Literatura Fantástica nas ondas do rádio




quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Poderoso Thor

Das lendas nórdicas para os quadrinhos

Todo mundo conhece a mitologia grego e romana, mas a nórdica (também chamada de mitologia germânica, viking ou mesmo escandinava) não é tão conhecida. Mitologia nórdica é o nome dado ao conjunto de crenças religiosas e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos, que inclui a Islândia, onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram construídas. A versão mais conhecida da mitologia germânica antiga, tem relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia. E foi assim que o pai de todos Odin, o Deus do Trovão Thor e o brincalhão Loki chegaram aos dias de hoje.

No entanto, os mitos nórdicos ganharam destaque no mundo atual, quando Thor passou de divindade a super herói, nas páginas dos quadrinhos da Marvel e então para as telas de cinema.



Sobre a lenda 'Thor'
Deus do Trovão, Thor possui uma força descomunal, descrito com cabelos vermelhos e barba, sempre em posse de seu Martelo. Filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn), a deusa de Midgard (como os habitante de Asgard chamam o planeta Terra).

Thor adorava uma disputa de poder e por isso se tornou o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo.

Nas lendas, relatam que Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento do deus famoso por suas brincadeiras, para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica.

No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e por isso na lenda do fim dos tempos, o Ragnarök, Thor terá a tarefa de matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, mas o Deus do Trovão morrerá na batalha.

Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Júpiter (o deus grego Zeus) porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão. Já o historiador Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de sua força descomunal e função de protetor do mundo.

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana (quinta-feira), Thursday ou "Thor's day". Também no idioma alemão a quinta-feira é dedicada ao deus, "Donnerstag" (donner = trovão; tag = dia).


A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir (destruidor), com uma enorme cabeça e um cabo curto, nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força.

O mais importante símbolo de Thor, na pré-história escandinava, surgia sob a forma de um machado que era relacionado à fertilidade e aos fenômenos atmosféricos. O martelo de Thor, também se relaciona com os aspectos míticos de ferreiro do deus, ao criar trovões e relâmpagos. Existem evidências de que o culto ao martelo continuaram na Era Viking a serem propiciadores de fertilidade feminina para o casamento. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos.


Sobre os quadrinhos 'Thor'
O Poderoso Thor que surgiu nos quadrinhos da Marvel, inspirado nas lendas nórdicas, transformou o Deus do Trovão em um super herói que protege a humanidade do mal.

Thor foi retratado como o verdadeiro deus nórdico e não como um humano com super poderes, mas algumas mudanças foram feitas, como o fato dele ter pedido a aparência do nórdico deus ruivo e ganhado aparência mais jovial e cabelos loiros.

Em várias de suas histórias, Thor enfrenta divindades de outras mitologias, como o semi-deus Hércules e o deus egípcio Seth.

Nos quadrinhos, Thor é filho de Odin, o deus supremo de Asgard e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard), por isso o Deus do Trovão é o príncipe da Terra.

Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte Bifrost que é guardada por Heimdall, o eterno guardião. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

Em sua juventude, Thor tinha comportamento arrogante e impulsivo e, em uma de suas aventuras, cometeu uma grave falta. Thor acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho, Odin o bane e o mandando para a Terra (Midgard). Assim nasceu o Doutor Donald Blake. Thor como Don Blake tem as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade, pois Odin apaga a memória do filho, antes de mandá-lo a Terra. Aos poucos Thor recupera a memória e a Terra ganha um poderoso defensor, pois a compaixão de Thor com os mortais e a ligação mística com sua mãe, faz com que ele preferisse por várias vezes continuar na Terra à retornar definitivamente à Asgard. Thor, na época em que estava "transmutado" em Don Blake, se apaixona por sua enfermeira, Jane Foster, que todavia estava interessada no deus nórdico. Thor a levasse para Asgard, para se casar com ela, mas Odin mostrou que a garota não estava preparada para viver com os deuses. Thor acabou se convencendo disso e deixa Jane para ficar com a deusa Sif.

Como ativo herói na Terra, Thor foi um dos fundadores da equipe dos Vingadores. Permanecendo na equipe por muitos anos, Thor se envolveu em inúmeras batalhas para defender os seres humanos, reconhecido como um herói de grande valor.


Sobre o filmes 'Thor'
Baseado nos quadrinhos da Marvel que leva seu nome, 'Thor' é estrelado por Chris Hemsworth (Thor), Natalie Portman (Jane Foster), Tom Hiddleston (Loki), Anthony Hopkins (Odin) e Stellan Skarsgård (Erik Selvig).

O filme conta a história de como o Deus do Trovão é expulso de seu lar e enviado à Terra por ter reiniciado uma antiga guerra. Obrigado a conviver com mortais, ele deverá aprender a ser um verdadeiro herói para combater as forças do mal que ameaçam a Terra, ou não poderá empunhar novamente seu Martelo.



Sobre o filme 'Os Vingadores'
Filme baseado nos quadrinhos 'Os Vingadores' conta a história de um grupo de super heróis que foi reunido para enfrentrar um inesperado inimigo que ameaça a segurança e a tranqüilidade do mundo. Nick Fury, diretor da agência internacional de pacificação conhecida como SHIELD, reune uma equipe capaz de tirar o mundo da iminência de um desastre. Entre o grupo está Thor (Chris Hemsworth), que terá que trabalhar junto de Homen de Ferro (Robert Downey Jr.), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e Capitão América (Chris Evans).

O roteiro e direção de Joss Whedon.

 
>>>>>Video em inglês, sem legenda<<<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário