No filme 'João e Maria: Caçadores de Bruxas' (Hansel and Gretel: Witch Hunters), a ideia das bruxas más é o destaque da história, afinal no clássico dos Irmãos Grimm uma delas tenta comer João, enquanto fazia Maria de sua serviçal.
Usando a clássica história dos contos de fadas dos Grimm como introdução para um roteiro original, o filme surpreendente até o fim. Os roteiristas Dante Harper e Tommy Wirkola, que também dirigiu o filme, conseguiram criar um roteiro repleto de riquezas de detalhes, diálogos bem colocados e referências ótimas, algumas para arrancar risadas e quebrar o clima de terror.
Um dos melhores filmes do cinema fantástico produzido atualmente na minha opinião, pois consegui tornar o gênero de ação do mesmo, mesclado ao terror e steampunk, uma nova forma de contar uma boa história sobrenatural.
Como o steampunk possui sempre tecnologias a frente de seu tempo, usando os recursos da época em que é ambientado. A dose de violência típica de roteiros de ação com terror, é acentuada diante das armas fantástica que o steampunk permite João e Maria terem para caçar as bruxas malvadas.
Os atores que interpretam João, Jeremy Renner, e Maria, Gemma Arterton, também são uma surpresa no filme, pois estão muito bem como irmãos. Há uma fraternidade convincente entre eles, que cativa o público. Também há momentos divertidos e outros bem tocante envolvendo os irmãos, já que assim como o João e Maria da história original, foram crianças abandonadas na floresta e isso os torna muito unidos, pois só possuem um ao outro.
Graças ao fato de terem matado sua primeira bruxa ainda criança, a dupla passa a ter como razão de suas vidas a caçada. João e Maria, que após matar a bruxa da casa de doces crescem caçando outras, ganham fama e são procurados por moradores de vilas onde alguma dessas criaturas malignas rondam. Também são de grande ajuda para a Inquisição na época, mas os irmãos trabalham como caçadores de recompensa, recebendo pela bruxas que matarem.
'João e Maria: Caçadores de Bruxas' surpreende em vários aspectos, desde a ótima edição, trilha sonora e efeitos visuais criados pelo 3D. Onde usam muito bem os recursos do steampunk, que combina perfeitamente com o filme em 3D.
O steampunk parece que veio para ficar de vez, já que virou tendência não só em filmes de ficção científica, nos quais é um subgênero, mas bem usado funciona divinamente nos filmes de ação fantástico com terror também. Misturado ao 3D, fica ainda melhor.
O filme foi feito para o 3D e por isso recomendado em cinemas do tipo, pois há vários momentos que a tecnologia faz diferença.
A estreia de 'João e Maria: Caçadores de Bruxas' nos cinemas brasileiros é no dia 25 de janeiro, tanto em cópias 3D como em 2D. No elenco também estão os atores Famke Janssen, Peter Stormare, Pihla Viitala, Derek Mears, Derek Mears, entre outros.
Voc~e me deixou muito curiosa...ainda mais pelo 3D! Com certeza vou assistir!
ResponderExcluir