Literatura Fantástica nas ondas do rádio




sexta-feira, 27 de abril de 2012

Loki - O Deus Incompreendido

Na mitologia nórdica Loki é famoso por suas trapaças e travessuras. Há quem diga que também é o deus do fogo. Ele não pertence aos Aesir, embora viva com eles, e mesmo que travessuras causem problemas aos deuses, estes frequentemente se beneficiam com elas. Thor, por exemplo, adora estar na companhia de Loki, mesmo que isso geralmente o meta em confusão.

O deus das travessuras nórdico também é dotado de grande senso de estratégia, que o tornaria um deus valoroso quando assunto é guerra. Porém ele usa suas habilidades para seu interesse próprio, por isso é comum que se envolva intriga e mentiras complexas.

Como Loki é parte deus, parte gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. Algumas profecias nórdicas falam que o deus irá liderar um exército no Ragnarok (o fim dos tempos). No entanto, Loki é respeitado por Thor e visto como bom amigo. Ele também ajuda o deus do trovão a recuperar seu martelo (Mjölnir), roubado pelos gigantes.

As referências sobre o deus Loki estão no Edda em verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais e no Edda em prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas rúnicos, a poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo. Há teorias que conectam o personagem com o ar ou o fogo, e que ele pode ser a mesma figura do deus Lóðurr, um dos irmãos de Odin. O compositor Richard Wagner apresentou o personagem com o nome germânico Loge em sua tetralogia de óperas Der Ring des Nibelungen. Entretanto, essa variação do nome na realidade diz respeito a outro personagem nórdico, o gigante de fogo Logi, o que reforça sua relação com o fogo.

A primeira referência a Loki no Edda em prosa está no vigésimo capítulo do livro Gylfaginning. Posteriormente, há uma descrição sobre o personagem. Ele é chamado "caluniador dos deuses", "origem da enganação" e "desgraça dos deuses e homens". Diz-se que seu nome alternativo é Lopt, que ele é filho dos gigantes Fárbauti e Laufey, e irmão de Helblindi e Býleistr. Ele possui boa aparência, amigável, mas sua natureza é maligna. Ele é calculista e malicioso, mas também heróico. Muitas das suas proezas causam grandes danos ou ferimentos, mas geralmente ele é rápido o bastante para restaurar a ordem e evitar o desastre completo.

As ações de Loki mostram, em geral, seu lado maléfico, mas ele não é considerado perigoso, tanto que sua criatividade é usada pelos outros deuses para lidar com situações sem esperança. Seu lado dito "demoníaco" é uma perspectiva criada pelos cristãs, pois os conceitos cristãos introduzidos mais tarde na Escandinávia acabaram por destacar apenas as piores caracteristicas de Loki.

Loki é considerado um aliados dos deuses, pois representa o toque de caos necessário para que o universo evolua.

Apesar de diversas referência sobre Loki, a origem desse deus é um tanto obscura e há fontes que o relacionam com o pai de todos os deuses nórdicos, supondo que exista um relacionamento familiar com Odin..

LOKI DOS QUADRINHOS

Loki faz parte das histórias em quadrinhos inspirada na lenda de Thor, que mantendo o ponto de vista criado pelos cristãs de que ele é um ser maligno, a Marvel Comic tornou Loki um supervilão. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery, volume 1, nº85, em Outubro de 1962.

Nos quadrinhos é Loki o vilão responsável pela primeira reunião de 'Os Vingadores' (história que inspirou o filme de 'Os Vingadores', nos cinemas).

Entre tantas maldades que foi capaz de cometer com o intuito de usurpar o trono de Odin (que, por direito, é de Thor), Loki fez parte da Cabala de Norman Osborn, posteriormente colaborando para o Cerco a Asgard. No entanto, Loki na verdade é mal entendido, ele sempre achou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação áqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes. No fim das contas, a luta de Loki é para provar seu valor.

Entre os poderes e habilidades Loki, ele é capaz de controla o fogo e gelo, e também se transfigura, podendo ter várias aparências. Além de possuir poderes celestiais, pode fazer coisas impossíveis de acordo com a física e fazer aparecer coisas "do nada", por isso também é considerado um mestre na magia. Possui uma inteligência descomunal e é um hábil manipulador.

 CURIOSIDADE:

- Loki é um dos vilões mais poderosos da Marvel.
- Também como vilão, Loki participou de um episódio do desenho animado 'Juniper Lee'.
- Loki também fez parte da trama da série 'Supernatural', onde ganhou uma origem diferente.
- Recentemente Loki apareceu na série canadense 'Lost Girl', que criou uma nova pespectiva para o deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário