Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Colaboração V

Academia de Vampiros (Vampire Academy)


Vasilisa Dragomir é uma princesa Moroi, destinada a ser, um dia, rainha entre o seu povo. Os Moroi são vampiros mortais, fortemente ligados à magia elementar, e têm como principal inimigo os Strigoi, vampiros imortais e maléficos. Após uma fuga de dois anos, Lissa e a sua guardiã, Rose Hathaway são descobertas e forçadas a regressar à Academia. Mas nem tudo é o que parece e existem poderes ocultos à espreita.

Peguei neste livro sem grandes expectativas. Numa altura em que os vampiros parecem estar na moda e o conceito começa, por vezes, a revelar-se um pouco
cansativo, esperava, apesar de ser apreciadora do mito vampírico, que este livro fosse apenas mais um. Não foi, contudo, isso que aconteceu. Richelle Mead
apresenta-nos um sistema hierárquico bastante curioso e a ideia de uma escola para a nobreza vampírica (apesar de fazer lembrar, por vezes, o sistema de Harry Potter), não se torna limitante.

Num estilo simples e despretensioso, mas ainda assim bastante complexo na criação da sua história, a autora apresenta-nos personagens interessantes, um enredo envolvente e uma série de revelações interessantes. Além disso, a associação da magia elementar ao vampirismo proporciona um resultado bastante diferente do habitual, e que não deixa de ser um grande ponto a favor.

Trata-se de um livro dirigido a uma faixa etária jovem, daí que certos elementos nos possam parecer desnecessários (nomeadamente o fascínio por compras e outros aspectos comuns da vida adolescente). Mas tendo em conta a idade das protagonistas e o público alvo deste livro, essas referências são, na verdade, bastante justificadas.

Conclusão: não sendo uma obra prima em termos literários, trata-se de uma obra de leitura compulsiva, coerente na sua história e capaz de envolver o leitor nos seus mistérios. Superou em muito as minhas expectativas.

Carla Ribeiro

Ficha Técnica:
Título: Academia de Vampiros
Autor: Richelle Mead
Editora: Contraponto
P.V.P: 16,50€

Carla Ribeiro

Texto Original:
Alterwords - edição 11

------------------------------

NOTA SOBRE O LIVRO 'VAMPIRE ACADEMY' NO BRASIL:
Tenho certeza que já deve estar pensando: "Mas um livro legal que não veio para o Brasil."
Boas notícias, graças a febre vampiresca iniciada pela Saga Crepúsculo, (goste ou não) as editoras resolveram se mancar e traduzir alguns livros a anos no mercado e que nunca vinham para o Brasil, como 'Vampire Diaries' e 'Vampire Academy'. Sendo que no caso de 'Vampire Academy', tente procurar por 'O Beijo das Sombras'... Não pergunte. Vai entender porque colocaram um nome nada a ver, para uma série de livros já conhecida. Depois o livro não vende e eles reclamam que o brasileiro não lê literatura fantástica, por isso não publicam livros do tipo. Aconteceu o mesmo com 'Vampire Kiss', que o mangá foi traduzido para 'Laços de Sangue'... Só quero saber quando vão traduzir os livros da Ellen Schreiber, afinal o mangá está vendendo bem. Está no volume 3 atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário