Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Natal com Drácula e Stoker

A 20 anos atrás, no dia de Natal, foi lançado nos cinemas brasileiros o filme 'Dracula de Bram Stoker'. Um filme que tentou ser o mais fiel possível ao livro, mas que ainda deixa a desejar. O foco da história é no triângulo amoroso entre Drácula, Mina e Jonathan, que deixa o protagonista e sua história em segundo plano. Mesmo assim, o filme tem um dos roteiros mais bem feitos com base não só na história de Stoker, mas nas anotações do autor durante seus 6 anos de pesquisa antes de escrever o livro e mostre o conde vampiro como o autor o criou.

"O amor nunca morre."

Revendo o filme em DVD no mesmo dia que, a 20 anos, eu o vi pela primeira vez, não só para comemorar as duas décadas que a produção foi lançada nos cinemas do Brasil, mas também como fã do Conde Drácula, que se despede do ano que comemoramos o centário de morte do autor Bram Stoker; constatei com certa tristeza que ainda está para ser feito um filme que realmente reproduza a sinistra história do livro.

Já tivemos vários tipos de Drácula, tanto em filmes como também é séries, animações, quadrinhos e até teatro, mas a maioria seguindo a linha de interpretação do ator Bela Lugosi. Mesclando também a ideia de "virar pó no sol" do primeiro plágio oficialmente produzido pela industria cinematográfica, 'Nosferatu' de 1922. A maioria incríveis atuações dos atores, que tenho que admitir vestiram a camisa do conde vampiro, mas apesar disso não há um filme que siga a risca a história do livro de Stoker. Do Drácula sanguinário e nada charmoso, que literalmente leva o terror a Londres.


Rever o filme, me fez querer reler o livro integralmente outra vez, pois sempre gostei de ler trecho dos meus livros favoritos, mas no caso de 'Drácula' preciso reler, pois a muito a relembrar, especialmente depois de ver tantas histórias inspiradas no livro. É inevitável confundir coisas que vi com que li no livro. E assim, encarar com coragem a leitura da continuação, escrita por um fã alucinado de Drácula, o roteirista Ian Holt, e o parente mais próximo (vivo) do criador do conde vampiro, Drake Stoker.

Minha esperança para ver em carne e sangue, a face do Drácula de Stoker está com uma produção prometida para 2013, 'The Last Voyage of Demeter'. (Título ainda sem tradução oficial para o português, mas que literalmente seria 'A Última Viagem de Demeter'.)

O roteiro desse filme será inspirado em apenas um dos trechos do livro 'Drácula', que relata a viagem do navio Demeter até Londres, o qual transporta a mudança de Drácula e o próprio conde vampiro, oculto em uma de suas caixas. A parte mais sinistro da história, na minha opinião, e por isso a espectativa para o filme é de ter o mais fiel Conde Drácula já visto. (Leia + AQUI.)


'Drácula de Bram Stoker' fez 20 anos de produzido em 13 de novembro desse ano e conta com a brilhante atuação de Gary Oldman, que definitivamente é a versão inglesa do Johnny Deep. O ator britânico de várias faces, já fez vários personagens marcantes além de Drácula, como Sirius Black da série 'Harry Potter' e o Comissário Gordon da trilogia 'Batman' de Christopher Nolan, inspirada nos quadrinhos, entre outros. (Leia + AQUI.)

E para um Natal que está sendo tão HOT quanto a 20 anos atrás, em todos os sentidos, além do centenário de morte de Bram Stoker, junto com os 115 anos da publicação de 'Drácula', mais os 20 anos do álbum Erotica da rainha do pop Madonna e também o lançamento no Brasil da igualmente polêmica série de livros de E.L.James, a Trilogia 50 Tons (em um box especial com os 3 livros)... Temos uma promoção para quem curte contos sobrenaturais de conteúdo adulto. A nova edição da antologia 'Vampiros de Alma', está com a versão impressa em pré-venda, a qual também contará com um eBook, além do audiobook.

Para maiores informações acesse o blog Digital Rio e leia sobre a pré-venda:
http://digitalriojacarepagua.blogspot.com.br/2012/12/projeto-literatura-nas-ondas-do-radio.html

NOTA: Se é fã do conde vampiro de Stoker, não deixe de conhecer o livro 'Drácula Eternamente', antologia em homenagem ao conde vampiro de Bram Stoker e a imortalidade da obra e talento do autor, feita por fãs para fãs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário