Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 15 de novembro de 2011

Novidades e Despedidas

O fim do ano está chegando e muitas coisas legais aconteceram, mas outras nem tanto. Amizades que chegam, amizades que vão, mas tudo faz parte do show, bem dizia Cazuza.

A Digital Rio consegui levar o Projeto Literatura Nas Ondas Do Rádio além das espectativas iniciais, produzindo junto com a Editora Estronho a antologia Sociedade das Sombras. Também inovando com a produção da primeira antologia em audiobook, Vampiros de Alma. E, no meu caso, também fiquei muito feliz de ter tido a chance de fazer o prefácio de uma antologia tão especial como a PsyVamp da Editora Infinitum.

Muitos projetos, muito trabalho... Alguns nossos ouvintes/leitores já perceberam que os blogs da rádio ficaram meio desatualizados nos últimos meses, felizmente foi por termos muitos trabalhos acumulados e projetos. Coisas boas acontecendo. Porém, no caso do Seleção Digital, infelizmente, é porque não está dando mais para mantê-lo sozinha, dado que o amigo Tomi Farias terá que deixá-lo. Além do fato de alguns dos parceiros, de início empolgados, terem abandonado o programa. Por isso, ainda estou pensando no que fazer quanto ao blog, talvez mantenha a coluna do Literatura Digital e a coluna do Garotas Também Gostam de Rock (ambas com alguns posts que tenho que incluir) , mas como um compromisso quinzenal, ou quem sabe mensal, pois não tenho como fazer isso semanalmente. Tenho o blog do programa Contos Sobrenaturais e outras responsibilidades junto a rádio, além de meus outros compromissões.

Quanto ao programa de sábado, o último Seleção Digital ao vivo irá ao ar no fim do mês, mas para os ouvintes e parceiros que curtem o Literatura Digital e o Garotas Também Gostam de Rock, a partir de Dezembro teremos um programa quinzenal, inspirado nesses 2 blocos do programa, os mais populares e tão queridos. Teremos em semanas alternadas, o Seleção Digital Edição Literatura Digital e o Seleção Digital Edição Garotas Também Gostam de Rock, só que aos sábados à noite, antes da reprise do Contos Sobrenaturais, a partir das 22h. As Edições Especiais do Seleção Digital também contarão com reprises, uma no domingo, às 23h, e outra as terças, às 17h. Além de ambas as edições terem um Digital News, com foco no que está acontecendo, respectivamente no mundo da Literatura e Música, onde divulgaremos os lançamentos e notícias das mais variadas sobre os artistas.

Aproveito o post para abrir espaço aqueles que são blogueiros, e/ou fazem podcast e queiram participar ativamente da Digital Rio. Seja produzindo matérias como colunistas, ou programas gravados via podcast, como nossa jornalista cultura e radialista Louise Duarte do Fala Série. O trabalho é voluntário, mas sempre surge boas oportunidades para conhecer pessoas interessantes, participar de eventos legais... Seja você do Rio ou de qualquer parte do Brasil, a ideia da Digital Rio é divulgar artistas de todo o país, além dos irmãos de língua portugueses por todo mundo, como fazemos com autores de Portugual. Os interessados podem me contactar através do e-mail da rádio (digitalrio.jacarepagua@gmail.com).

E com tantas novidades e mudanças, vocês podem pensar que esquecemos da Radionovela Sobrenatural, até porque abrimos seleção para um novo audiobook, o Drácula Eternamente. Não, não esquecemos, continuamos a receber textos para a radionovela. O problema é que o pessoal não está captando a ideia da proposta e por isso ainda essa semana farei um post falando detalhadamente do projeto da radionovela, com dicas do que fazer e não fazer, além de um resumo básico sobre a escolha de gênero.

Uma coisas que andei percebendo tanto pela rede, como nos textos que recebo (seja para o programa ou para alguma seleção e concurso) é que alguns autores não sabem direito o que é gênero, nem literário, nem cinematográfico, nem de qualquer tipo. E quando não se sabe o básico, fica difícil estruturar um textos, por mais simples que seja. É muito comum ver descrições do tipo "gênero: vampiro". Começa que vampiro nunca foi gênero, textos com vampiros são considerado, em caráter geral, literatura fantásticas. Porém podemos encontrar textos com vampiros de sub-gêneros dos mais variados, que vão do terror a comédia. No próprio Contos Sobrenaturais, eu sempre falo que aceita qualquer textos de literatura fantástica, desde que tenha conteúdo sobrenatural, pois não existe "gênero sobrenatural".

Também estarei incluíndo várias das minhas resenhas do Literatural Digital, na coluno do Contos Sobrenaturais Os Livros que Gostei, tanto as que já estão postada no blog do Seleção Digital, como da série Alma e Sangue e várias antologias que li esse ano. Assim como as últimas que foram ao ar no programa, como é o caso de Reino das Névoas, Herdeiros dos Titãs, Kaori 2 - Coração de Vampira, Amores Perigosos entre outras.

Fiquem ligados na Digital Rio e bom feriado a todos!


Aproveite o feriado e participe das promoções na Digital Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário