Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 8 de novembro de 2017

A 170 anos o pai do #Dracula, #BramStoker, chegou a esse mundo!

Em 8 de novembro de 1847 em Clontarf, Dublin, na Irlanda, nascia o escritor Dimitri Abraham Stoker que ficaria conhecido mundialmente por Bram Stoker, o pai do vampiro mais famoso da literatura e ícone da cultura pop, Drácula.


Bram Stoker nasceu em 8 de Novembro de 1847, a exatos 170 anos, e escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos, em 1863 entrou para a Trinity College, em Dublin.

Em 1866 é contratado para trabalhar no castelo de Dublin e escreve o manual Deveres dos Amanuenses e Escrivães nas Audiências para Julgamento de Pequenas Causas e Delitos na Irlanda. E em 1875 recebeu seu mestrado.

Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Se casou em 1878 com Florence Balcombe, aceita a oferta de trabalho para administrar o Royal Lyceum Theatre em Londres. Em 1882 Stoker publica 'Under the Sunset', uma coleção de contos.

Só em 1890, aos 43 anos, Stoker começa a escrever 'Drácula', sendo que leva 6 anos para concluí-lo. Em 1909 ainda publica uma história com tema vampiresco, chamada 'O Caixão da Mulher-Vampiro'.

Vale dizer que também existe um outro conto de vampiro que só recentemente ficou conhecido. Uma história com o próprio Conde Drácula, chamado 'O Hóspede de Drácula', que na verdade era um capítulo do livro que foi removido após a revisão final, antes da publicação.

Quando o autor faleceu, em 1912, ainda não era tão famoso mundialmente, mesmo sendo um escritor bastante conhecido no meio. Isso porque foi apenas quando seu livro foi adaptado para o cinema, em 1931, que seu personagem literalmente ganhou o mundo. O filme 'Drácula' imortalizando não só o nome do personagem título, mas também o de Bram Stoker, que com seu conde vampiro é conhecido e celebrado até os dias de hoje ao redor do mundo.

'Drácula' ganhou várias adaptações, versões e aparições em histórias de outros autores, entre as mais conhecidas e fiéis estão os filmes 'Drácula - 1931' e 'Drácula de Bram Stoker'. A mais recente é 'Drácula - A história nunca contada' (Dracula Untold) que trouxe a proposta de reunir a história do Dracula história, a do conde vampiro de mesmo nome, criado pelo autor irlandês.

Resenha Sobrenatural do livro 'Drácula':
http://contossobrenaturaisdigitalrio.blogspot.com.br/2014/09/dicadelivro-dracula.html

Leia+: #Dracula
Leia também: HISTÓRIAS COM VAMPIROS


Nenhum comentário:

Postar um comentário