Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 8 de março de 2011

O Poder Feminino é Sobrenatural

No dia Internacional da Mulher, vou aproveitar a seleção para a antologia em audiobook Vampiros de Alma (aqui no Contos Sobrenaturais) e falar, creio eu, do mais assustador e fascinante dos seres sobrenaturais, a Succubus (também conhecida pela pronúncia abrasileirada Súcubo).

Succubus é um demônio com aparência feminina, que invade o sonho dos homens a fim de ter uma relação sexual com eles, sugando a energia proveniente do prazer do atacado. Uma Succubus se alimenta da energia vital dos homens e quando invade seus sonhos, podem tomar a aparência do objeto de desejo dos mesmos.

Muitos são os que relacionam a lenda da Succubus, como uma das originais lendas, que deram origem as histórias de vampiros que conhecemos hoje. Alguns a associam também a dita primeira mulher de Adão, Lilith, a primeira feminista que se tem notícias, já que foi expulsa do Paraíso, simplesmente por não aceitar ficar por baixo de Adão.

Em homenagem a todas as mulheres que não querem menos que qualquer homem tem, o simples direito de amar e ser amada, sem críticas ou punições; uma dica de filme, dos mais legais que eu já vi.

Misturando o sobrenatural-fantástico dos vampiros e a mais pura ficção científica, o filme britânico Força Sinistra (Lifeforce - 1985), na minha opinião, é um dos filmes mais geniais que já foi feito. Mesmo que seja um filme de 1985, ou seja, com efeitos especiais meio ultrapassados para hoje em dia, ainda é uma fantástica história, a qual foi inspirada em um livro igualmente fantástico e brilhante, que foi baseado nas lendas mitológicas vampirescas.

Dirigido por Tobe Hooper, o filme ficou muito famoso pelos efeitos especiais utilizados nas filmagens da época, além das famosas cenas da atriz Mathilda May completamente nua.

A história do filme inicia quando uma nave é avistada na cauda do Cometa Halley e astronautas são enviados para investigar a nave. Eles encontram três corpos, uma mulher e dois homens, aos quais, claro, eles levam para a Terra. O que eles não sabem é que os alienígenas não estão mortos, são uma espécie de vampiros de energia, que ao contrário do estereótipo familiar, não sugam sangue como os vampiros na Terra, mas a energia vital, como as Succubus (e sua versão masculina os Incubus). E a confusão começa quando a vampira alien e os dois vampiros acordam, pois eles consomem a "força da vida" de todos que se aproximam, seduzindo os seres vivos com um beijo mortal.

O filme, tem ação, terror e garota nua, mas também tem um romance interessante entre o protagonista da história, o Capitão Tom Carlsen e a vampira líder da raça dos vampiros do espaço. Ou seja, um filme que agrada fãs de vampiros de todos os gêneros, assim como os fãs de ficção científica em geral.

Força Sinistra foi baseado no livro The Space Vampires (1976) do escritor inglês Colin Wilson. A história foi sucesso e traduzida para várias línguas, incluindo espanhol, japonês, francês, holandês, sueco e, claro, não foi para português... Pelo menos não aqui no Brasil, que atualmente, mesmo com a onda vampiresca, ainda não soube que tenha sido publicado ou tenha previsão de ser. (Se isso realmente ainda não aconteceu... Galera, olha a dica! Que tal traduzir um livro de vampiro para adultos, só para variar. Se já foi, favor me avisar, que eu quero muito comprar esse livro.)

Feliz Dia da Mulher!

4 comentários:

  1. Adorei o texto!
    E fiquei curiosa com o filme!
    So nao gostei da ideia de o livro nao ter versao para o portugues...

    ResponderExcluir
  2. Oi Anny Eu tenho Vampiro no Espaço e gostei do livro. Adoro este filme que são dos mesmo produtores dos filmes de ação da época e admiro muito esta atriz realmente os efeitos e até a participação do ator careca que fez o X-men Patrick Stewart que também foi o capitão Jean Luc Picard de jornada nas estrelas. O filme mostra bem como os vampiros de energia mostram a sua força. A maneira como eles vão tomando a energia dos humanos mostra que em pouco tempo o mundo pode se transformar em um verdadeiro desastre e olha que eram só três vampiros. o que remeteu muito ao "Superman 2" quando os Kriptonianos chegaram na terra. A nave também é uma beleza a parte. :-)
    Escreva sempre!
    Adriano Siqueira

    ResponderExcluir
  3. Legal, fiquei com vontade de ler o livro. Deve ser diferente de tudo o que é visto por aí. Lembro de um capítulo da HQ Cinco Por Infinitus, do Esteban Maroto, em que os tripulantes de uma nave encontram uma vampira alienigena num planeta inóspito. É dessa mesma época, qual terá sido o primeiro?

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que gostaram do texto e das dicas, de filme e livro.

    Definitivamente o filme e o livro são aquele tipo de jóia rara da cultura mundial.

    E, Dri, se seu livro é em português, onde é a fonte? :) Devíamos incentivar novas edições junto a editora! Caso não seja, vamos fazer uma campanha para traduzirem o livro? Precisamos dele em português! Que acha, Sol? Angel? Essa é a história de uma rainha vampira alien, nada amigável, e seus consortes. :D

    ResponderExcluir