quarta-feira, 30 de março de 2011

Seleção para Antologia 'Vampiros de Alma'

Post atualizado em 16 de setembro.

A seleção para a antologia está indo de vento e polpa e desde o início desse ano, que estamos recebendo contos para o audiobook Vampiros de Alma - A lenda de Succubus e Incubus. Só que o trabalho na rádio Digital Rio, especialmente junto ao Projeto Literatura nas Ondas do Rádio também não para, especialmente com a proximação da Bienal do Livro 2011, aqui no Rio de Janeiro. Temos divulgação na rádio Digital Rio e em seus blogs e a tendência é só aumentar, por isso vamos prolongar a seleção para dessa antologia.

A antologia em forma de audiobook terá um grupo pequeno de autores, pois a ideia é disponibilizar gratuitamente para download em mp3 e também produzir uma cópia em CD, que ganhou uma capa, para cada autor partipante.

Como trata-se de um livro em forma de audio, teremos um prefácio e feito por um expert em vampiros, Adriano Siqueira (criador do site Adorável Noite) e um dos autores da antologia vampiresca de enorme sucesso da Giz Editorial, Amor Vampiro, além de ter participado de várias antologias fantásticas. Adriano Siqueira em breve terá seu livro solo, Adorável Noite, lançado pela Editora Estronho.

Também teremos Ana Lúcia Merege, autora de Os Contos de Fadas, como autora convidada da antologia Vampiros de Alma e que em breve terá seu livro, O Castelo das Águias, lançado pela Editora Draco.

terça-feira, 29 de março de 2011

O 'Estronho' Circo dos Horrores

Le Monde Bizarre é o nome da companhia de entretenimento circense mais antiga, ainda em atividade, de que se tem notícias. Seu fundador, Monsieur Serge Tissot, criou um mundo particular onde habitavam os mais bizarros seres já vistos na terra. De homens de duas cabeças até criaturas inomináveis e quase indescritíveis. Curiosamente, o significado de seu nome é pastor. E era assim que ele também se denominava. Um pastor de criaturas esquecidas e abandonadas pela humanidade. Porém, um dia, cansado de viver em sua fazenda ao sul da França, cuidando dos pobres miseráveis aos quais dava abrigo, Serge fundou a companhia que daria voltas e mais voltas ao mundo, mostrando a todos a escória humana que as cidades insistiam em esconder. Vendeu sua fazenda e quase todos os seus pertences, investindo tudo em seu ousado projeto. Carruagens luxuosas para ele e os mais íntimos e outras carroças não muito confortáveis por dentro, mas excepcionalmente belas por fora. Chamar a atenção era seu principal objetivo ao chegar às cidades onde se instalava por alguns dias.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Redescobrindo a Literatura Fantástica Brasileira I

Quando falamos de Literatura Fantástica Brasileira pensamos logo em algo novo, pois na época da escola os únicos autores que se tem contato, é Machado de Assis e companhia. Com sorte alguém lembra de Monteiro Lobato, que com seus contos infanto-juvenis ainda consegue levar um pouco de fantasia para o mundo das crianças do Brasil.

Triste é pensar que o fato de Assis e outros autores realistas, serem o foco das aulas de literatura nas escolas, fez a maioria achar que os brasileiros não escrevem histórias fantásticas. Acredite, isso não é verdade, mesmo que muitos dos nossos autores fantásticos atuais tenham bebido em fonte estrengeira, temos alguns nomes que não foram esquecidos e ainda inspiram vários autores das novas gerações. Nomes que nunca foram esquecidos, pelo menos por bons leitores de literatura fantástica, como é o caso do autor Coelho Neto.

Neto, infelizmente, foi jogado na obscuridade devido a inúmeros fatores de nossa histórias recente, mas quem gosta de boas histórias fantásticas, também gosta de pesquisa e está sempre em busca dos textos fantásticos e, consequentemente, de seus autores.

Para a sorte dos fãs de literatura fantástica, a Editora Infinitum abraçou a ideia de buscar textos fantásticos e seus autores "esquecidos" (tanto os mundiais como, principalmente, os brasileiros) e nos brinda em seu primeiro lançamento com uma das obras de Coelho Neto, o e-book de Esfinge (1906).

segunda-feira, 21 de março de 2011

Conheça os autores da Sociedade das Sombras

CLICK NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A Sociedade das Sombras – Contos Sobrenaturais é uma antologia que reúne autores que participaram do programa da rádio Digital Rio e se tornaram parceiros do blog Contos Sobrenaturais. Composta por contos dos mais variados, a antologia manterá a ideia do programa, que busca as mais variadas histórias sobre seres lendários ou não, onde o fã de literatura fantástica sobrenatural encontrará histórias e estilos dos mais diversos. Teremos desde contos com um teor cômico até alguns de puro terror.

A Digital Rio, que iniciou o Projeto Literatura nas Ondas do Rádio no Contos Sobrenaturais, promoveu a ideia de ir além das ondas do rádio, convidando vários dos autores que abraçaram a causa com o incentivo a leitura do fantástico sobrenatural. Um dos principais autores e colaboradores é o autor M.D. Amado, também editor da Editora Estronho, que apostou no projeto junto com mais 15 autores convidados, que participam com contos. Além de Giulia Moon que fará o prefácio.

Entre a lista de autores há alguns já conhecidos pelos fãs de literatura fantástica e também estreantes, o que tornou a antologia ainda mais especial. Conheceça um pouco de cada um dos autores nas próximas semanas, pois vamos lançar o blog oficial da Sociedade das Sombras, ainda nessa semana. Por enquanto, confira a lista dos 15 autores.


Autores
Adriana Rodrigues
Adriano Siqueira
Alícia Azevedo
Bruno Pereira
Carla Ribeiro
Celly Borges
Fábio Ventura
Gabriel Arruda Burani
Kane Ryu
Karlo Campos
Louise Duarte
Luis Eduardo Matta
Nazarethe Fonseca
Paulo Soriano
Vivianne Fair


"A partir de hoje, você está sob o olhar atento da Sociedade das Sombras e ao ingressar pelo mundo oculto na escuridão, terá privilégios que só o saber pode dar a alguém, como deveres que tal conhecimento te trará." - Sociedade das Sombras


Visite o blog da Sociedade das Sombras e saiba mais sobre os autores.



EM BREVE ENTREVISTAS EXCLUSIVAS

sexta-feira, 18 de março de 2011

Conheça a ganhadora da promoção Seja Meu Valentim

Hoje irá ao ar no programa, a partir da meia-noite (com reprise amanhã, às 23h), o conto vencedor da promoção Seja Meu Valentim, em forma de audiconto. O conto 'Lampejo' que foi escrito por Celly Monteiro. A ganhadora além da participação no programa também vai receber um prêmio surpresa, que inclui um kit Digital Rio junto com um livro de uma livraria local (na região de Jacarepaguá, onde fica a Digital Rio) e um mimo de uma loja especializada em prata.

Ouça pela Digital Rio Online:
http://digitalrio.listen2myradio.com


Celly Monteiro é de Aracaju (SE), formada em Gestão de Turismo, começou a escrever aos 14 anos para concorrer a um concurso literário escolar e desde então não parou mais. Possui contos publicados em várias antologias, todas elas de contos fantásticos.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Audiocontos São Valentim 2011


Amanhã, dia 18 de março, irá ao ar o audiconto da Celly Monteiro, a ganhadora da promoção Seja Meu Valentim.

A autora Celly Monteiro é de Aracaju (SE), formada em Gestão de Turismo, começou a escrever aos 14 anos para concorrer a um concurso literário escolar e desde então não parou mais. Possui contos publicados em várias antologias, todas elas de contos fantásticos (Beijos e Névoas, Poções, Encantos & Assombrações e Beijos & Sangue).

Para saber mais sobre a autora, visite seu blog de contos e siga seu perfil no Twitter:

A Fantasista
http://afantasista.blogspot.com

Twitter da autora @Cellymonteiro.

domingo, 13 de março de 2011

Mês de São Valentim VI


O Crime de Amar

por Daniel Cavalcante


– Eu te ensinei desde seus primeiros dias, Maia. Nós não amamos – Era o que dizia Alex, o líder e juiz do nosso clã, General do Exército da Noite e, por um acaso, meu pai e mentor, aquele que me deu o dom da vida eterna.

Doutrinava-me como um padre catequizando um pagão.

– Devemos aprender a controlar essa coisa repulsiva que os humanos chamam de “amor” – dizia ele, pronunciando a ultima palavra com tom de quem tem nojo.

Caminhávamos pelos túneis úmidos e frios de nossas passagens subterrâneas, debaixo da cidade, onde ele aprisionava os párias de nosso clã. Tais calabouços eram conectados ao sistema de esgotos, onde era sabido que os lupinos, em suas primeiras transformações, costumavam se refugiar dos olhares humanos, se alimentando de ratos e tudo o mais que encontrassem. Era nossa pior sentença de morte, uma grande humilhação um vampiro ser condenado à morte nas garras de nossos inimigos.

sábado, 12 de março de 2011

Mês de São Valentim V


Nunca Mais

por Alícia Azevedo


Ela fora trancada no sótão mais uma vez. Não era má, mas agora estava disposta a ser. Sabia exatamente o que vinha depois. Olhava seu reflexo no espelho oval empoeirado e repetia para si mesma, com uma estranha força no olhar.

- Nunca mais. Nunca mais. Nunca mais.

Suas palavras ressonavam pelo cômodo incomodando o silêncio pouco salutar. A imagem no espelho se petrificava, mas ela não parava de repetir aquelas palavras cheias de amargor, de dor e de cansaço. O espelho tinha absorvido aquela dor por muitos anos, mas não absorveria mais. Tudo terminaria naquele dia cinzento. Apesar de seus lábios repetirem incansavelmente sua súplica derradeira, seu reflexo não se mexia mais.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mês de São Valentim IV


Uma Noite de Fogo

por Carla Ribeiro


Quero uma noite de fogo
Um silêncio que se estende entre
sinfonias abissais
E se abre sobre os primórdios da
imensidade
Como uma cruz de quimeras,
O olhar da esfera que divaga por dentro
do meu coração
E o absurdo dos impulsos

terça-feira, 8 de março de 2011

O Poder Feminino é Sobrenatural

No dia Internacional da Mulher, vou aproveitar a seleção para a antologia em audiobook Vampiros de Alma (aqui no Contos Sobrenaturais) e falar, creio eu, do mais assustador e fascinante dos seres sobrenaturais, a Succubus (também conhecida pela pronúncia abrasileirada Súcubo).

Succubus é um demônio com aparência feminina, que invade o sonho dos homens a fim de ter uma relação sexual com eles, sugando a energia proveniente do prazer do atacado. Uma Succubus se alimenta da energia vital dos homens e quando invade seus sonhos, podem tomar a aparência do objeto de desejo dos mesmos.

Muitos são os que relacionam a lenda da Succubus, como uma das originais lendas, que deram origem as histórias de vampiros que conhecemos hoje. Alguns a associam também a dita primeira mulher de Adão, Lilith, a primeira feminista que se tem notícias, já que foi expulsa do Paraíso, simplesmente por não aceitar ficar por baixo de Adão.

Em homenagem a todas as mulheres que não querem menos que qualquer homem tem, o simples direito de amar e ser amada, sem críticas ou punições; uma dica de filme, dos mais legais que eu já vi.

sábado, 5 de março de 2011

Mês de São Valentim III


Piquenique nas estrelas

por Louise Duarte


Luisa e Carlos sobrevoavam o Rio de Janeiro em uma noite estrelada típica de verão. Aliás, um verão calorento demais para o gosto de Luisa. Desde que começou a controlar melhor seus poderes de bruxa, ela andou treinando diferentes tipos de magia que incluíam a arte do voo, não muito fácil para aprendizes de bruxos como sua avó Patricia sempre frisava ao mencionar os netos, Luisa e seu irmão gêmeo Lucas.

De qualquer jeito, Luisa havia começado a treinar seus poderes desde que finalmente decidiu aceitar seu destino. Ela era mesmo uma bruxa e não tinha como escapar. Está em seu DNA assim como ser repórter. Eram duas coisas de que ela não poderia fugir.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Episódio 3 da Websérie Alma e Sangue

Adorei o episódio 3 da websérie, Kara e Kmam são mesmo adoráveis. Jan Kmam na pele do Felipe Palhares cheio de charme e ciúmes está ótimo, assim como Vanessa Jardim, armada até os dentes, não podia ser mais perfeita como Kara. Amei!