Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Parcerias de 2010


Começamos o blog do programa Contos Sobrenaturais, a pouco mais de um ano, com a parceria de alguns sites (ver AQUI). Depois a lista de parcerias aumentou e outros chegaram para enriquecer nosso site com matérias, promoções e ajudando nas divulgações. O blog da saga Alma e Sangue de Nazarethe Fonseca veio com as promoções dos livros da autora, publicados pela Editora Aleph. Depois veio a Martha Argel com seu Relações de Sangue da Giz Editorial.

Parcerias com vários outros autores e/ou blogueiros trouxeram promoções e muitas outras coisas legais para o blog do programa Contos Sobrenaturais. Porém, de todos os parceiros, eu gostaria de agradecer em especial aos autores Nazarethe Fonseca, Giulia Moon, Nelson de Oliveira, Gabriel Arruda Burani e Alícia Azevedos pelos livros, eu adorei. E grata ao autor e desenhista Estevão Ribeiro pelo meu Vamp-Hector (personagem de Os Passarinhos).

No entanto, eu quero destacar a parceria com editoras que estão incentivando a literatura fantástica brasileira com grande empenho. Elas divulgam pela internet seus livros e autores, mas também promovem eventos, fazem descontos, promoções e incentivam aos novos talentos.

*Click nos logos para acessar o site oficial das editoras*


Draco. Do latim, dragão.

“A palavra dragão (em inglês, dragon) vem do grego drákon, δράκων, que deriva do verbo derkomai, “olhar”, pois seu papel no mito grego é o de vigiar tesouros cobiçados. O nome tem sido dado a criaturas mitológicas muito diversas, de diferentes culturas.” (Fonte: Dragão, Fantastipedia http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Dragão)

O que o nosso draco propõe? Algo diferente. Invés de apenas vigiar esses tesouros cobiçados, queremos também apresentá-los a todos que os buscam. Esses tesouros estão por toda parte: internet — em suas muitas facetas como blogs, sites de compartilhamento e redes sociais; computadores pessoais — escondidos por autores que são verdadeiros dragões, no sentido original da palavra; impressos — compartilhados entre amigos e familiares — e, claro, também nas estantes das livrarias por todo o país. Esses tesouros, ou podemos dizer, tesouro: a literatura fantástica brasileira.

A Editora Draco quer fazer conhecido esse imaginário brasileiro, tão nosso e único, mesmo influenciado por obras estrangeiras que chegam através de livros e outros meios.

Queremos publicar autores brasileiros, aliando design, ilustrações e tudo o que for possível para melhorar nossos produtos. Que nossos leitores sejam atraídos pela beleza, mas nunca deixem de se maravilhar com as histórias e personagens que nossos livros trazem.

Que os autores brasileiros possam compartilhar seus tesouros e nós, amantes de livros e literatura fantástica, possamos ajudá-los a chegar aos leitores, abrindo portões e vencendo armadilhas, criando imagens e histórias que possam ser contadas por muitos anos.

O dragão despertou e convida a todos para desfrutar desse tesouro.


A Tarja Editorial publica apenas literatura fantástica adulta neste momento.

Damos preferência para romances, apesar de também aceitarmos livros de contos que tenham uma boa “amarração” e uma condução que os “entrelace”, de forma a gerar interesse dos leitores.

No momento não publicamos poesias, livros para o público infantil, fanfics (obras baseadas em universos existentes, mesmo que fantásticos), R.P.G. (livros que referenciem obras de RPG – mesmo que sob a forma de romances – ou que possam ser relacionadas a esses ambientes de jogo) e obras que se distanciem da literatura fantástica.

Tenha atenção com nossas publicações anteriores. Acesse www.tarjalivros.com.br e verifique nossa linha editorial, bem como os parceiros que apoiamos em publicações. Assim evita-se a perda de tempo e recursos.

Encarecidamente solicitamos que nunca sejam enviadas trilogias (ou livros com um número maior de volumes) sem que ao menos os dois primeiros estejam prontos e os demais em fase de desenvolvimento.


De site de entretenimento (desde 1996), o Estronho e Esquésito foi tomando o rumo da Literatura Fantástica (desde 2004) e tentando fazer a sua parte ao incentivar as escritas de novos autores na seção de contos e poesias sombrias do site. No início de 2010, veio a ideia de montar parcerias com editoras, para o lançamento de livros solo e antologias, usando o nome e a bagagem do Estronho.

E agora, com muitas ideias novas e com muita vontade de agitar a litfan nacional, chega a Editora Estronho...

Desde 1996, o site Estronho e Esquésito vem divulgando contos e poesias de autores nacionais de literatura fantástica, tendo como marco de um aumento significativo de qualidade e quantidade, a partir de 2004, quando autores que já começavam a ficar conhecidos no cenário da literatura fantástica brasileira, começaram a publicar seus textos no site. No final de 2009, já com um pouco de bagagem em relação a antologias publicadas, Marcelo Amado (M. D. Amado) teve de volta o seu sonho de um dia publicar um livro que levasse o nome do site, reunindo alguns autores nacionais do cenário da Litfan. No início de 2010 viu que esse sonho era possível, mas descobriu que os autores agoram eram muitos e que além dos conhecidos, para que a proposta do site fosse levada a diante, era preciso realizar um concurso para novos autores. No lugar de um livro, surgiu a ideia de uma coleção que reunisse autores convidados e selecionados por concurso. Em parceria com uma editora, surgia então o Selo do Estronho. Os projetos Extraneus, Histórias Fantásticas, À Sombra do Corvo, Aos Olhos da Morte e Na Próxima Lua Cheia, deram início a essa nova fase.

Porém, algumas barreiras ainda eram encontradas nessas parcerias, em relação a oportunidades para novos autores, remuneração e até mesmo em relação a qualidade do material gráfico. Cheio de ideias na cabeça, o caminho que M. D. Amado, mantenedor do site Estronho e Esquésito, poderia seguir era um só: a criação da Editora Estronho.

O objetivo principal da Editora Estronho, continua sendo o mesmo do site, ou seja, lançar novos autores e mesclar seus trabalhos com autores experientes. Além disso, disponibilzar aos leitores, livros com preços mais acessíveis (através da venda direta no site da editora) e com melhor qualidade gráfica, não esquecendo obviamente da qualidade de conteúdo. Outro objetivo da editora é estreitar as relações entre autores e leitores, dando a oportunidade de um contato mais direto entre eles, através das páginas biográficas, comentários e eventos que estaremos promovendo.

Novos projetos, novas ideias e pessoas de muito talento e criatividade ajudando nesse início. É assim a Editora Estronho, que tem de tudo... até literatura!

Esperando que o trabalho do Estronho esteja a altura da qualidade dos nossos autores nacionais, dou minhas boas-vindas a você, leitor ou autor... Divirta-se com o nosso trabalho!

Compre na Loja Estronha


Temos visto um crescente interesse pela literatura nacional e o surgimento de novos e talentosos autores. Porém, muitos deles produzem textos a esmo, publicando em blogs desconhecidos e outros veículos que não chegam ao grande público e se perdem entre os milhares de bites no ciberespaço.

Além disso, poucos contam com editor ou leitores beta que auxiliem no aprimoramento de suas obras. Com o surgimento da internet, muitos pensam que sozinhos podem publicar, editar, revisar, publicar e divulgar. Isso precisa ser desmistificado.

Pensando nisso, a Editora Infinitum anunca o lançamento do seu selo de literatura, Infinitum Littera. Oferecemos aos autores a oportunidade de publicar seus textos junto a uma equipe que não só se debruçará sobre os originais para revisar e lapidar a obra, como também se dedicará a criar estratégias de divulgação na web. Os autores também terão direito a um site oficial hospedado em nosso servidor. Em parceria com a X4IDS, empresa de soluções para web, oferecemos uma gama de serviços que ajudarão em sua maior projeção.

Essa iniciativa visa estimular a produção e a leitura de literatura nacional. A Infinitum Littera visa se tornar referência para quem deseja ler boas obras no formato e-book sem gastar muitos reais. Nosso objetivo é que, acima de tudo, as obras sejam lidas. Portanto, você encontrará livros gratuítos para baixar e degustar. Alguns outros, com preços irrisórios.

Podemos ser sua editora virtual. Entre em contato conosco através do email infinitum@x4ids.com.br Estamos aguardando. Novos projetos em breve.


Espero que as parcerias sigam para o próximo ano e que outras venham em 2011, porque o importante é continuar o trabalho de levar a literatura para as ondas do rádio, incentivando à leitura e também a literatura nacional.

Um comentário:

  1. Tem um selinho para vc lá no blog!!!


    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir