Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 1 de abril de 2015

April Fool's Day ou Primeiro de Abril

Dia dos Tolos ou dia da mentira? A questão é que trata-se de um dia de pegadinhas e não há filme que seja mais perfeito para ver neste dia que 'April Fool's Day' (1986), um clássico do terror da safra de filmes com roteiros interessantes e originais escritos nos anos de 1980.

No Brasil o filme ficou conhecido por 'A Noite das Brincadeiras Mortais' e trata da clássica história de adolescentes se reunindo em um lugar distante de tudo e todos para diversão e a coisa não sai como eles previam. O filme se passa no dia em questão e a turma aproveita para pregar peças uns nos outros, até que... Melhor ver o filme para saber.


Reza a lenda sobre o Dia:

Primeiro de abril, também conhecido por dia da mentira e dia dos tolos reza a lenda que surgiu na França.

Isso porque anteriormente o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, a data do início da primavera no Hemisfério Norte, com festas que duravam dias e no primeiro dia de abril.

Só que no ano de 1564, com o calendário gregoriano, Carlos IX, rei da França na época, determinou que o Ano Novo seria comemorado no primeiro dia de janeiro.

A mudança não agradou muitos dos franceses e os que resistiram à mudança, continuando as celebrações do antigo calendário passaram a ser ridicularizá-los. De deboches verbais e "presentes esquisitos", que hoje chamaríamos de pegadinhas.

Em países de língua inglesa o dia da mentira é conhecido por "April Fools' Day", que traduzindo para o português significa "Dia dos Tolos".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

NOTA: O post é sobre o Primeiro de Abril, mas a notícia não é brincadeira para tolos.

Leia+: LENDAS SOBRENATURAIS

Leia+: DICAS SOBRENATURAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário