Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 13 de outubro de 2012

Bestiário

A antologia 'Bestiário' da Editora Ornitorrinco foi inspirada nos famosos Bestiários medievais. De acordo com a editora, o livro é apenas uma adaptação moderna dos originais, composto de introdução sobre cada criatura que é foco dos contos, trata-se de pura literatura fantástica. Eu particularmente achei a ideia genial e o livro é recomendado para todas as idades, por ter conteúdo de censura livre.

No livro há 6 contos escritos por já conhecidos autores fantásticos nacionais, onde cada um narra a história de uma criatura mitológica diferente, que segue sempre acompanhada de uma introdução com detalhes sobre a lenda de cada criatura e referências literárias.


As criaturas encontradas nesse livro são:

Basilisco

No conto 'Basílio' o autor Rober Pinheiro narra a história com a mitológia criatura, que é costantemente descrita como um cobra gigante, onde um homem faz de tudo para conseguir um basilisco de "estimação".

Dragão

No conto 'Aberração na Coleira' a autora Alícia Azevedo narra a história dos mitológicos Dragões, que são descritos em lendas das mais variadas, tanto orientais como ocidentais, onde alguns são vistos como seres divinos e outros como infernais. Os Dragões, sejam divinos ou infernais, sempre causaram fascínio e será isso, aliado a ambição e curiosidade, que levará dois irmãos a enfrentar uma dessas criaturas.

Fênix

No conto 'A Alma do Sol' o autor Daniel Folador Rossi narra a história da lendária criatura dos Egípcios e a jornada de um homem na busca do conhecimento sobre o intrigante ser, sempre associado a sabedoria e renascimento.

Grifo

No conto 'A Menina do Val de Grifos' a autora Ana Cristina Rodrigues, que também é uma das idealizadoras da antologia, narra a história da mitológica criatura grega e da jovem que pensa além do seu tempo, a qual quer provar ser tão capaz de treinar um grifo, como qualquer treinador homem. Ou até melhor.

Mantícora

No conto 'O Deus Mantícora' o autor Leandro Reis narra a história da não tão conhecida criatura (mas quem gosta de séries de ficção científica, com certeza conhece esse nome graças a 'Dark Angel') e sua ambição por dominar criaturas que julga inferiores, como os deliciosos humanos.

Unicórnio

No conto 'A História de Nosso Cavalinho' a autora Ana Lúcia Merege, que também é uma das idealizadoras da antologia, narra a história do lendário cavalo de um chifre e o quanto uma criatura tão nobre, pode ser usada de forma tão egoísta.


Sobre os autores participantes da antologia:

Rober Pinheiro

Publicitário e escritor. Cearense radicado em São Paulo, é autor do romance de fantasia 'Lordes de Thargor - O Vale de Eldor'. Também participa de várias antologias, como 'Invasão', 'UFO – Contos Não Identificados', coleção 'A Fantástica Literatura Queer' entre outras.
Contato:
@roberpinheiro
http://roberpinheiro.blogspot.com

Alícia Azevedo

Contista nascida no Rio de Janeiro. Formada em Filosofia, atualmente mora com o marido e os filhos no interior do estado, em Petrópolis. Tem contos publicados em várias antologias, como 'Sociedade das Sombras', 'Dimensões.BR', 'Poe 200 Anos', 'No Mundo dos Cavaleiros e Dragões', 'Moedas para o Barqueiro - Vol. 1', 'Tratado Secreto de Magia' entre outras.
Contato:
@alicia_azevedo
http://alluim.blogspot.com

Daniel Folador Rossi

Contista de Vitória, ES, é capixaba nascido na capital e criado no interior. Engenheiro de formação e um apaixonado pelas letras, decidiu se dedicar também a narração de contos de fantasia e ficção científica. Tem contos publicados no site Recanto Das Letras.
Contato:
@danfolador
http://eisoptron.blogspot.com.br

Ana Cristina Rodrigues

Contista de literatura fantástica e historiadora. Mora em Niterói, RJ, com o marido e o filho. Já participou de várias coletâneas e antologia, como 'Meu Amor é um Vampiro'. Tem coletânea de contos solo, AnaCrônicas, e também é organizadora de coletâneas de contos, como 'Espelhos Irreais'.
Contato:
@anadefinisterra
http://talkativebookworm.wordpress.com

Leandro Reis

Leandro Reis, nacido no interior de São Paulo, em São José dos Campos, é o criador da série de livros Legado Goldshine. Romancista e contista, escreve contos tanto para disponibilizar no site oficial dos livros, como para antologias e coletânea de contos. Participou de 'Tratado Secreto de Magia', 'Extraneus 1 - Medieval Sci-Fi', 'Histórias Fantásticas', 'Mundo de Fantas' entre outras.
Contato:
@Radrak
www.grinmelken.com.br

Ana Lúcia Merege

Bibliotecária, trabalha na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Contista e romancista, também escreve artigos sobre História e Literatura. Autora de vários livros como 'O Castelo das Águias' e 'O Caçador'. Também escreveu um ensaio, 'Os Contos de Fadas'. Participa de várias antologia e coletâneas de contos, como 'Estranhas Invenções' e 'Vampiros de Alma' (antologia em audiobook produzida pela Digital Rio, que na edição 2 ganhará versão em texto, tanto impressa como em eBook).
Contato:
@anamerege
http://www.estantemagica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário