Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Invadindo a praia masculina...

Hoje vai ao ar no programa Contos Sobrenaturais, um audioconto da autora Vivianne Fair, já conhecida pelos leitores do nosso Blog, por suas tirinhas divertidas de 'A Caçadora' e 'Cavaleiros do RPG'. Sendo que esse audioconto, faz parte do Universo Fantástico de 'A Caçadora'.

Quando se pensa em desenhistas de histórias em quadrinhos, ou escritores do gênero, o que vem a mente é... Stan Lee... Maurício de Sousa... Afinal desenhar e escrever histórias em quadrinhos é coisa de garoto, certo? Errado!

Quem anda agitando atualmente a internet, é uma talentosa desenhista e escritora, Vivianne Fair, também conhecida por Chefa. Ela possui uma criatividade equivalente a de Stan Lee, para criar histórias complexa e personagens marcantes. Como o talento para desenhar seus personagens de forma peculiar, fazendo-os se destacar entre os demais, assim como nosso Mauricio de Souza. E o resultado são histórias de aventura envolventes e divertidas.

No entanto, ao mesmo tempo que as histórias de Vivianne Fair, possuem um certo romantismo típico de ditos textos femininos, o humor irreverente é tão afiado, quando os vistos em quadrinhos tipicamente masculinos. O que provavelmente seja a influência oriental, já que a autora é fã declara de animes japoneses e games. E provavelmente por isso, consiga mostrar em suas histórias essa mistura, que agrada e chama a atenção de ambos os sexos.

Mesmo que a maioria de seus fãs, por enquanto, sejam do time feminino, que vive a suspirar de amores por seu vampiro Zack. O fato é que o time masculino ainda não descobriu sua Jessica, pois com certeza vão se encantar com a espirituosa ruiva, caçadora de vampiros.


Vivianne Machado, atualmente mais conhecida por Vivianne Fair é natural da capital do estado do Rio de Janeiro, mas atualmente mora na capital do nosso país, Brasília.

Quando pequena, como todo bom artista, Vivianne Fair não conseguia decidir o que queria ser quando crescesse. E por isso tinha uma lista de possíveis profissões a seguir, como: Professora, dançarina de ballet, escritora, desenhista... Entre outras, que incluía também detetive e para-quedista.

Porém o gosto pela leitura a fez ler, por livre e espontânea vontade, mais que a metade da obra de Monteiro Lobato, quando tinha por volta dos 10 anos ainda. Ótima influência, só podia levar à ótimas idéias. Por isso, ainda menina, muitas vezes largou as bonecas para desenhar e escrever. Logo Vivianne Fair se arriscava, sem muita pretensão, em publicar suas histórias. Escreveu inclusive poesias para jornais aos 12 anos.

Decidiu embarcar na universidade da UnB, no curso Artes Plásticas e seu trabalho de final de curso, resultou em uma exposição baseada no seu primeiro livro, 'Cavaleiros do RPG' e daí Vivianne Fair não parou mais. Na verdade, o livro 'Cavaleiros do RPG' surgiu como uma solução para concluir a história, quando a autora percebeu que a fotomanipulação de quadrinhos para a exposição, não ia resultar no roteiro completo que havia criado. Por isso resolveu terminar a história na literatura.

A autora tem um filho de 11 anos, fã de Darth Vader e sua maior alegria, sendo um crítico ferrenho das obras da mãe.

Para saber mais sobre Vivianne Fair, temos várias tirinhas desenhadas e escritas por ela, em nossa sessão Em quadrinhos, aqui no blog do programa Contos Sobrenaturais.

Também pode encontrar excelentes matérias e resenhas, tanto sobre 'A Caçadora - Sorriso de Vampiro' como sobre os 'Cavaleiros do RPG', no Leitora Compulsiva, que como nós da Digital Rio, quer ver os livros de Vivianne Fair nas livrarias de todo o país.

Se quer saber mais sobre as histórias contidas nos livros da autora, no skoob você encontra a resenhas de 'Cavaleiros do RPG' e também a de 'A Caçadora - Sorriso de Vampiro'.

O livro dos 'Cavaleiros do RPG' possui uma Comunidade no Orkut e se você tiver perfil lá, participe. Sendo que o livro tem uma página só dele (Click aqui para acessar a página.), onde você pode saber mais sobre o livro, a autora, produtos, downloads, artes de Vivianne Fair... E como adquirir seu exemplar. O livro 'Cavaleiros do RPG' pode ser adquirido, tanto direto com a autora ou no site da Livraria Cultura.

Por enquanto, o único jeito de adquirir 'A Caçadora - Sorriso de Vampiro', é direto com a autora. (Click aqui e adquira agora seu exemplar.)

Sendo que você pode ajudar a levar a trilogia de 'A Caçadora' para a livrarias, basta se unir a outros fãs e assinando a petição: Queremos 'A Caçadora' nas livrarias!

E se quer levar para casa mais que o livro de Vivianne Fair, pode ter Jessi e Zack com você. Basta visitar a Lojinha da Chefa, lá encontrará chaveiros, adesivos, ímãs e muito mais dos personagens da autora.

Blogs recomendados:
Blog da Chefa: http://recantodachefa.blogspot.com/
Blog de 'A Caçadora': www.sorrisodevampiro.blogspot.com

3 comentários:

  1. Nossa, tem coisa sobre mim que nem me lembravaa!! kkk! A-d-o-r-e-i!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blog pela divulgação do trabalho dessa talentosíssima escritora, artista plástica, mãe e amiga!!!
    Sou uma fã assumida da Vivi Fair...
    Um grande beijo
    Camila

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei!
    Parabéns ao Blog... vale à pena divulgar essa Talentosa Autora Nacional e uma Maravilhosa pessoa!! ^^
    Abraços

    ResponderExcluir