Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quinta-feira, 30 de abril de 2020

#Elvira: A Rainha Das Trevas



O filme 'Elvira: A Rainha Das Trevas' (Elvira: Mistress of the Dark, 1988), dirigido por James Signorelli, é uma comédia de conteúdo sobrenatural fantástica celebrada por uma geração. Quem era jovem nos anos 80 e não viu esse filme, ou está mentindo ou, infelizmente, não teve adolescência. Isso porque a personagem Elvira encantou uma geração inteira com seu visual gótico sexy e suas atitudes rebeldes. Uma mulher dona de si e com opinião própria. Os garotos queriam namorar Elvira e muitas garotas queriam ser como ela. Numa época que as mulheres eram julgas simplesmente por suas roupas (o que não mudou muito hoje em dia), Elvira mostrava para todos que uma mulher podia ser bela, sexy, ter opinião e fazer sucesso por esforço próprio. E mesmo com uma personagem tão empoderada, a trama do roteiro dessa produção, não deixou de arrancar muitas risadas, afinal se trata de um comédia.

Considerado um filme cult, 'Elvira: A Rainha Das Trevas' mostrando também que bons roteiros podem falar de coisa séria, sem se perder em sua proposta ou apelar. Assim os roteiristas Sam Egan e John Paragon, assinam esse roteiro original junto com a estrela do filme, a atriz Cassandra Peterson, que interpreta Elvira; criando uma verdadeira obra atemporal que ainda hoje é capaz de encantar quem assiste.

A trama do roteiro narra a história da atriz Elvira, que luta por uma chance no show business, nos Estados Unidos, sem ter que se vender. Julgada por seu visual gótico sexy, ela perde o emprego e para conseguir uma chance em Las Vegas, precisa levantar uma grana alta em pouco tempo. Como se tivesse "as preces" ouvidas, Elvira recebe a notícia não só que ainda tem família, pois é orfã, como precisa se apresentar na cidade natal de uma parente distante recém falecida para receber uma herança.

Pegando seu carro conversível costumizado, ela parte para a cidade de Fallwell, no estado de Massachusetts, chegando para abalar as estruturas do lugar. Porém, a herança não será nada do que Elvira imagina e a estadia na pequena cidade será um desafio, já que trata-se de um lugar que parou no tempo, repleto de pessoas que usam o velho discurso de "tradição" para julgar e condenar as pessoas diferentes deles.

Mesmo sendo um filme de baixo orçamento, foi muito bem produzido, dado os recursos da época, tanto em relação a fotografia e a ainda chamada direção de arte, como em relação ao figurino e a maquiagem. Vale destacar que a atriz Cassandra Peterson empresta sua beleza natural para dar um rosto a tia falecida de Elvira, posando para a pintura exposta na mansão da família como Morgana Talbolt.

Cassandra Peterson não é só a estrela da produção, também mostra todo seu talento roubando a cena na hora de fazer comédia, deixando claro que seu talento vai além, que não é só um rosto bonito e que tem peitos para encarar qualquer comediante de renome.

Disponibilizado no catálogo da Darflix desde o mês passado, em versão legendada em português, 'Elvira: A Rainha Das Trevas' já se encontra na lista de TENDÊNCIAS do serviço de streaming. Valendo ressaltar o fato de quem viu o filme na época que passava em TV aberta, provavelmente, nunca o viu na integra, dado o péssimo hábito das emissões brasileiras de cortarem e editarem ao seu bel-prazer as produções estrangeiras. Então agora é uma boa oportunidade de rever o filme sem cortes.


Leia+: CRÍTICAS SOBRENATURAIS
Leia também: #CríticasNÃOSobrenaturais


Nenhum comentário:

Postar um comentário