
Bram Stoker criou uma das mais fantásticas histórias de terror de todos os tempos, Drácula, assim com um dos mais marcantes personagens.
Foi em 20 de abril de 1912 que o escritor irlandês Abraham Stoker morreu. Nascido em 8 de novembro de 1847, em Dublin, morreu na cidade de Londres.
Foi em 1897 que Stoker, aos 50 anos, publicou Drácula, após 6 anos de pesquisa, imortalizando seu Conde Drácula e a si mesmo na literatura mundial.
Infelizmente Stoker morreu antes de ser devidamente reconhecido, pois foi só em 1931, com a produção cinematográfica 'Drácula', que teve Bela Lugosi no papel principal, que a história ganhou o mundo.

Em 1875 recebeu seu mestrado e em 1878 casou-se com Florence Balcombe, com quem teve apenas um filho e cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde. O casal mudou para Londres, onde Stoker passou a trabalhar na companhia teatral Irving Lyceum, assumindo várias funções e permanecendo nela por 27 anos.
Stoker viajou por vários países, trabalhando para Henry Irving, apesar de nunca ter visitado a Europa Oriental, cenário de seu famosos romance.

Em 1992, Francis Ford Coppola produziu um dos melhores filmes sobre 'Drácula', depois do Drácula de 1931, 'Drácula de Bram Stoker'. O filme de Coppola é uma opera sanguinária, tem uma produção requintada e é muito fiel ao clássico da literatura, que tem no papel principal Gary Oldman (o Comissário Gordon dos filmes do 'Batman').
CURIOSIDADE:
-Bram Stoker publicou posteriormente um conto com o Conde Drácula, chamado 'O Hóspede de Drácula', que na verdade é um trecho do livro 'Drácula' que foi excluído.
-O livro 'O Caixão da Mulher-Vampiro' é uma outra história com vampiros publicada por Bram Stoker, em 1909.
Nenhum comentário:
Postar um comentário