Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sobrenatural: Capítulo 2 (Insidious: Chapter 2)


O filme 'Sobrenatural: Capítulo 2' (Insidious: Chapter 2), continua a história do filme 'Sobrenatural' (Insidious). Com muitas referências a história do primeiro, é recomendado ver o filme 1 antes de assistir o 2.

Dirigido por James Wan, 'Sobrenatural 2' foi escrita pelo mesmo roteirista de 'Sobrenatural', Leigh Whannell, mas o roteiro da sequência também é assinado pelo diretor.

Infelizmente a parceria de diretores em roteiros de filmes, que não era algo costumeiro de ocorrer em produções de estúdios americanos, mas que atualmente parece que virou moda, nem sempre é bem sucedida.

No caso da participação de James Wan no roteiro escrito por Leigh Whannell para a sequência, o foco do filme no fator terror é eliminado, tornando a história um roteiro sobrenatural, voltado para um drama familiar, com doses de comédia.

O problema desse drama sobrenatural é que a narrativa tem falhas que ficam mais evidente, por James Wan não só ser o diretor do primeiro filme, mas ter no currículo o melhor filme de terror deste ano (2013), 'Invocação do Mal'.

A história de 'Sobrenatural 2' é uma narrativa que busca explicar os acontecimentos do primeiro filme. Só que nem sempre explicar certas coisas funciona bem, como motivo para dar continuidade a uma história.

Quando o assunto é sobrenatural, uma das coisas que mais chama a atenção é o "não saber" e quando começam a querer explicar o inexplicável, o filme começa a cansar quem queria assistir a um bom filme de terror.

No entanto, junto as explicações do roteiro também foi incluído 3 tipo de tempos fílmicos diferentes. Há uma história acontecendo no presente, outra no passado e uma terceira em uma dimensão paralela espaço/temporal, onde espíritos perdidos habitam e vem e vão no tempo e espaço; que condiz mais a um filme de ficção científica que de terror. Tal ideia é interessante, mas não foi bem aplicada e em vários momento confunde o público.

Quem curtiu o filme 'Sobrenatural', e gostaria de saber mais sobre o terror vivido por Dalton Lambert, uma criança com um dom muito peculiar, ele é capaz de sair do seu corpo e vagar por dimensões; é interessante ver o filme 'Sobrenatural 2' para obter maiores explicações. Tanto sobre o dom que o garoto herdou do pai, como quanto ao motivo dele ser perseguido por seres sobrenaturais. Porém é bom avisar que quase não há terror no filme.

Com foco no drama familiar, o terror é quase que abandonando completamente nesse filme, que mantém a história sobrenatural, só que mais dramática e com momentos, onde o fator cômico é introduzido; o qual quebrar qualquer possibilidade de dar a história momentos assustadores. Especialmente com a presença da dupla de "caça-fantasmas", que deve irritar muito fã de histórias de terror, pois o humor não combina com o filme. Na verdade, o humor aplicado no filme fica perdido em meio ao drama dos personagens e a luta da família, torturada por assombrações, a qual busca se libertar dos espíritos malignos que atormenta seus membros.

'Sobrenatural 2' tem estreia nos cinemas brasileiros prevista para sexta-feira, dia 22 de novembro, e é recomendado só para quem viu o filme 1 e/ou quem curte drama familiar com conteúdo sobrenatural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário