Literatura Fantástica nas ondas do rádio




domingo, 7 de novembro de 2010

Lançamentos Sobrenaturais: O fantástico começa nos contos de fadas

Pode ter certeza que a maioria dos fãs do gênero fantástico, quando jovem, tiveram contato com os contos de fadas. Seja os clássicos ou de autores mais modernos. O fato que os contos de fadas, além de serem uma expressão com origem ainda na tradição oral, as versões mais primitiva deles, são o princípio da inspiração primordial para histórias fantásticas... Nos dois sentidos da palavra. São eles que fazem o jovem sonhar com mundos inimagináveis, seres inconcebíveis e que também pode despertar desde a paixão pela leitura até a ausência de discriminação... Ninguém vê fã de gênero fantástico discriminando pessoas por cor, sexo, religião ou coisa do tipo, no máximo um debate acalorado sobre 'Jornadas nas Estrelas' não ser tão bom quanto 'Star Wars', mas que no fim sempre acaba com todos se divertindo.

E o que vem a ser os ditos contos de fadas? Essa resposta pode ser encontrada no livro de Ana Lúcia Merege, 'Os Contos de Fadas', relançado no final do mês passado (outubro). Lançamento que foi junto com o livro de Marco Haurélio, 'Breve História da Literatura de Cordel' (A Literatura de Cordel, para quem não sabe, trata-se da poesia popular do Nordeste do Brasil, aquela cantada e que eu, particularmente, acho linda.)

Conheci a Ana Lúcia Merege no Darkness Rising aqui no Rio, em setembro passado, mas curiosamente nesse Rio de Janeiro "pequeno", vim a saber que ela era a mesma autora que um dos meus melhores amigos conhece e queria a um tempo me apresentar. Inclusive a reconheci pelo que ele falou, mas na dúvida, claro que preferi confirmar antes, já que sou péssima para memorizar nomes.

A autora escreve história de fantasia com foco no leitor mais jovem. Porém também escreve para o público mais crescido, como podemos ver nas coleções 'Imaginários' da Draco, 'Paradigmas' da Tarja e em breve também nas coleções 'Extraneus' e 'Histórias Fantásticas' ambas da Editora Estronho, entre outras.

Ana Lúcia Merege é bibliotecária e trabalha no patrimônio brasileiro do saber, a Biblioteca Nacional, aqui no Rio de Janeiro, mas reside em Niterói. A autora também é pesquisadora de mitologia e literatura e em breve estará lançando um livro, que com toda a certeza vai destacar bastante de seu conhecimento na área de pesquisa, voltada para a construção de histórias fantásticas. Uma publicação que vamos divulgar aqui no blog, claro, até porque andei conversando com a autora a respeito, mas falarei disso mais a frente.

O lançamento se deu na mais tradicional livraria carioca, a Travessa, no centro da cidade (no final de outubro) e foi muito legal. A livraria estava cheia e animada, afinal não é sempre que podemos ter um happy hour literário, mas pude bater um papinho com a autora, entre um intervalo e outro nos autógrafos.







Sobre o livro 'Os Contos de Fadas', leia o release em conjunto com o 'Breve História da Literatura de Cordel'.

CLICK PARA AMPLIAR A IMAGEM


Outros livros publicados da autora:
Este romance convida o leitor a revisitar diversos contos de fadas, seguindo os passos de um personagem "secundário": o Caçador da história da Branca de Neve, que, ao se recusar a cumprir as ordens da rainha, inicia uma jornada em busca de sua identidade.
Pedidos ao Editor


Num mundo medieval, um saltimbanco precisa lançar mão de todo o seu talento e criatividade para equilibrar os bons e maus momentos da vida.
Como comprar: anamerege@ig.com.br


Blog oficial da autora Ana Lúcia Merege:
http://estantemagica.blogspot.com

Twitter oficial da autora Ana Lúcia Merege:
@anamerege

7 comentários:

  1. Q legal ver a liraria cheia no lançamento dos livros!!! Tomara q tenhamos aprendido a apoiar mais nossos autores mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Os que fui aqui no Rio estavam cheios e também fiquei feliz de ver o apoio aos nossos autores. Que muitos outros lançamentos venham. :)

    ResponderExcluir
  3. Foi um achado e tanto seu Blog...
    Adoro seus textos e as indicaçoes de livro que vejo aqui...tudo a ver comigo rsrsr
    E concordo com tudo o que colocou neste texto. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz. Busco divulgar o que gosto, para falar com propriedade. :) Porém estou sempre atenada no que anda agradando por ai. :D

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho!

    O livro "Os Contos de Fadas" está em todas as livrarias Brasil afora e também online. Espero que gostem.

    Aproveito para convidá-los a me conhecerem melhor, assim como a meu trabalho, via Twitter e blog citados acima.

    ResponderExcluir
  6. Saiba que estou doida para ler seu livro e que eu tenha a chance de divulgar outros trabalhos seu por aqui. :)

    ResponderExcluir
  7. Poxa fiquei muito triste de não poder ir. Achei o máximo ver a livraria cheia! Adoro a Ana Lúcia e ela merece a casa cheia! Na próxima eu juro que vou...
    Ótima postagem Anny!
    Bjs a todos!

    ResponderExcluir