Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 17 de março de 2020

#HappyStPatricksDay - #DiaDeSãoPatrício e sua #Lenda

Uma das mais tradicionais festas mundiais de confraternização, o dia de São Patrício, esse ano, terá que ser conemorada virtualmente, já que o isolamento social foi decretado.


O Dia de São Patrício (em inglês, Saint Patrick's Day) é uma popular festa anual irlandesa que acontece mundialmente desde os anos 1990, comemorada no dia 17 de Março, especialmente em países de língua inglesa, mas que a cada ano ganha mais adeptos, como os brasileiros, já que a celebração da morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, é uma festa regada a cerveja e alegre, já que as pessoas se vestem de verde e, em muitos casos, se fantasiam de duendes irlandese.

Lendária comemoração religiosa, o Dia de São Patrício foi por um tempo apenas uma tímida celebração, até que no seculséculo XX se tornou um feriado na Inglaterra, graças ao irlandês James O'Mara.

Pelo mundo a festa é regada a cerveja, indo de bares e pubs lotados até desfiles pelas ruas de diversas cidades pelo mundo, onde as pessoas e ruas ganham uma especial cor verde. Porém bebidas verdes em geral também são bem vidas, inclusive as cervejas, que em alguns bares também ganha a tonalidade verde nesse dia.

No entanto, em 2020, a lendária festa deverá ser comemorada apenas virtual e o Contos Sobrenaturais, para incentivar as comemorações em casa, indica cerveja e pizza com entrega à domicio e maratonas de séries sobrenaturais na Netflix, como 'The Witcher', 'Lucifer', 'O Mundo Sombrio de Sabrina' e 'Kingdom'.

Lenda de São Patrício

O santo o qual é celebrado a data de 17 de Março se sabe muito pouco, Patrício teria nascido na Inglaterra Romana do século V. De uma rica família romano-bretã, o pai e avô foram diáconos na Igreja.

Ainda adolescente, Patrício teria sido raptado por piratas irlandeses e feito escravo na Irlanda.

Em relato, Patrício afirmou que em sonho Deus o mandou fugir de seu cativeiro para o litoral, onde conseguiu voltar à Bretanha em um navio e entrar para um mosteiro.

Voltou para Irlanda, buscando a evangelização dos irlandeses, os quais diziam que um dos métodos usados por Patrício era com uma planta local, o trevo de três folhas, que usava para explicar a doutrina da Santíssima Trindade.

Patrício faleceu no dia 17 de março de 461 e pela tradição, enterrado em Downpatrick. As décadas de evangelização na Irlanda o tornou santo e o principal do cristianismo irlandês, muito querido pela Igreja Católica irlandesa.

Vestir Verde

Por causa da lição dada usando o trevo, a cor verde começou a ser associada ao santo. Assim, a cada século, a ligação da cor com o dia de São Patrício foi aumentando. Iniciada com fitas verdes e trevos usados como enfeites durante a celebração. Algo que ganhou uma proporção lendária durante a famosa rebelião irlandesa de 1798. Foi quando os irlandeses, para divulgar seus ideais políticos, usaram a cor verde nos uniformes dos soldados irlandeses no dia de São Patrício. Imortalizado a expressão irlandesa "the wearing of the green", que traduzindo do inglês para o português "vestindo o verde", que foi usada para incentivar a população a usar algo verde ou um trevo como adorno na roupa em apoio a rebelião.

Leia+: LENDAS E MISTÉRIOS SOBRENATURAIS
Leia também: #SobrenaturalNaNetflix



Nenhum comentário:

Postar um comentário