Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

João e Maria: Caçadores de Bruxas

Nem todas as bruxas são boas...

No filme 'João e Maria: Caçadores de Bruxas' (Hansel and Gretel: Witch Hunters), a ideia das bruxas más é o destaque da história, afinal no clássico dos Irmãos Grimm uma delas tenta comer João, enquanto fazia Maria de sua serviçal.

Usando a clássica história dos contos de fadas dos Grimm como introdução para um roteiro original, o filme surpreendente até o fim. Os roteiristas Dante Harper e Tommy Wirkola, que também dirigiu o filme, conseguiram criar um roteiro repleto de riquezas de detalhes, diálogos bem colocados e referências ótimas, algumas para arrancar risadas e quebrar o clima de terror.


Um dos melhores filmes do cinema fantástico produzido atualmente na minha opinião, pois consegui tornar o gênero de ação do mesmo, mesclado ao terror e steampunk, uma nova forma de contar uma boa história sobrenatural.

Como o steampunk possui sempre tecnologias a frente de seu tempo, usando os recursos da época em que é ambientado. A dose de violência típica de roteiros de ação com terror, é acentuada diante das armas fantástica que o steampunk permite João e Maria terem para caçar as bruxas malvadas.


Os atores que interpretam João, Jeremy Renner, e Maria, Gemma Arterton, também são uma surpresa no filme, pois estão muito bem como irmãos. Há uma fraternidade convincente entre eles, que cativa o público. Também há momentos divertidos e outros bem tocante envolvendo os irmãos, já que assim como o João e Maria da história original, foram crianças abandonadas na floresta e isso os torna muito unidos, pois só possuem um ao outro.


Graças ao fato de terem matado sua primeira bruxa ainda criança, a dupla passa a ter como razão de suas vidas a caçada. João e Maria, que após matar a bruxa da casa de doces crescem caçando outras, ganham fama e são procurados por moradores de vilas onde alguma dessas criaturas malignas rondam. Também são de grande ajuda para a Inquisição na época, mas os irmãos trabalham como caçadores de recompensa, recebendo pela bruxas que matarem.


'João e Maria: Caçadores de Bruxas' surpreende em vários aspectos, desde a ótima edição, trilha sonora e efeitos visuais criados pelo 3D. Onde usam muito bem os recursos do steampunk, que combina perfeitamente com o filme em 3D.

O steampunk parece que veio para ficar de vez, já que virou tendência não só em filmes de ficção científica, nos quais é um subgênero, mas bem usado funciona divinamente nos filmes de ação fantástico com terror também. Misturado ao 3D, fica ainda melhor.


O filme foi feito para o 3D e por isso recomendado em cinemas do tipo, pois há vários momentos que a tecnologia faz diferença.

A estreia de 'João e Maria: Caçadores de Bruxas' nos cinemas brasileiros é no dia 25 de janeiro, tanto em cópias 3D como em 2D. No elenco também estão os atores Famke Janssen, Peter Stormare, Pihla Viitala, Derek Mears, Derek Mears, entre outros.

Um comentário:

  1. Voc~e me deixou muito curiosa...ainda mais pelo 3D! Com certeza vou assistir!

    ResponderExcluir