Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sábado, 6 de junho de 2020

#Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos


'Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos' (Necronomicon: Book of Dead, 1993) é um filme sobre o lendário Necronomicon criado por H.P. Lovecraft, famosa livro ficcional dos contos do autor.

O Necronomicon é o nome grego do livro, que entre entre outros nomes conhecidos está o árabe "Al Azif", mas o significado é mais ou menos o mesmo, algo como "livro de nomes mortos", ou "livro em memória dos mortos", ou simplesmente "livro dos mortos".

De acordo com H.P. Lovecraft, o Necronomicon é um grimório onde foi escrito diversos rituais de necromancia do tipo ressuscitar os mortos, contactar seres sobrenaturais e até abrir portais entre o mundo dos vivos e dos mortos, entre o tempo e o espaço.

Com base na lenda criada pelo autor em seus contos, o filme narra três histórias distintas, ocorridas em tempos diferentes, as quais o próprio H.P. Lovecraft toma conhecimento ao ler o Necronomicon, livro que ele procurava a muito tempo e encontra em uma antiga biblioteca, o qual é protegida por um grupo de monges.

Mesmo com histórias distintas, o filme 'Necronomicon - O Livro Proibido dos Mortos' não deixa de mencionar o mito mais famoso do livro fictício de H.P. Lovecraft, o Cthulhu.

Um diferencial da produção é que cada uma das histórias inseridas na trama principal, com o ator Jeffrey Combs interpretando H.P. Lovecraft, foi dirigida por um diretor diferente. Sendo que o diretor da terceira história, Brian Yuzna, também dirigi a parte principal na biblioteca onde os monges escondem o Necronomicon, enquanto Christophe Gans dirigiu a primeira história e Shûsuke Kaneko a segunda.

Vale dizer que a ideia da produção não é só mostrar H.P. Lovecraft buscando pelo lendário livro, que estaria nos Estados Unidos, protegido por monges que se preocupam com quem possa ler o Necronomicon, já que o livro também tem fama de enlouquecer que ousa lê-lo; mas de mostrar uma narrativa que ao ser dividida em partes, faz uma referência direta aos contos do próprio autor.

A produção se encontra disponível no catálogo do serviço de streaming Darkflix, em versão legendada em português.



Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais



Nenhum comentário:

Postar um comentário