Literatura Fantástica nas ondas do rádio




terça-feira, 4 de setembro de 2012

ParaNorman


O filme 'ParaNorman' é uma das melhores animações de censura livre, com conteúdo sobrenatural, que já vi até hoje. Não só pela qualidade primorosa em que foi produzida, imagem e som de última geração, mas por ter um dos melhores roteiros produzidos nos últimos anos na minha opinião.


Misturando o estilo de filmagem dos filmes de terror antigos a animação em stop motion, aos mais modernos efeitos digitais, o filme em 3D de 'ParaNorman' é um ótimo filme, especialmente para quem curte animação e também para quem gosta de bons roteiros, independente de como foi filmado.

Não vou falar muito da história, pois a graça é ver o filme sem maiores detalhes, ou nenhuma indicação do que vai acontecer, pois as descobertas durante o filme são umas das atrações do roteiro, fora referências impagáveis que serão delírio dos cinéfilos.


O que poderia dizer é que o filme inicia como se fosse uma história clássica para crianças e jovens, onde é mostrado a vida cotidiana do garoto estranho da cidade que gosta do diferente, no caso, Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee), o qual adora ver filmes de terror e tem o quarto repleto de posters e brinquedos dos filmes que curte.


Na história também há a irmã patricinha, Courtney Babcock (Anna Kendrick), estilosa e muito metida, que não largar seu celula cor-de-rosa. Os pais preocupados com as esquisitices de Norman. E, é claro, o valentão do colégio, Alvin (Christopher Mintz-Plasse).

Em 'ParaNorman' também há a divertida dupla de irmãos, os ruivos Neil (Tucker Albrizzi) e Mitch (Casey Affleck), os quais acabam se envolvendo com os irmãos Babcock. A dupla de ruivos consegue roubar a cena durante vários momentos no filme.


No entanto, a forma como o tema sobrenatural foi abordado nesse filme, é impressionante e muito original. Além de variar entre cenas de assustar indo, para outras de deixar o público as gargalhadas. Há várias referências a clássicos dos gêneros terror e suspense.


'ParaNorman' brinca sem dó nem piedade com todos os clichês que se pode e não pode imaginar, tanto em relação aos filmes de gêneros mencionados, como outros gêneros. Referência lendárias do tipo "Maldição da Bruxa do Mal" até abordagem de temas polêmicos, sem querer ser um filme moralista. Os personagens são cativantes e envolventes, os quais emocionam e divertem o público na mesma proporção. E a trilha sonora impecável, dá o toque final para a bela produção.

Um roteiro realmente incrível que junto a forma como foi filmado, como se fosse um dos velhos filmes do gênero terror, perfeitamente adaptado ao 3D, leva o público a uma viagem fantástica. 'ParaNorman' é a prova da união perfeita de uma ótima história com vários estilos de filmagens, tanto antigo quanto novo, somados a tecnologia em 3D, pode funcionar. Porque o que é bom não vai acabar, será adaptado.


'ParaNorman' é uma produção de altíssima qualidade que vai emocionar, divertir e também fazer alguns questionamentos. Indicado para adultos e crianças de todas as idades. Para quem curte animação, quem curte uma boa história sobrenatural, quem gosta simplesmente de ri... Com toda a certeza vai adorar o filme.

O filme estreia nos cinemas brasileiros na sexta-feita, 7 de setembro. Aproveite o feriado da declarada de Independência do Brasil para curtir um bom filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário