sexta-feira, 30 de março de 2012

Contos Insólidos e outras histórias alucinantes

Hoje tem audioconto inédito com um dos mais novos parceiros da rádio Digital Rio e do Contos Sobrenaturais, Paulo Fodra, que agora também faz parte do Projeto Literatura Nas Ondas do Rádio.

Paulo Fodra nasceu em São Paulo, ontem mora atualmente. É formado em arquitetura, mas trabalha com marketing e branding. É também músico, arqueiro e leitor compulsivo. Viciado na agitação da metrópole, escreve para se livrar das vozes que moram em sua cabeça. Publicou o livro solo 'Insólito - Microalucinações', publicação da Editora Multifoco. Participa das antologias, 'Deus Ex Machina' e 'Sexo Livros e Rock&Roll', ambas da Editora Estronho, e foi um dos autores selecionadas para a antologia '2013 - Ano Um' da Editora Liberata, que tem organização de Alícia Azevedo e Daniel Borba.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Promoção Grimm

A série 'Grimm' conquistou não somente os norteamericanos, mas os brasileiros também. Os criadores da série David Greenwalt (conhecido pelo trabalho como roteirista nas séries 'Buffy' e 'Angel'), Jim Kouf (conhecido pelo trabalho como roteirista nas séries 'Angel' e 'Ghost Whisperer') e Stephen Carpenter, levam ao ar a cada semana, episódios com roteiros inspirados em algum dos contos dos escritores Jacob e Wilhelm Grimm.

'Grimm' conta a história de Nick Burkhardt, interpretado pelo ator David Giuntoli, um detetive da homicídios que ao descobrir que é descendente dos famosos Irmãos Grimm, é surpreendido com o fato que os contos escritos por eles, na verdade, são histórias reais. Isso porque a família Grimm, possui o dom de ver o mundo sobrenatural, que cerca a sociedade dos humanos. Nick não fica muito feliz com a descoberta e tenta levar sua vida normalmente, o problema é que a família Grimm parece ter um ímã para confusão envolvendo seres sobrenaturais. O herdeiro dos Grimm inclusive acaba por fazer amizade com o Lobo Mau, que além de gostar da cor vermelha, de mau só tem a fama. Monroe, interpretado pelo ator Silas Weir Mitchell, sempre é envolvido nas confusões de Nick, o qual sempre pede ajuda do lobo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

O fantástico Mundo Monstro

'Mundo Monstro - O Estranho caso do Vampiro Assassino' do Gian Danton é uma ótima opção de leitura, especialmente para quem curte história de detetives. O livro conta a história de um detetive tipo Sherlock Holmes chamado Guilherme, que também não deixa de fazer suas deduções, mas com um ego um pouco menor inflado que do colega de profissão inglês. Guilherme usa a dedução para solucionar os mistérios, sabendo que algumas podem nem sempre estar 100% corretas. Já Érico, um garoto que é uma espécie de "padawan" de Guilherme, busca aprender com o detetive o ofício. Só que ao se mudar para a Cidade Perdida, Érico acaba por conhecer um pouco mais que a profissão de detetive, mas também um mundo repleto de criaturas sobrenaturais e lendárias como lobisomens, duendes e até o Abomináveis Homens das Neves, os quais vivem pacificamente no lugar... Até os sugadores de sangue foram aceitos e garantiram o seu lugar naquela sociedade, desde que não matassem humanos.

Infelizmente a pacata cidade é abalada por um misterioso assassinato, o qual o detetive Guilherme e Érico precisaram resolver, para as coisas voltarem a tranquilidade.

terça-feira, 27 de março de 2012

Titanic como nunca se imaginou

A história do famoso naufrágio é conhecida por todo o mundo, assim como o filme que leva o nome da tão malfadada embarcação, Titanic. (Veja o trailer de Titanic 3D, o qual retorna aos cinemas em abril.)

Muitas são as histórias contadas, algumas baseadas em fatos reais, outras em pura especulação e mesmo após um século, a história do Titanic ainda é assunto. No centenário da tragédia que matou 1.523 pessoas, ainda há muitas especulações sobre o que ocorreu dentro do navio, durante as horas finais, antes dele afundar. A verdade é que ninguém nunca saberá ao certo o que ocorreu, mas podemos imaginar... E muito!

Sim, imaginação é o que não falta para aqueles que são fascinados pela história, que é repleta de teorias da conspiração e lendas envolvendos os passageiros. Aos aficionados, aqueles que são autores, a Editora Literata faz um convite para embarcar no Titanic. A Literata busca por contistas que estudaram a história do navio, o qual afundou em sua viagem inaugural, para que contem uma história, fictícia, envolvendo o Titanic e o naufrágio.

CLICAR NO CONVITE DA EDITORA LITERATA PARA LER

segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Elementais

'Elementais - O Receptáculo do Caos' do Rafael Pombo, primeiro volume de uma série, é uma aventura juvenil cheia de ação, que vai de surpreendentes revelações para desafios, com direito a demonstração de poderes em batalhas no melhor estilo mangá japonês. Mesmo que seja um texto, o estilo mangá está ali presente em cada página. Dá para "ver" a história, que com toda certeza ficaria uma grafic novel bem legal.

O livro conta a história de Felipe e Gabriel, gêmeos, que descobrem possui poderes especiais. Também são portadores de poderes os amigos dos irmãos, Léo e Sérgio. Ligados a natureza, como todo bom surfista, os quatro descobrem ser Elementais, que são humanos com o poder de manipular algum elemento natural. Uma história bem ao estilo herói em quadrinho, deve agradar não só a turma juvenil, como os fãs de quadrinhos do gênero.

domingo, 25 de março de 2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

Novos posters de 'Dark Shadows'

Foi divulgado ontem, no perfil oficial de 'Dark Shadows' da Warner Bros, novos posters do filme. Após divulgarem o primeiro poster de 'Dark Shadows', agora cada personagem do elenco principal ganhou um poster exclusivo.

Além dos posters uma outra novidade sobre o filme também foi divulgada, infelizmente não é boa para os fãs brasileiros. O filme já teve o lançamento marcado e será no dia 11 de maio, infelizmente os brasileiros só verão o filme, no cinema, no dia 22 de junho. (Nem vou comentar, pois todo mundo sabe o que acontecerá por conta da demora desnecessária. Uma semana até dá para esperar, mas um mês e pouco é muita sacanagem!)


terça-feira, 20 de março de 2012

Curso de Roteiro e escrita criativa no RJ

CLICAR NO POSTER PARA AMPLIAR

Um dos parceiros do programa Contos Sobrenaturais e da rádio Digital Rio, convida autores que querem conhecer as técnicas profissionais para se escrever um roteiro e de construção de uma história.

No curso promovido pelo pessoal do Quadrinize, o autor aprendará como conquistar o leitor com estratégias utilizadas por mestres das HQs e também do cinema. Conheça também exercícios de criatividade e observação para aplicar na concepção de cenários e personagens.

Não se trata de fórmulas mágicas, mas de técnicas amplamente utilizadas por profissionais das áreas dos quadrinhos e do cinema.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Matéria de Louise Duarte sobre a literatura fantástica nacional

Após a publicação da ótima matéria sobre a nova cara da literatura fantástica nacional para o jornal O Estado RJ, a jornalista Louise Duarte resolveu disponibilizar em seu blog, o Repórter de Aço, todas as entrevistas que foram feitas para que pudesse escrever o texto para o jornal.

Anny Lucard, Nazarethe Fonseca e Adriano Siqueira
(Bienal do Livro SP - 2010)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Primeiro poster de 'Dark Shadows'

O programa Ellen passou com exclusivo o primeiro trailer do filme Dark Shadows, que foi divulgado oficialmente no site oficial de Dark Shadows ontem. Agora temos também o primeiro poster oficial divulgado.

CLICAR NO POSTER PARA VER AMPLIADO


quinta-feira, 15 de março de 2012

Trailer do filme 'Dark Shadows'

Divulgado o trailer oficial do filme Dark Shadows do diretor Tim Burton, com Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e grande elenco. Que tem a estreia marcada para o dia 11 de maio.

Após deixar os fãs enlouquecidos com a divulgação de um preview trailer de Dark Shadows, o trailer oficial do filme foi divulgado com direito a contagem regressiva e tudo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Canção do Súcubo

ATUALIZAÇÃO: 5 DE ABRIL DE 2012 + DICAS DE OUTROS LIVROS DO TIPO

O primeiro volume da série Georgina Kincaid, da autora Richelle Mead, se chama 'A Canção do Súcubos' e é uma ótima pedida de leitura para quem gosta de histórias sobrenaturais e de conteúdo adulto. A história é contada na primeira pessoa, onde a autora narra os acontecimentos presentes e passados de um lendário demônio conhecido, em sua forma feminina, por succubus (o qual na forma masculina é chamado de incubus). Revelando um pouco da vida de Georgina e de como se tornar um ser infernal, descendente de Lilith, que em algumas lendas é apontada como a primeira da espécie. (Lilith seria a primeira mulher de Adão, a qual por exigir direitos iguais e não aceitar ser submissa a homem algum, teria sido amaldiçoada pelo deus hebreu.) Porém as lendas sobre succubus e incubus são muito variadas.

terça-feira, 13 de março de 2012

Contagem regressiva para o trailer de 'Dark Shadows'

Foi liberada as primeiras imagens do filme Dark Shadows do Tim Burton, com Johnny Depp no papel principal, como o vampiro Barnabas Collins. O preview trailer está na forma de um teaser com a música tema da série original.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Contos Sobrenaturais Especial Semana da Mulher

Na semana do Dia Internacional da Mulher o programa Contos Sobrenaturais não poderia deixar de homenagens as heroínas da nossa literatural. E não falo somente das personagens incríveis, mas também das autoras fantásticas que deram vida e as criaram.

Como mencionei no Post Especial do Dia da Mulher, no mundo da literatura há várias heroínas fantásticas, seja as criadas por autoras estrangeiras, tipo a Hermione da J.K. Rowling (autora da saga Harry Potter), ou as nacionais tipo a Kara da Nazarethe Fonseca (autora da saga Alma e Sangue).

Por isso, no Contos Sobrenaturais de hoje, a homenagem a todas as mulheres, vai especialmente as autoras guerreiras, que lutam por um espaço no munda da literatura e, principalmente, pelo respeito e reconhecimento de seu trabalho. Por que muitas ainda sofrem preconceito em relação a suas obras, tratadas por "literatura feminina", como se isso fosse sinônimo de trabalho de qualidade inferior. Assim como o reconhecimento de suas heroínas como personagens que vão além do rotinho bonito em uma trama e que podem ser tão fantásticas quanto qualquer um dos heróis.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher, Vampiras, Succubus...

Muita gente acha que o Dia Internacional da Mulher é só mais um dia, mas para quem não sabe o dia 8 de março foi escolhido e dedicado as primeiras mulheres que começaram a luta pelos direitos iguais, que iam desde melhores condições de trabalho até o direito ao voto. No entanto, a origem da data surgiu por causa do dia 8 de março de 1917, com a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II da Rússia e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial, que precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução Russa.

Por isso no dia de luta pela igualdade feminina, não poderia deixar de falar das heroínas fantásticas, em todos os sentidos, do mundo sobrenatural. Personagem que inspiram o melhor das mulheres.

Guerreiras, humanas ou não, elas estão sempre dispostas a lutar não somente pela igualdade de direitos e o respeito, mas por aqueles que amam.

Heroínas que lutam para salvar seus amados, amores e amantes, sempre movidas pelo coração. Protegem aqueles que amam seja da família, amigos... Mas não pensem que podem manipular uma guerreira pelo coração, pois se ela descobrir que está se aproveitando de sua boa vontade... Hasta la vista, baby! Perdeu, playboy!

domingo, 4 de março de 2012

Ler com Todos os Sentidos

Não é incomum eu associar música a livro, criando minha própria trilha para meus livros favoritos. Algumas vezes o próprio autor ou autora ajuda nisso. Porém algumas trilhas de livros parecem que evoluem e se torna uma lembrança marcante, ligada aos meus sentindos. Um exemplo do que falo são as músicas do cantor japonês Gackt, que sempre irão me lembrar as histórias da vampira Kaori da autora Giulia Moon (e meu querido vampwatcher Samuel Jouza).

Só que não é só a música que pode marcar uma leitura. Quando lemos um livro que nos envolve, a experiência da leitura pode ir além... Como, por exemplo, lembrar do livro sempre que sente um aroma em especial, uma sensação térmica ou mesmo algum alimento que comeu muito enquanto li. Quem nunca sentiu isso está perdendo uma fantástica experiência... Em todos os sentidos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Seleção de 'Drácula Eternamente' é prorrogada e ganha capa

O livro Drácula de Bram Stoker é ícone da literatura fantástica sobrenatural e no ano que faz '100 Anos Sem Bram Stoker', a Digital Rio resolveu produzir um audiobook muito especial, com a proposta de divulgar não somente a literatura fantástica nacional, mas também incentivar a inclusão daqueles que possuem algum problema visual, a nova literatura nacional.

Por isso, trabalhamos para fazer uma antologia ainda melhor que a anterior, Vampiros de Alma. Para a produção de um audiobook de melhor qualidades, a seleção foi prorrogada, não só para dar a chance de outros autores participarem, mas para obter um trabalho bem mais profissional.

A antologia também ganhou uma capa, com desenho feito pela desenhista e também autora convidada Vivianne Fair.

'Julgamos vê-la morta, enquanto adormecida,
e sob o manto de Morfeu, quando já mortal!'