Literatura Fantástica nas ondas do rádio




segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

#Quadrinhos sobrenaturais e muito mais na #FeiraDaProvidência

Um dos autores parceiros aqui do Contos Sobrenaturais, Felipe Campos, que entre outras coisas é escritor de livros de terror sobrenatural para crianças e jovens, estará essa semana, de 4 a 8 de dezembro, no Beco do Bocão, na Feira da Providência que acontece no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

O BECO DO BOCÃO é o nome de uma iniciativa muito legal dentro da Feira da Providência, que ganhou tal nome por causa do personagem Bocão, nome do menino alegre que Ziraldo desenha anualmente nos cartazes do evento.

Segue a lista de todos os participantes do Beco do Bocão da edição 2019 da Feira da Providência, que começa essa quarta-feira.


ARTISTAS PARTICIPANTES DE 2019:

1. Alex Genaro
É da Baixada Fluminense do RJ já ilustrou livros de RPG, colaborou nas revistas Coquetel da Ediouro Publicações, já teve trabalhos nas editoras Peirópolis e Draco e atualmente cuida da arte da WebComic "Valkíria" indicada duas vezes ao prêmio HQmix de melhor Websérie, também faz parte do coletivo Capa Comics onde desenha o personagem "Detrito".

Blog: http://artedogenaro.blogspot.com
Pinterest: https://www.pinterest.com/alexgenarosouza/

2. Ananda Valle
Ilustradora e estudante de arquitetura e urbanismo na UFRJ, está desenvolvendo um livro ilustrado da história do Paço Imperial. Trabalha com ilustração digital e aquarela, além de escrever um blog sobre arte. Seu trabalho pode ser encontrado no Instagram em @valle.arte.

Blog: https://anandasvalle.wordpress.com/

3. Anderson Awvas
Nasceu no Rio de Janeiro, tem 32 anos, formado bacharel em design e autor de quadrinhos. Trabalha com ilustração para diversos veículos, é fundador do projeto “Folclore BR: Uma nova visão”, tem 2 publicações independes de quadrinhos sobre reflexões sociais e situações do seu cotidiano chamados “A vida de Awvas” e “5 Estágios”.
Quadrinho: A Vida de Awvas
'A vida de Awvas' é o resultado de um projeto realizado em 2013-2014 onde o autor decidiu fazer um diário com histórias em quadrinhos baseados no seu dia a dia. Esse espaço foi aproveitado para colocar em prática diversos outros projetos que estavam engavetados.
Quadrinho: 5 Estágios
'5 Estágios' é um compilado de tirinhas sobre situações cotidianas, mas sempre divididas em 5 partes. A cada página se encontra 5 estágios crescentes de uma situação diferente.
O projeto Folclore BR
A ideia principal do projeto 'Folclore BR: Uma nova visão' é pesquisar novas maneiras de criar obras inspiradas na nossa cultura relacionando mitos e lendas de todas as regiões com diversas questões sociais importantes como a representatividade, preservação cultural e políticas ambientais. O projeto busca agir através da divulgação de outros trabalhos, bate papos em eventos online e, futuramente, em quadrinhos.
Produtos
Comercializa artes visuais originadas de seus trabalhos pessoais como pôsteres, adesivos, cartões, ímãs e livros.

Site: awvas.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/c/AndersonAwvas

4. Antônio Júnior
Professor, editor e quadrinista de algumas obras, dentre as quais os MANGÁS  Gato Burguer, que aborda o tema Meio Ambiente e Smoking Snakes, que conta a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Já o QUADRINHO de Terror Yellow Woodpecker é uma releitura da obra de Monteiro Lobato, com temática também ambiental.

5. Carlos Felipe Figueiras
Roteirista de quadrinhos desde 2002
tem como principais destaques: A Carta (2013), Unay (2018)
e agora está com o teaser de Camaelitas, uma nova série que está por vir.

6. Diego Marinho
É professor de Arte do Estado do Rio de Janeiro, cartunista e criador do blog de tiras O Eremita do Iceberg e do livro "Quadrinhos de gelo do Eremita do Iceberg".

7. Eberton Ferreira
É quadrinista independente, nascido e criado na cidade de São Gonçalo, RJ. Desde criança já criava suas próprias histórias, mas foi em 2015 que lançou no mercado a primeira revista impressa através de um selo próprio, e de lá para cá, não parou mais de produzir. Diversificando gêneros desde o infantil, super-heróis, aventura, suspense e terror, o artista se especializou em contos sobre o folclore brasileiro e lendas urbanas e em 2017 foi premiado pela ABRAHQ (Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos) como melhor roteirista pela série Causos. O selo Fanzineston, bem como o coletivo QG, surgiram por iniciativa do autor papa goiaba. Respectivamente, para representar os seus quadrinhos e para fomentar as HQ´s produzidas por artistas da sua cidade natal, mesmo local onde nasceu, cresceu e ainda reside.

8. Erik Judson
Carioca. Autodidata, é desenhista e artefinalista. Já fez de tudo como storyboard, quadrinhos institucionais, animação e finalmente coroa sua carreira nesta belíssima HQ Unay. Também publica as tirinhas do Rocker e faz quadros pop-art para se passar por artista plástico (segundo ele mesmo).

9. Felipe Campos
É professor, ilustrador, quadrinista e escritor de livros de medo para crianças e jovens. É graduado em Gravura, especialista em Literatura Infantil e Juvenil - ambos cursos ministrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - e mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Faz exposições de suas aquarelas em bibliotecas e livrarias e suas obras de destaque são Excursão ao Parque do Terror, O pequeno caderno de pesadelos e os álbuns Artur e os medos (todos publicados pela editora MAR DE IDEIAS Navegação Cultural).

Twitter: https://twitter.com/Campos_Felipe

10. Felipe Manhães
Arquiteto, quadrinista e sócio da Wendy Game Studio, onde desenvolveu o roteiro e arte da sua primeira HQ. Publica semanalmente as tiras 'A menina, o gato e o ex-gato' em seus perfis sociais e produz fanzines sempre que pode. Membro fundador do coletivo 'Rio em Quadrinhos', que busca ampliar o espaço do quadrinho nacional independente na cena carioca.

Twitter: https://twitter.com/ed_aventuras
Tirinhas 'A menina, o gato e o ex-gato': https://www.instagram.com/TirinhasMGeG/


11. João Victor Alves dos Santos
Artista plástico, designer gráfico e quadrinista é o criador do blog RABISCOS ENQUADRADOS onde publica tirinhas todos os dias e quadrinhos toda semana, como as séries TERRA REVERSA, ZABELÊ SÓ DIZ VERDADES e DESATINADOS. Recentemente tem se arriscado nos eventos de quadrinhos com publicações independentes e outros trabalhos É uma vida dura, mas ele nunca esteve mais feliz.

12. Jadir Valle
Quadrinista petropolitano criador do selo de quadrinhos independentes Redfox Studio. Escreve e desenha as séries de revistas Hopeless Life, Rotten Love e Mestre do Combate.

Twitter: https://twitter.com/RedfoxStudiojv

13. Jéssica Góes
Nascida em 1990 no Rio de Janeiro. É formada em Bacharel e Licenciatura em Artes Visuais pela UERJ. Busca focar a questão da representatividade da criança negra em suas ilustrações infantis para ajudar na construção da identidade e da autoestima dessas crianças.  Explora as mais diversa técnicas como aquarela, xilogravura, serigrafia, caneta marcador e gravura em metal.  Possui trabalhos na fanzinoteca do Museo Universitario del Chopo e na fanzinoteca Junta de Mejoras, ambas no México. Participou de exposições coletivas como Formação (2015), Mostra Latinoamericana de Gravura (2018), Destraços (2018), Ilustradoras! (2018), As águas do mundo (2018) e Parte de Nós (2018). Em 2019 lançou seu primeiro livro ilustrado escrito por Paula Brito na Bienal do Rio.

14. Jet Fidelis
Jet Fidelis, ou João Cláudio Veiga Fidelis, é um carioca, Técnico de Informática e Web Design e de Desenho de Propaganda pelo SENAC. Cursou a UEZO como Analista de Sistemas e Dados. Trabalhou no projeto Amazon - Guerreiros da Amazônia, uma web série para o Globo.com e Dogmons, animação lançada em vídeo feito pela Agência Intervalo. Colaborou com as revistas Anime EX, Anime Nation e Hanime. Foi co-editor da revista Storyboard. Colaborou na Revista do Estudante e algumas publicações técnicas na Editora Escala. Na cena de quadrinhos independentes, colaborou com o Orbital e o MangaK nos números 4 e 5 com as histórias Paranoid Android (Arte Artificial) e Gun Spirit. Lançou as publicações: Blue Angel (2004/5), Paranoid Android (de 2008 com relançamento em 2013, roteiro de Jet Fidelis e arte de Jairo Dutra), Gun Spirit (2009 com relançamento em 2016) e Rogue Sword 1 a 4 (2015-atual).

15. Karlos Júnior
Desenhista-Quadrinista iniciante com passagem pela revista de banda desenhada portuguesa, H-Alt, e mais recentemente participando da coletânea Inko, com trabalhos dos discípulos do quadrinista, youtuber e professor de Quadrinhos, Rapha Pinheiro. Para 2020 prepara sua primeira graphic novel de temática independente, a ser lançada também no universo indie dos quadrinhos brasileiros. Seus trabalhos de desenho e ilustração podem ser conferidos em @karlosmjunior

16. Letícia Moreno
Negapeta é um projeto de ilustrações autorais feitas pela ilustradora e graduanda em história da arte pela EBA UFRJ Letícia Moreno. Desenvolve suas ilustras a partir da representatividade negra, a fim de trazer normalidade e gentileza a corpos negros.  já participou de feiras de impresso como a parque gráfico (SC), semana internacional de quadrinhos /SIQ UFRJ (RJ), feira canastra (MG) e bienal de contagem (MG), desde 2018 em atividade.

17. Marco Drifer
Carioca, trabalhou em estúdios de revistas em quadrinhos como a Rio Gráfica Editora, Zappin e Megatério. Produz pinturas em tinta acrílica com temas da cultura pop e criou o herói de quadrinhos Ted Lancaster.

18. Mig Mendes
Trabalha com desenhos de humor, ilustrações infanto-juvenis e histórias em quadrinhos. Desde 1989 colabora com Ziraldo na redação e na ilustração de gibis, tiras e livros do Menino Maluquinho e da Turma do Pererê. Foi autor da tira de quadrinhos diária O Urso no Espaço e da semanal Thrash, publicada na Folha de São Paulo em 1992. Dirigiu o estúdio Megatério de 2006 a 2012. Conquistou o prêmio de melhor história em quadrinhos no Salão de Humor de Piracicaba em 1996. Ganhou o troféu HQMix de melhor dissertação de mestrado sobre HQ em 2017. Publica os quadrinhos Os Migonautas na rede e cria publicações independentes como A Princesa dos Brasilossauros. É doutorando em Comunicação pela PUC-Rio.

19. Nílton Simas
Desenhista de quadrinhos desde 1993, louco por desenho desde criança, não tinha nenhum pretensão em trabalhar na área. Foi no ensino médio que conseguiu msior contato com quadrinhos, através de amigos colecionadores, principalmente Marvel e DC. Na época, consegui um exemplar encadernado com as 6 primeiras edições de 'Akira', primeiro contato com os mangás. Dali por diante, não sabia como, mas tinha que aprender a fazer quadrinhos daquele jeito. Paralelo a vontade de criar histórias e revistas, descobre o design gráfico, onde se profissionalizou. Atualmente, além da profissão de formação, trabalha com quadrinhos e mantém o grupo Zine Expo, projeto de artistas independentes de quadrinhos que participam de eventos temáticos no Rio de Janeiro.

20. Tayla Belinot
Ilustradora carioca formada em Arquitetura.

21. Valu Vasconcelos
Diretor de conteúdo do Valu Animation Studios, estúdios de soluções transmídia no Rio de Janeiro, onde desenvolve série e curtas de desenhos animados, livros, jogos, música e histórias em quadrinhos.
Formado em Direção de arte com foco em Marketing na Escola Técnica de Comunicação, abriu seu próprio estúdio em 2001, se tornando uma boutique especializada em desenhos animados e novas mídias.
Autor de 'Megasônicos Ng' (revista em quadrinhos infanto-juvenil com 5 Volumes), 'As aventuras de Poti & Anda Luz' (Livro infantil) e 'Pedra Rara' (revista em quadrinhos para adultos em co-produção com Capa Comics).

22. Victor Pereira de Souza
Estudante de graduação de Letras Formação de Escritor na PUC-Rio, tendo recentemente desenhado e escrito uma história para a coletânea “Inko” do quadrinista, youtuber e professor de Quadrinhos, Rapha Pinheiro.

23. Yuji Katayama
Autor da série mangá 'Templários'. Niteroiense. Membro do grupo Zine Expo.

Conheça o site de Mig Ilustrações e Quadrinhos:
www.migmendes.com.br

Visite também o Blog dos Migonautas:
https://www.migmendes.com.br/migonautas

Nota: Fique ligado no Contos NÃO Sobrenaturais que essa semana ainda, sairá publicações de alguns dos participantes NÃO Sobrenaturais no Beco do Bocão desse ano. (Clicar AQUI para visitar a Coluna de Literatura do espaço NÃO Sobrenatural do Contos Sobrenaturais.)

Fonte: Mig Ilustrações e Quadrinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário