segundo volume, novamente temos o número mágico de 9 contos, muito bem selecionados pelos organizadores, o escritor Eric Novello e pela editora Janaína Chervezan, com prefácio da autora Ana Lúcia Merege (autora de 'O Castelo das Águias', publicação também da Draco). Diferente da autora que fez o prefácio do primeiro volume da coleção (Giulia Moon), Ana Lúcia Merege não assina nenhum dos contos do livro. Porém a autora é convidade do próximo volume, que já tem título 'Meu Amor é um Mito'.

A antologia mantém o número de 9 autoras brasileiras (contando a autora que faz o prefácio), mas um dos 9 contos é de uma autora portuguesa.

Com apenas 9 contos, o diferencial dessa antologia, em relação a maioria das coletâneas e antologias publicadas no mercado editorial brasileiro, é que o número reduzido de contos permite um melhor desenvolvimento das histórias.

Outra peculiariedade dessa coleção da Draco, é que todos os contos são escritos por autoras e assim como aconteceu no volume 1 ('Meu Amor é um Vampiro'), as autoras puderam aproveitar o espaço extra para viajarem nas asas da imaginação... Literalmente falando nesse caso! Afinal, assim como os adoráveis seres da noite, os anjos são um fascinante e amplo assunto, mesmo não tão popular quanto os vampiros. Em 'Meu Amor é um Anjo' quem gosta do assunto encontrará ótimas histórias, com referências variadas de pesquisa. Indo dos anjos fofos e lindos, classicamente celestiais, até os mais moderninhos com a barba por fazer e humor um tanto instável.

As autoras exploram bem essa diversidade dos anjos, pois nem todos são os anjos guardiões clássicos das pinturas renascentistas. Por isso, a variação de estilos e gêneros também é um atrativo desse volume, como o fato que não só as mortais que caem de amores pelos celestiais seres, afinal eles são uns anjinhos.

Como no livro anterior, encontramos histórias bem românticas como a de Andréia Szcypula (Abandono) e Iris Figueiredo (Contagem Regressiva). Outras histórias são pura fantasia, apaixonantes, como da portuguesa Eugénia Tabosa (O Último Percurso de um Anjo). Temos os dramas românticos como os contos de Eliana Martins (A História de Zelda) e Flávia Côrtes (Entre a Luz e a Escuridão). Além de contos intrigantes como o de Julianna Steffens (Um Cara como o Colin Firth), Anna Lizz (Nas Asas da Noite), Lidia Zuin (Aethereality) e Larissa Naufel (As Memórias Póstumas e Glamourosas de Nanda).

O livro 'Meu amor é um Anjo' tem 160 páginas da boa literatura fantástica em língua portuguesa, que mantém a bela finalização de seu interior, além de uma capa que segue um estilo próprio em relação a coleção Amores Proibidos e tão linda quanto a do primeiro volume. Também tem biografia de cada autora junto com uma foto.

Sobre as autoras (DADOS ATUALIZADOS):

Contos

Anna Lizz
É uma melancólica garota imaginária que vive em seu mundo de eterna adolescência desesnhando, lendo e escrevendo suas ideias loucas por horas a fio.

Eliana Martins
Professora de crianças com necessidades profissionais, foi escrevendo histórias para elas que descobriu o gosto pela escrita. Site www.segredodaspedras.com

Flávia Côrtes
Escritora, tradutora e leitora crítica, com formação em letras. Twitter @Flavia_Cortes

Julianna Steffens
Deixou sua profissão (a geografia) para se dedicar às suas grandes paixões. Criou o primeiro blog dedicado a literatura chick lit, uma dessas paixões. Twitter @lostinchicklit

Eugénia Tabosa
Nascida em Portugal, atualmente mora em São Paulo. Formada na Universidade de Belas Artes de Lisboa, trabalhou em arqueologia e lecionou educação artística por mais de 26 anos em Portugal. A leitura e a escrita são paixões antigas.

Lidia Zuin
Estudante de Jornalismo. Tem textos publicados, inclusive contos em coletâneas. Twitter @lidiazuin

Andréia Szcypula
Desde sempre, soube que seu lugar era ao lado dos livros, lendo, produzindo ou escrevendo. Formada em produção editorial, trabalha na área editorial.

Iris Figueiredo
Estudante de Comunicação, faz jornalismo e é apaixonada por livros e palavras.

Larissa Naufel
Estudante de música, toca violino feito a Vanessa Mae. Sabe preparar lasanhas e, claro, gosta de escrever.

Prefácio 

Ana Lúcia Merege
Descende de fenícios do Líbano e de Al-Gharb. É escritora, bibliotecária, articulista e mediadora de leitura. Pesquisadora de Mitologia, Literatura Fantástica e História do Livro, trabalha na Biblioteca Nacional. Twitter @anamerege


Outras dicas de livros, leia+: RESENHAS SOBRENATURAIS ANTIGAS

Leia também: RESENHAS SOBRENATURAIS


Publicação Original de 27 de julho de 2011:
http://programaselecaodigital.blogspot.com.br/2011/07/bloco-literatura-digital-64.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário