Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 9 de junho de 2020

#CríticaDupla - #EvilDead vs #EvilDead2

Primeira crítica dupla do #ContosSobrenaturais e o motivo é simples, pois se trata de uma única história, mas contada de duas forma completamente diferente. Poderia até dizer que Sam Raimi, o diretor e roteirista de 'The Evil Dead' (produção que no Brasil ganhou o nome de 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio'), fez um tipo de remake do próprio filme, ou melhor dizendo, a versão 2.0. Mesmo que tenha intitulado o segundo filme de 'Evil Dead II'. Por isso, não seria de todo errado chamar o filme de segundo, mas definitivamente não é uma sequência, tão pouco um remake, até porque o remake oficial ainda é o filme 'A Morte do Demônio' de 2013. E basta assistir os dois filmes para logo perceber que se trata da mesma trama base, mas com dois pontos de vistas diferentes.

Assim cenas diferentes foram elaboradas para cada filme, mas ambos contam a história da noite que Ash encontrou pela primeira vez o Demônio, também conhecido por Evil Dead. Sendo que no primeiro filme Sam Raime cria sua narrativa dentro da proposta do puro terror gore, já no segundo filme, o diretor e roteirista pega a mesma trama base e a formata em um terrir (terror com alta dose de comédia), muito popular na década de 1980. O resultado é que o "remake não oficial" fez mais sucesso que o filme original, inclusive garantido uma sequência, 'Army of Darkness' (produção que no Brasil ganhou o nome de 'Uma Noite Alucinante 3', filme de 1992 que o diretor escreveu junto com o irmão Ivan Raime), e também dando origem, anos depois, a uma série, 'Ash Vs. Evil Dead'. Todas as produções feitas com o parceiro de longa data Rob Tapert.


Com direção e roteiro de Sam Raimi, 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio' (The Evil Dead, 1981) é um filme de terror assinado pelo produtor Rob Tapert, que usa todos os recursos de efeitos especiais da época para criar um clássico do gênero.

A trama inicia com cinco amigos que viajam para uma cabana isolada que fica em um remota floresta, a qual alugaram por um preço muito abaixo do mercado e onde o grupo descobre um misterioso livro. Infelizmente para os amigos, a publicação é capaz de libertar um demônio dos mais terríveis, e sacana, que já se teve notícia. Demônio que vai aproveitar a noite para se divertir com os cinco das formas mais cruéis possíveis.

'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio' é um filme onde Sam Raimi focou no gore, sem polpar sangue e vísceras nas cenas violentas, para assim ampliar o terror. Além de uma trilha sonora discreta, mas que acentua o tom sombrio da produção.

O personagem do ator Bruce Campbell, que interpreta Ash, se destaque entre os cinco amigos que enfrentado o Demônio, mesmo que inicialmente a história não se foca em um deles, o qual vivencia uma verdadeira "noite aluciante".


Com direção de Sam Raimii e roteiro também, escrito em parceria com Scott Spiegel, o filme 'Uma Noite Alucinante 2' (Evil Dead II, 1987) é uma produção assinada pelo produtor Rob Tapert e estrelado pelo ator Bruce Campbell, que interpreta Ash.

A trama narra a "noite alucinante" que Ash e sua namorada Linda ao se aventurarem em uma floresta remota, onde eles pernoitam em uma cabana abandonada. O casal encontra no lugar uma gravação onde há o audio de uma passagem recitada de um livro chamado Necronomicon, conhecido por ser "o livro dos mortos". Além de informações do morador da cabana sobre ter não só decifrado o texto do macabro livro, como de ter libertado um demônio no processo.

'Uma Noite Alucinante 2' foi dirigido por Sam Raimi para ser um terror com comédia, mas o diretor e roteirista continua apostando no gore, criando elaboradas cenas com muito sangue e vísceras, sem deixam de ter altas dose de humor ácido e grotesco.

O personagem do ator Bruce Campbell agora brilha solo no filme, roubando a cena até do próprio Demônio, que é ainda mais sacana que em 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio', tornando lendário não só Ash, como sua rixa com Evil Dead.

Remake ou não da produção anterior, Sam Raimi fez algo que poucos diretores fariam, ou mesmo tiveram a chance de fazer, ele refez uma de suas obras. Se foi para melhorar ou, simplesmente, refazer da forma que queria e não só com uma edição especial ou "versão do diretor", só perguntando para o próprio. O fato que os filmes possuem seus devidos méritos e, por isso, uma legião de fãs pelo mundo os tornaram cults.

Tanto 'Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio' e 'Uma Noite Alucinante 2' estão disponíveis no catálogo da Darkflix, em versão legendada em português.

Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário