Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Os Livros que Gostei 06

Eu li todos os livros da série literária Alma e Sangue de Nazarethe Fonseca que foram publicados pela Editora Aleph até agora. Todas as resenhas foram ao ar no Seleção Digital e postadas no blog do programa, mas nenhum dos livros me preparou para o que li no terceiro livro da saga.

Eu devia esperar o retorno do programa para fazer a resenha, já que os outros livros estão no blog do Seleção Digital. Então por qual motivo, com o terceiro livro, quero postar primeiro aqui no blog do Contos Sobrenatural? Por dois motivos. Um motivo bem simples, por ter AMADO DE PAIXÃO o livro. E por outro motivo mais complexo, por ser ao meu ver um dos poucos livros que inclui no universo dos vampiros, outros seres de uma forma brilhante.

Depois de ler Alma e Sangue - O Pacto dos Vampiros, o mais novo livro lançado da saga Alma e Sangue, acredito que tudo é possível no universo vampiresco criado por Nazarethe Fonseca. Vampiros, lobos, bruxas... Todos tem um lugar e são devidamente localizados em seu mundo sobrenatural. Lendas antigas permitem aos vampiros da autora serem enigmáticos e ainda mais sedutores, que muitos dos vampiros que conhecemos na literatural e no cinema.

A maioria dos vampiros são adoravelmente malvados, mas que acabam conquistando o leitor de uma forma surpreendente. Novamente vejo a inspiração de Drácula em determinadas situações, mas também um toque das lendas antigas, mas nada específico. A história de Nazarethe Fonseca é brilhante pela sutileza das referências, que fazem a trama ganhar originalidade, mas sem fugir das lendas originais envolvendo vampiros, lobisomens e outros seres sobrenaturais.

Também se destaca por ter personagens que são adultos. Não só fisicamente, mas de forma geral, pois mesmos os mais jovens, como Kara, são obrigados a amadurecer. No mundo dos vampiros não há lugar para imaturidade. Isso pode custar a vida imortal.

As paixões e conflitos transcender o dilema de "morder ou não morder" indo além, tornando os vampiros, um tanto humanos quando o assunto é amor, paixão, amizade e relacionamento em geral.

O interessante desse terceiro livro da saga de Alma e Sangue, é que não temos mais o foco no casal principal, Kara e Kmam, mas uma complexa trama repleta de novas caras e novos dramas. O mundo dos vampiros se revela de uma forma que ainda não tínhamos visto nos outros livros e apresenta outros, como o mundo dos lobos.

Creio que se alguém quiser começar a ler a saga pelo terceiro livro, não terá muito problema em entender a trama. Será como ver Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança. O problema é o risco de desperta uma paixão avassaladora pelo universo incrível criado por Nazarethe Fonseca, o qual te deixará desesperado por mais... Alma e Sangue - O Pacto dos Vampiros pode te "enfeitiçado" e logo vai notar que é tão "mágico" e fascinante quanto o próprio Livro dos Vampiros. Leia por sua conta e risco.

O livro Alma e Sangue - O Pacto dos Vampiros que precede o desfecho da saga, o Alma e Sangue - A Rainha dos Vampiros que tem previsão de ser lançado no ano que vem (2011), além de novos seres sobrenaturais, também prepara os leitores para um desfecho que promete grandes emoções e nenhuma certeza.

Como acontece nos outros livros, ler a saga Alma e Sangue é como estar numa montanha-russa, você fica ansioso para começar, desejando muito chegar ao fim, mas quando chega lá só pensa em voltar.

Creio que por isso que adorei a iniciativa de Editora Aleph, de criar um site onde a autora postará contos independentes, mas ligados a trama de Alma e Sangue. Além da inovadora websérie Alma e Sangue, que tem previsão de ter o primeiro episódio lançado no site, ainda na primeira quinzena de Janeiro (2011). Os fãs e curiosos, já podem conferir o trailer.


Trailer da websérie Alma e Sangue from Alma e Sangue on Vimeo.

Espero que após o término da saga, os lobos ganhe histórias próprias, além dos outros seres que aparecem no decorrer do Alma e Sangue - O Pacto dos Vampiros . E se as histórias tiverem participações especiais de alguns vampiros, melhor ainda.


Sobre a autora:

Como Nazarethe Fonseca é uma das principais colaboradoras da rádio Digital Rio, tanto no blog da rádio como nos programas, muito sobre ela já foi escrito, por isso acho que o melhor é ler as resenhas dos livros da saga Alma e Sangue e conferir os links.


Resenhas do bloco Literatura Digital do programa Seleção Digital:
Alma e Sangue – O Império dos Vampiros
Alma e Sangue – O Despertar do Vampiro
Kara e Kmam – Segredos de Alma e Sangue
Kara e Kmam - Uma Saga de Alma e Sangue (primeira versão da história solo de Kara e Kmam)


Enquanto os fãs esperam para ver Kara e Kmam em carne, osso e dentes afiados na tão esperada websérie da Editora Aleph, além do trailer, o site da saga posssui 2 contos inéditos. Visite o site, leia os contos inéditos e saiba mais, sobre a saga Alma e Sangue e sua autora, pois também encontrará links para blog, twitter... Oficiais de Nazarethe e informações variadas.


Também pode saber das novidades ou matar uma curiosidade, falando diretamente com a autora pelo:


E visite a página de Nazarethe Fonseca no site da Editora Aleph:


Se gosta de vampiros e outros seres, também pode conferira a webnovela da autora, que não faz parte da saga Alma e Sangue, mas possui um universo igualmente interessante. (Primeira temporada completa.)


2 comentários:

  1. Não cheguei a ler o livro mas já tinha visto e adorado a capa!!! Ado der quero dar uma lidinha nele sim!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Também adorei a capa! E o livro é meu favorito de todos da série Alma e Sangue. Adoro a saga! :)

    ResponderExcluir