Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 13 de junho de 2016

#InvocaçãoDoMal2


'Invocação do Mal 2' (The Conjuring 2, 2016) é bem diferente da proposta apresentada pelo primeiro filme. A sequência mescla referências de vários clássicos do cinema sobrenatural de terror, com grande dose de suspense e terror psicológico, junto com pitadas de alívio cômico muito bem pontuados.

O roteiro escrito por Carey Hayes, Chad Hayes e David Leslie Johnson, que foi inspirado em um caso dos arquivos de casos paranormais reais, investigados pelo casal de demonologistas, Ed Warren (Patrick Wilson) e Lorraine Warren (Vera Farmiga), e com direção de James Wan, que também assina o roteiro; conseguiu criar não só um bom filme, mas dar ao espectador momentos memoráveis.

Iniciando o filme com a reapresentação rápida da dupla protagonistas, o casal de Warren, de 'Invocação do Mal', e a introdução a família no Reino Unido que vive em uma casa assombrada por fantasmas em 'Invocação do Mal 2'; a trama relata paralelamente a vida dos norte-americanos Warren e dos britânicos Hodgson, em seus dramas particulares. Indo de momentos de puro suspense e terror para situações cômicas, que não são apenas para um alívio cômico, mas para cria uma dúvida se realmente ambas as famílias falam sério em relação a vivenciarem experiências paranormais, ou se estão mentindo, buscando algum benefício.

Muito bem filmado e fotografado, o filme brinca com luz e sombra para criar um ambiente hostil e claustrofóbico, apenas usando a pouca luz ou ausência. Um recurso que somado a ângulos inusitados usados pelo diretor, consegue causar bastante agonia e sustos no espectador.

A sequência de 'Invocação do Mal' também usa muitos efeitos, inclusive em relação a escolha de figurino e maquiagem, que somados a direção de arte impecável, torna o filme bem assustador.

Quanto as atuações, destaque para os atores Patrick Wilson e Vera Farmiga, que reprisam seus respectivos papeis de Ed e Lorraine Warren, com uma química mais que perfeita. Assim como a jovem atriz Madison Wolfe, que interpreta a atormentada filha da família Hodgson, Janet.

O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros, em cópias legendadas e dubladas, desde 9 de junho. Mesmo que tenha fugido da proposta do primeiro filme, 'Invocação do Mal 2' é uma ótima pedida para quem curte o gênero.


Leia+: CINEMA SOBRENATURAL

Leia também: #InvocaçãoDoMal

Para outras dicas de filmes fora das Cabines de Imprensa cariocas, visite a Coluna: Dicas de Filmes Sobrenaturais

Fique ligado nas minhas dicas de cinema, TV, literatura, análise críticas e matérias especiais na Digital Rio, leia+: LUCARD


Nenhum comentário:

Postar um comentário